sábado, 18 de junho de 2011

Fotos e Fatos









Visita Tecnica

















No último dia 17 de junho, o Projeto Viver organizou, com o apoio da equipe de Cartões da BV Financeira, um evento para comentar sobre como funcionam algumas das diversas áreas existentes em uma empresa. Coordenadas pelo consultor operacional de Cartões e voluntário do Projeto Viver, João Xavier, as apresentações foram direcionadas aos 36 alunos do Projeto Viver que compareceram à BV Financeira, localizada na Avenida Paulista. Os alunos fazem parte do Projeto Caminhando, voltado a capacitar jovens para o mercado de trabalho.
Durante o evento, os alunos puderam assistir a cinco apresentações, ministradas por profissionais da área de Cartões que, de alguma forma, possuem ligação com os temas: Recursos Humanos, Finanças e Contabilidade, Administração de Empresas, Marketing e Gerenciamento de Projetos. As boas-vindas foram realizadas pela supervisora de governança operacional, Maria Patrocinia. Depois das palestras, o diretor da BV Financeira e vice-presidente do Projeto Viver, Paulo Gerber, ficou responsável pelo encerramento.
Recursos Humanos – A primeira palestra foi coordenada pela analista operacional de cartões, Priscila Zaluski. A analista falou sobre as atividades principais da área de Recursos Humanos, como o controle da seleção de pessoas e do desenvolvimento dos colaboradores. Em geral, Priscila afirmou que o foco da área é o treinamento, desenvolvimento, integração e capacitação dos colaboradores.
Finanças e Contabilidade – “Finanças é controlar e garantir recursos, o que a coloca como um dos pilares da empresa”, afirmou o consultor operacional de cartões, Silvio Oliveira. Responsável por explicar como funciona a contabilidade e o financeiro, Oliveira, que teve como companhia na apresentação a consultora operacional de cartões Andreia Souza, disse que o principal foco da contabilidade é demonstrar, por meio dos números, o desempenho das empresas.
Administração de Empresas – O palestrante e também consultor operacional de cartões Rodrigo Ríos, falou da administração de uma forma mais ampla. Lembrou aos alunos presentes que em tudo podemos encontrar exemplos de administração. Segundo Ríos, a área é importante para se ter um controle de tudo que é feito dentro da empresa.
Em uma demonstração, o consultor mostrou quantas funções ligadas à administração podem ser encontradas, por exemplo, dentro de uma simples lanchonete (recursos humanos, marketing, finanças contabilidade e etc.). Para o palestrante, todas as áreas são ligadas à administração.
Marketing – A consultora operacional de cartões Renata Fiorante, e a consultora de telemarketing Masílvia Diniz, foram as responsáveis por mostrar aos alunos do Projeto Viver a função do marketing. Em uma apresentação bem animada, as palestrantes falaram sobre os quatro principais componentes da publicidade, o produto, o preço, promoção e praça. Segundo Renata, o principal objetivo do marketing é fazer com que as pessoas desejem a marca. Como exemplo, as colaboradoras mostraram um celular e falaram o que a empresa pode fazer para chamar a atenção das pessoas. “O marketing é baseado na necessidade das pessoas”, afirmou Masílvia.
Gerenciamento de Projetos – A área de Gerenciamento de Projetos ficou por conta da consultora comercial de cartões Conceição Siqueira, que foi direta ao afirmar o foco do departamento. “Temos que definir e alcançar objetivos e nos prevenir de fracassos analisando os riscos”, afirmou a consultora. Segundo Conceição, Gerenciamento de Projetos busca sempre a melhoria, controla o tempo, forma e custo de certo projeto. Uma análise feita em detalhes.
Encerramento – Por fim, o diretor de Mercado & Produtos da BV Financeira e vice-presidente do Projeto Viver, Paulo Gerber, afirmou que para alcançar os objetivos em qualquer área dentro de uma empresa, é necessário garra e determinação sempre. “Hoje nós temos oportunidades e só não conseguimos alcançar nossos objetivos quando falta força de vontade”, afirmou. Gerber disse ainda que é necessário ter valores (honestidade e respeito, por exemplo), conhecimento (competência técnica) e vontade de alcançar os objetivos.


João M. Xavier


Apresentação Colégio Andrônico de Mello