1º MÓDULO

CURSO BÁSICO EM ROTINAS ADMINISTRATIVAS


PROJETO CAMINHANDO 2011
1º MÓDULO







Formação Profissional em Rotinas Administrativas – Projeto Caminhando

Tema:

1.     Relação com a Sociedade




Conteúdo:


  • Tipos de Documentos de identificação do cidadão
·         Etiqueta
·         Direitos e Deveres do Cidadão
·         Ética
·         Valores e Limites
·         Relações Interpessoais
·         Marketing Pessoal
·         Trabalho em Equipe e Liderança
·         Escola e Trabalho: Controle e Disciplina


Objetivo:
Qualificar o aluno para a inserção no mercado de trabalho











TURMAS DE ROTINAS ADMINISTRATIVAS 2011



CAPÍTULO 1 - Tema: 1.1 Documentos Obrigatórios
D O C U M E N T A Ç Ã O

Tipos de Documentos para a Identificação do Cidadão Brasileiro
Quando nescemos, nossos pais ficaram na euforia com a escolha do nosso nome, pois este é o primeiro processo para que possamos ter uma identidade, nome este que nos fará um cidadão legalmente reconhecido perante a sociedade e registrado no  Cartório local do municipio onde nascemos.
Quer saber agora como isto funciona?
Assim que a criança nasce ela já deve ser registrada de imediato em um Cartório do mesmo Município onde ocorreu o nascimento. Só assim ele terá um nome, será um cidadão. A Certidão de Nascimento é o primeiro documento de validade jurídica de uma pessoa. É um documento importante e muito utilizado. É solicitada nas Unidades de Saúde, quando uma pessoa necessita de atendimento médico ou na inscrição dos programas de saúde. É com a Certidão que você vai poder fazer a matrícula de seu filho na escola. A Certidão de Nascimento é exigida sempre que se precisa tirar outros documentos que você verá em seguida.
O que é Certidão de Nascimento?
É um documento fornecido pelo Cartório de Registro Civil que comprova a existência de um indivíduo, sua idade, nacionalidade, quem são seus pais, avós paternos e maternos, entre outros dados.
Carteira de Vacinação
Atualmente, a importância da vacina é manter o país livre da circulação do vírus que ocasiona a doença, é obrigatório todo criança de 0 à 5 anos tomarem todas as vacinas indicadas e distribuídas gratuitamente pelo Posto de saúde do seu bairro.
Quando acontecem algum tipo de surto de vírus circulando livremente, o Governo junto com o Ministério da Saúde tem por obrigação distribuir vacinas á população gratuita, desde que exista uma vacina apropriada para o combate a doença. Muitas vezes, essas doses podem servir não só para a criança, como também a jovens e idosos.
Sem levar em conta que alguns estados brasileiros e até outros países com risco de doenças locais, se o cidadão for embarcar para uma dessas determinadas  cidades, deverá tomar uma dose de vacina (dependendo do local), antes deste embarque que, para isso, ele precisa ter sua Carteira de Vacinação.
Carteira de Identidade ( RG )
No Brasil, um dos principais documentos de identificação é a Carteira de Identidade, que é também conhecida como RG (Registro Geral).
A Carteira de Identidade é emitida pelas Secretarias de Segurança Pública (SSP) dos Estados e é válida em todo o território nacional.
Veja abaixo o que você deve fazer para tirar sua Carteira de Identidade:
Para tirar a Carteira de Identidade, menores de 16 anos devem estar acompanhados por um de seus responsáveis (pai, mãe, tutor, guardião ou acompanhante nomeado por Juiz da Vara de Infância e Juventude), portando Documento de Identidade original.
Para os casos de tutor ou guardião, é necessário levar também o original do Termo de Guarda ou Tutela que pode ser substituído por um Ofício assinado pelo Juiz da Vara de Infância e Juventude autorizando ao acompanhante representar a criança ou adolescente junto ao órgão de emissor do documento.
Menores de 16 anos casados/emancipados não precisam de autorização do responsável.
Taxas:
  • 1ª via: Não há taxa.
  • 2ª via por motivo de roubo ou furto: Apresentando o Boletim de Ocorrência, não há taxa.
  • 2ª via por perda, estravio, documento danificado etc: R$ 22,32
Documentos Necessários:
2 fotos 3x4, iguais e recentes e Certidão de Nascimento
  • Certidão de Casamento (original e cópia)
·         Para pessoas que, após o casamento, alteraram o sobrenome
  • Certidão de Casamento Averbada (original e cópia)
·         Para pessoas que alteraram o sobrenome por divórcio ou separação
 
Cadastro de Pessoas Físicas ( CPF )
O Cadastro de Pessoa Física, mais conhecido por CPF, é o documento que identifica o contribuinte perante a Receita Federal. Cada pessoa pode se inscrever apenas uma vez e, portanto, possuir só um número de inscrição.
Este documento é muito importante para o cidadão, pois ele servirá para várias ocasiões na vida desta  pessoa, desde abrir conta em banco, a fazer compras parceladas, que sem ele, será impossível isto acontecer, inclusive para tirar outros documentos.
Documentos de Reservista para os Meninos
Este é um tipo de documento que apenas os jovens rapazes, a partir dos 17 anos, tem que por obrigatoriedade se increver na Junta Militar.
Para tirar o certificado de reservista você deve dirigir-se à junta militar de sua cidade ou à Prefeitura munido dos seguintes documentos:
  • Certidão de nascimento ou carteira de identidade
  • Comprovante de residência
  • Duas fotos 3x4

Carteira de Trabalho
Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS foi instituída através do Decreto nº 21.175, de 21 de Março de 1932, e, posteriormente, regulamentada pelo Decreto nº 22.035, de 29 de Outubro de 1932, a Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS é o documento obrigatório para todos os empregados com contrato de trabalho regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), seja na indústria, no comércio ou de natureza doméstica. A Carteira de Trabalho, é hoje, por suas anotações, um dos únicos documentos a reproduzir com tempestividade a vida funcional do trabalhador. Assim, garante o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como o seguro desemprego, benefícios previdenciários e FGTS.
Como solicitar:
Primeira Via - O interessado deverá apresentar:
·         Uma (01) foto 3x4 - Plano 1 (recente);
·         Carteira de Identidade;
·         Comprovante de residência (Cidade, bairro, rua e Cep).
Além destes documentos deverão apresentar:
Menor de Idade: Certidão de Nascimento.
Maior de Idade e Solteiro: Extrato PIS (retirado na Caixa Econômica Federal)
PIS/PASEP
É o Programa de Integração Social mais conhecido como PIS PASEP que é uma contribuição social de natureza tributária, devida pelas pessoas jurídicas com objetivo de financiar o pagamento do seguro desemprego e do abono salarial para os trabalhadores que ganham até dois salários mínimos, ambos pagos pela Caixa Econômica Federal que para isso, o trabalhador deverá fazer na mesma, o Cartão Cidadão.
Título de Eleitor
É um documento que comprova que o cidadão está inscrito na Justiça Eleitoral e se encontra apto a exercer tanto o eleitorado ativo quanto o eleitorado fundamental para sua obtenção que o eleitor possua a nacionalidade brasileira.
Este documento poderá ser requerido a partir dos 16 anos que é opcional e obrigatório à partir dos 18 anos, podendo ser feito somente na zona eleitoral de seu município ou bairro.
Documentos necessários: Certidão de Nascimento, RG e Carteira de Trabalho.

Aulas elaboradas por: Cláudia Souza/Educadora – Turmas de Rotinas Administrativas – São Paulo/SP
Site de pesquisa: www.tre-sp.gov.br/ www.caixa.org.br/www.wiquipedia.org.br/ www.google.com.br.


EXERCÍCIO

  1. Por que devemos portar a carteira de vacinação aos 15 anos?
  2. Qual a particularidade da carteria de trabalho para a carteira de identidade?
  3. Para que serve CPF?
  4. Quais documentos são necessários para retirar a reservista, e qual a idade mínima?
  5. Qual a utilidade do PIS para o trabalhador?
  6. A partir de qual idade é requerido o titulo de eleitor e qual sua utilidade?
  7. Quais documentos o cidadadão deve retirar ao longo da sua vida? E qual são os orgão competentes  que emitem?





















CAPÍTULO 1 - Tema: 1.2 Direitos e Deveres
D I R E I T O S         E        D E V E R E S      D O       C I D A D Ã O
Direitos e Deveres
Para vivermos bem, devemos cumprir nossos deveres e cobrar nossos direitos.
Na escola assim como fora dela devemos ter direitos e deveres.
Direitos - É a ciência das normas obrigatórias que regem as relações dos homens em sociedade.
Direitos do cidadão:
  • Educação
  • Alimentação
  • Saúde (assistência médica gratuita)
  • Opinar e reivindicar
  • Ser Respeitado (raça, religião, opinião etc)
  • Trabalho
  • A um salário digno para sobrevivência
  • Lazer
  • Segurança
  • Escolher os governantes (voto)
  • Privacidade
  • Locomoção (ir e vir de um lugar a outro)
  • Moradia digna
  • Identificação
  • Condições básicas de higiene
  • Exercer a cidadania
  • Trabalhar em instituições públicas
Na escola:
  • Respeito dos professores e funcionários
  • Boa educação
  • Merenda
  • Limpeza da escola
  • Escola moderna
  • Bons professores
  • Direito de ser feliz
Deveres - Obrigações a cumprir em meio a sociedade
São deveres do cidadão:
  • Respeitar as pessoas
  • Preservar o patrimônio
  • Manter a higiene e limpeza dos lugares que freqüentamos
  • Não ser racista (aceitar o próximo)
  • Cumprir e respeitar as leis
  • Não dirigir alcoolizado
  • Manter a disciplina exigida
  • Trabalhar para ter uma vida digna
  • Colaborar com as entidades
  • Cumprir com os compromissos eleitorais
  • Preservação do meio ambiente
Na escola:
  • Manter a escola limpa
  • Estudar com disciplina
  • Respeitar os professores e funcionários
  • Conservar o patrimônio
  • Participar ativamente dos eventos escolares
  • Postura
  • Manter um bom relacionamento com todos
  • Procurar ser bom estudante e conseqüentemente feliz
Imagine que você pode mudar qualquer coisa que queira o que mudaria? Escreva um ensaio explicando as coisas que te preocupam em sua família, escola e país hoje e como gostaria que estas coisas fossem no futuro.

DIREITOS DE SER " EU"
TER DIREITOS DE DAR OPINIÃO SOBRE:
Ser Livre

Escolher uma profissão

Guerras
Preconceito
Drogas
Escolhas
Aulas elaboradas por: Cláudia souza/ Educadora – Turmas Rotinas Administrativas – São Paulo/SP
Referências: Barretto, Cyro Rodrigues, http://www.perspectivas.com.br/17e.htm, São Paulo, 1999 Site de Pesquisa: www.google.com.br

CAPÍTULO 1 - Tema: 1.3 Valores e Limites
V A L O R E S               E            L I M I T ES

Na era moderna, é comum vermos crianças sendo levadas a exercerem papéis e hábitos que nem seu corpo nem sua mente estão preparados. Outro dia em uma emissora de televisão foi exibida uma reportagem sobre o beijo, mostrando que crianças a partir dos 5 anos já iniciam o primeiro beijo na boca.
É claro que nessa idade sequer elas compreendem o significado do beijo, mas essa realidade gera preocupação. Até que ponto, reportagens como essa ajudam a criança? O beijo é o início de uma relação sexual. Quando se trata de descobertas da criança, deve-se levar com naturalidade, mas aconselhá-las.
Não adianta fecharmos os olhos para uma realidade que está patente aos olhos de todos: o homem tem perdido sua identidade, seus valores, e muitos pais se conformam dizendo: “temos que acompanhar as mudanças do mundo moderno”. A conformidade é traço de quem diz: “não tem jeito mesmo, melhor me adaptar”. Mas tem jeito sim. Princípios que recebemos dos nossos pais, devem se estender pelas futuras gerações. Valores como obediência, honra aos pais, disciplina, respeito, devem ser mantidos. É mais fácil ser levado pela maré, do que nadar contra ela. Que tipo de herança estamos deixando para nossos filhos?

Filhos sem limites, futuros adultos frustados

Crianças que crescem sem limites, serão adolescentes extremamente problemáticos. E adultos frustrados e sem caráter. Criar um fiho já não é fácil, mas educá-lo é muito mais desafiador. Isso irá requerer dos pais, não apenas conselhos, mas exemplos de vida no dia-a-dia, dedicação para aconselhamento, para diálogos, para ensiná-los sobre sexualidade, respeito, amizade, e isso requer tempo, o que parece que os pais atualmente não dispõem. Devido a isso, e outros fatores, a depressão infantil, é cada vez mais comum.
Com a entrada da mulher no mercado de trabalho, grande parte das nossas crianças são criadas por babás, avós, e isso faz com que os pais, para compensarem sua falta na vida diária da criança, fazem todas as suas vontades e compram tudo o que podem para elas.
Outro fator que tem influenciado as crianças a hábitos e costumes degenerados são as novelas, voltados ao público adolescentes, onde estes passam de mão em mão com a maior naturalidade, e termos como “ficar”, “BV” (boca virgem), “BVL” (boca virgem de língua), são linguagens que crianças começam a ouvir desde cedo e quando estão na pré-adolescência querem exercer atitudes de adultos, sem estarem preparados.
A internet, através de sites de relacionamentos que viraram febre, também tem todo tipo de categorias que as crianças ficam expostas se quiserem entrar. E isso tudo sem o conhecimento dos pais.
Em um Shopping de uma cidade do interior da Bahia, por exemplo, já existem, segundo a delegada da infância, pontos de prostituição infantil, gangues de crianças a partir dos 9 anos. E os pais dizendo-se modernos, deixam seus filhos nesses lugares sem a mínima preocupação. Meninos de 10 anos no estacionamento do Shopping bebem vodka pura.
Com a falta de tempo dos pais, os filhos iniciam desde cedo inversão de valores, e aprendem, o que deveria ser aprendido dos pais, com os coleguinhas mais “descolados”, mais espertos, ou com pedófilos que encontram em sites de relacionamentos. Está mais que na hora de nós, pais, despertarmos para uma dura realidade. Ou retomamos a educação dos nossos filhos, ou em breve os perderemos para as drogas e a prostituição.

Tema para Discussão

Aqui, a sua opinião é muito valiosa. Descreva abaixo o que você acha disso:
1. Poderá a escola arcar sozinha com a responsabilidade de formar valores?












2. A quem podemos culpar pelo caos que estamos vivendo? A inserção da mulher no mercado de trabalho? A completa falta de autoridade dos pais, incapazes de impor limites?












VALORES MORAIS E DA VIDA SOCIAL



Ilustração: Luiz Maia
Os valores morais são juízos sobre as ações humanas que se baseiam em definições do que é bom/mau ou do que é o bem/o mal. Eles são imprescindíveis para que possamos guiar nossa compreensão do mundo e de nós mesmos e servem de parâmetros pelos quais fazemos escolhas e orientamos nossas ações.

Eles estão presentes nos nossos pensamentos, nas coisas que dizemos e escrevemos e, claro, nas nossas ações. Apesar dessa presença em toda a nossa vida, as ocasiões mais propícias para investigarmos sua importância para a compreensão e direcionamento das ações são aquelas em que somos chamados a fazer escolhas importantes.

Nesses momentos, sabemos que não podemos agir em função da primeira coisa que passar pela cabeça; precisamos pensar bem, avaliar o que realmente queremos, quais as conseqüências se fizermos isso ou aquilo, o que perdemos e o que ganhamos.

Uma das principais dificuldades em tomar decisões significativas é que nunca sabemos exatamente o que vai acontecer se fizermos isso ou aquilo. Não temos controle sobre as ações dos outros; entre o que planejamos e o que acontece realmente existem muitas variáveis. Além disso, as situações que vivemos nunca são puramente boas ou más; ao contrário, na maior parte das vezes são ambíguas. Outra dificuldade é que um mesmo ato pode ser bom em uma ocasião e completamente reprovável em outra.

Não faltam exemplos de dilemas nas situações do cotidiano e respostas diferentes para cada questão. Um jovem casal sempre se previne em suas relações sexuais, mas a menina acaba por engravidar; eles não têm condições materiais nem mesmo emocionais de educar o filho. Diante disso, deve-se ou não fazer um aborto? Um parente querido está muito doente e só se mantém vivo por estar ligado a aparelhos; não há possibilidades de que ele volte a viver bem e o sofrimento de todos é muito grande. Devem-se desligar os aparelhos ou não? Um chefe de família desempregado vê seu filho adoecer e não tem dinheiro para comprar os remédios para curá-lo; ao passar por uma farmácia, vê vários deles expostos. Deve se arriscar e furtar uma caixa ou não?

No mundo natural, esses dilemas não estão colocados. A natureza é o reino da necessidade, da determinação. Por mais que um animal seja capaz de expressar sentimentos como raiva, afeto, ansiedade e calma; ou vontades como fome, sono ou sede, ele não é capaz de levar esses desejos e essas vontades à consciência, de construir representações verbais sobre elas, de negociar a interpretação delas com outros seres e, a partir daí, planejar sua ação no tempo e no espaço. No reino da natureza, a ação é dada em um constante aqui e agora. A existência de um animal é restrita aos limites impostos pela sua condição natural.
 
Ilustração: Luiz Maia
A existência de cada ser humano, por sua vez, precisa ser inventada. Nascemos biologicamente humanos, mas precisamos transformar nossa natureza biológica e desenvolver todos os saberes que são necessários para vivermos com as pessoas com as quais nos relacionamos. Assim, ao longo de nossas vidas, vamos construindo nosso modo de ser, pensar, vamos revendo nossos planos e nossas maneiras de agir e se relacionar com os outros.

A intermediação da consciência é decisiva para a constituição da ação humana. Após nascermos, ao tomarmos parte das atividades da vida social, vamos desenvolvendo uma vida interior marcada por representações das relações que estabelecemos conosco, com os outros e com o meio externo a nós. O desenvolvimento da consciência e da linguagem nos permite trazer à consciência nossas necessidades, vontades e nossos desejos. A partir daí, podemos interpretar o que se passa conosco e com os outros, imaginar o futuro, mobilizar experiências e saberes já realizados e podemos, enfim, orientar nossas ações futuras segundo determinadas finalidades.

Todas essas possibilidades, no entanto, podem dar a impressão de que vivemos em grande liberdade, mas isso é relativo. Há uma série de circunstâncias que acontecem conosco e nas quais nos vemos envolvidos sem que as tenhamos escolhido. Por essa razão, podemos afirmar que a vida social instaura a construção histórica e sempre relativa da liberdade.

Desse modo, embora nossa liberdade tenha limites, é possível afirmar que nossas condutas não são inteiramente determinadas de fora e jamais temos apenas uma alternativa a seguir. Nossa capacidade de interpretar o mundo e orientar nossas ações no tempo nos dá, a cada instante, um leque de possibilidades para novos aranjos de vida.

Sendo assim, não podemos evitar nossa liberdade relativa, nem suas conseqüências. Portanto, nós precisamos, necessariamente, fazer escolhas para inventarmos, dentro de certos limites, e nas possibilidades que nos são dadas, a nossa vida. Diante disso é comum nos depararmos com dúvidas como o que devemos fazer? Como saber o que é mais importante ou urgente? Como escolher?

Os valores morais servem justamente para orientar as pessoas no momento de escolhas e de construção de suas existências. Como a ação humana é aberta e não inteiramente determinada, toda comunidade humana precisa criar valores que permitam distinguir os comportamentos desejados e bons dos indesejados e maus.

Do mesmo modo, toda sociedade promove uma reflexão crítica sobre seus valores morais e suas práticas reais. Assim, todos nós fazemos apreciações morais e nos colocamos indagações sobre o que é bom e mau. Por essa razão, todo mundo tem valores morais e não há ninguém sem ética. O que acontece, com freqüência, é que os valores variam entre pessoas e grupos são diferentes e, muitas vezes, podem questionar e mesmo agredir nossas convicções do que é certo ou justo.
Aulas elaboradas por: Cláudia souza/ Educadora – Turmas Rotinas Administrativas – São Paulo/SP
Site de pesquisa:www.educarede.org.br  Texto original: Mauricio Érnica  Edição: Equipe EducaRede


EXERCÍCIO
    1. Procurar em jornais ou revistas assuntos/matérias que estejam ilustrando de alguma forma postura  ética ou falta de ética. Recortar e colar no caderno , formarem duplas e discutirem os assuntos.  Em seguida propor soluções que julgam acertadas no seu ponto de vista para para o determinado fato.
    2. Discussão em plenaria



CAPÍTULO 1 - Tema: 1.4 Ética Moral e Profissional
É T I C A

A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.
Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e errado, do bem e do mal. Embora relacionadas com o agir individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos históricos.
A ética é uma referência para que os indivíduos possam viver em sociedade através de atitudes de julgamentos críticos da moral vigente, tornando-se mais humanos diante da vida cotidiana. A ética se aplica à família, à crítica da moralidade. Enquanto que a moral regula os valores e os comportamentos de um determinado povo (ou grupo cultural/religioso) em um determinado tempo e espaço, a ética julga a validade da moral. Desta forma é que os valores são repensados e modificados através dos tempos, como aconteceu com o esquema da escravidão, considerado “normal” de acordo como os padrões morais de determinada época.

A ética é um conjunto de princípios e disposições voltados para a ação, historicamente produzidos, validando ou não as ações humanas. Entretanto, apesar de não ser subjetiva, a ética também não é puramente teórica, pois não é um conjunto de verdades fixas, imutáveis.  A ética exerce uma permanente vigilância crítica sobre a moral, para reforçá-la ou transformá-la, modificando-se de forma dinâmica através da história, como um princípio regulador do desenvolvimento histórico, político e cultural. Entretanto, pelo que se observa no cotidiano, a ética, em teoria, não garante o progresso moral das pessoas e dos governantes. Verifica-se no mundo inteiro a publicação de diversas normas, acordos, tratados de intenções, discursos, leis e outros instrumentos que mostram a necessidade e as intenções de harmonizar as relações humanas. Estão descritos princípios na Constituição Brasileira, na Declaração de Direitos Universais e em outros documentos garantindo justiça, liberdade, solidariedade, proteção ao meio ambiente, à infância, ao idoso, distribuição de renda, paz, educação, saúde e tantos outros necessários à vida com dignidade.

No Brasil, a forma de desenvolvimento econômico tem gerado situações contrárias aos princípios éticos, gerando desigualdades, injustiças, reduzindo os direitos e levando grande parte da população a uma situação indigna de vida, além de prejudicar os laços de solidariedade e aumentar a desconfiança, revolta e violências.  Ao mesmo tempo, verifica-se o enriquecimento ilícito e a impunidade, com uma postura de hipocrisia frente aos constantes escândalos divulgados pelo jornalismo nacional e internacional.

Nesse sentido, a formação pessoal e a postura moral e ética de cada cidadão são instrumentos para a manutenção e divulgação de valores básicos e essenciais para a população, contribuindo para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária;  reduzindo ou eliminando a pobreza e as desigualdades sociais e promovendo a dignidade para todos, conforme prevê a Constituição do Brasil.

A maneira com que cada indivíduo conduz sua vida pessoal, em família, no âmbito profissional, na sociedade e nas relações com o planeta é uma forma de participação efetiva. Uma vez pautada em princípios éticos, com atenção e a sensibilidade às questões que necessitam de intervenções, em consonância com os direitos e deveres da humanidade, é uma forma de contribuição para a defesa da dignidade do ser humano e do meio ambiente, em busca da recuperação de valores importantes para o bem de todos.


A Ética Educacional nas Empresas

Existem vários procedimento que devemos aplicá-los para a educação ética em empresas e organizações, tais como:
Cumpra suas promessas; mantenha seus planos.
Fale com as pessoas; não delas.
Admita seus erros. Não tente racionalizá-los, nem culpar outras pessoas pelos seus erros.
Não espalhe boatos e nem participe de intrigas.
Não faça observações depreciativas a respeito de pessoas ausentes.
Não fale negativamente dos concorrentes.
Não critique uma pessoa na frente de outras.
Assuma sua parte da responsabilidade pelos erros cometidos pelos seus colaboradores, colegas, amigos e sua família.
Não fale em público sobre os desacordos com sua família, seus amigos, seu chefe, seus colegas e colaboradores.
Defenda os outros contra ataques injustos.
Diga aquilo que acredita e esteja disposto a repetir e a defender.
Não finja que idéias de outros são suas. Nem aceite crédito pelas realizações de outras pessoas. Baseie seu progresso em seu próprio desempenho.
Explique as coisas de forma aberta e honesta. Não exagere. Não minta. Não tente ocultar coisas. Não mantenha nada "secreto". Não adie decisões desagradáveis, reprimendas ou más notícias.
 Seja agradável, breve e direto.

  • Neste capítulo, trabalharemos um pouco mais sobre a ética profissional com um filme relacionado ao tema, onde abordaremos os valores éticos e sobretudo a conduta ética do profissional.

Tema do Filme: Entre os Muros da Escola

Resenha do Filme: Entre os Muros da Escola

  • François e os demais amigos professores se preparam para enfrentar mais um novo ano letivo. Tudo seria normal se a escola não estive em um bairro cheio de conflitos. Os mestres têm boas intenções e desejo para oferecer uma boa educação aos seus alunos, mas por causa das diferenças culturais - microcosmo da França contemporânea - esses jovens podem acabar com todo o entusiasmo. François quer surpreender os jovens ensinando o sentido da ética, mas eles não parecem dispostos a aceitar os métodos propostos.














Aulas elaboradas por: Cláudia souza/ Educadora – Turmas Rotinas Administrativas – São Paulo/SP
Site de pesquisa: Código de Ética. Online. Internet. <http://www.codigodeetica.com.br> Etica@codigodeetica.com.br
Bibliografia: Campos, Vicente Falconi. O valor dos recursos humanos na era do conhecimento. Belo Horizonte: Fundação Cristiano Ottoni, 1995.
CAPÍTULO 1 - Tema: 1.5 Relacões Interpessoais
R E L A Ç Õ E S         I N T E R P E S S O A I S

Os relacionamentos interpessoais acontecem em diversas esferas e indubitavelmente são alguns dos mais imprevisíveis da natureza. As relações entre animais menos desenvolvidos intelectualmente são essencialmente regidas pelo instinto, uma manifestação natural das necessidades biológicas.
O homem, no entanto, é uma das únicas criaturas conscientes de seus instintos irracionais e capazes de sobrepujá-los, podendo fazer escolhas dando preferência a outros aspectos da consciência. Isso amplia exponencialmente a complexidade das relações humanas, uma vez que somos dotados de uma imensurável diversidade emocional. As circunstâncias que motivam a interação humana são variadas, porém, por unanimidade, é sempre estabelecida uma relação de troca.
Seja amistoso, afetivo ou profissional, qualquer relacionamento envolve expectativas, responsabilidades, decepções, vantagens, enfim, apenas o fato de envolver ao menos duas pessoas já faz desse envolvimento algo excepcional. Ter de conviver e eventualmente depender de outro indivíduo pode não ser confortável para muitos, não é raro encontrar pessoas que escolhem a solidão por ter outras prioridades.
Isso, porém, apenas acontece em relações onde não há coerência, onde há desigualdade em benefícios e malefícios. Há uma palavra que determina o sucesso de qualquer relacionamento, um elemento sem o qual duas pessoas jamais poderiam conviver adequadamente: cooperação.
Em uma relação cooperativa, ambos os lados saem satisfeitos. É o formato ideal e almejado por todos, porém exige pessoas empáticas e maduras o suficiente para entender que nem sempre será feita apenas sua própria vontade, que há de haver a busca pelo consenso. Quando há negociações produtivas, as soluções acordadas são de soma ampliada, de modo que as partes entendem que conseguiram um resultado melhor do que se o tivessem feito sozinhos.
O curioso é que nesse tipo de relação, não há dois lados, mas apenas um lado vencedor, o que ambos construíram e que, pois, os torna mais confiantes, motivados e comprometidos. Uma relação exige cuidados e muitas vezes eles incluem a abdicação voluntária do Eu para a melhor manutenção do Nós, que poderá ser o melhor a longo prazo. O benefício principal dessa abordagem é que, uma vez visualizados seus efeitos, os indivíduos a percebem como melhor opção e se sentem confiantes para continuar empregando-a, de modo a prolongar os benefícios.
Essa fórmula serve para todo o tipo de relacionamentos, pois se no relacionamento comercial há a troca de bens, nos amorosos e amistosos há a troca de afeto, que também precisa ser bem direcionada. Caso contrário, a relação não será positiva para ambos, de modo que irá de fato se tornar uma relação unilateral, porém onde o lado egoísta/possessivo se beneficiará do passivo/submisso.
COMPETIR OU COOPERAR?
A inteiração entre dois seres é sempre delicada, porém a abordagem pode ser o ponto determinante do tipo de relação que será estabelecida. Não é incomum nos dias de hoje encontrar pessoas que tentam sobrepujar seu parceiro ao invés de trabalhar em conjunto.
A sociedade atual cobra muito do indivíduo, as pessoas se sentem na obrigação de parecer melhor que todos e isso acaba se estendendo ao seu próprio lar, de modo que muitas vezes a unidade da relação é prejudicada por dois indivíduos tentando superar-se constantemente. É proveitoso que haja o crescimento profissional e emocional dentro do relacionamento, o amadurecimento e estímulo mútuo é imprescindível, porém isso se torna prejudicial no momento em que o sucesso do outro começa a provocar inveja e não mais satisfação.
Questões como quem ganha mais, quem possui melhor cargo, quem é mais sociável, acredito eu, não são relevantes para pessoas que realmente almejam o sucesso do relacionamento. Uma relação envolve duas pessoas que apenas unidas com colaboração poderão alcançar objetivos comuns.

Ambiente de trabalho e as relações interpessoais
O ambiente reflete no ser humano? Bem, podemos, por exemplo, observar um shopping center e a maneira como as pessoas normalmente se comportam quando estão lá dentro, a limpeza, o clima, a decoração, as pessoas bem vestidas ou não, fazem com que ajamos de certa maneira, podemos também ir à praia e veremos como as pessoas estão se comportando, ou em uma igreja, um clube, uma noitada ou o contrário um casamento formal e poderíamos dar tantos outros exemplos. Mas é claro que não seria só o tipo do ambiente que pode influir em nosso comportamento, também deve influenciar a forma em que o ambiente é moldado, decorado, o tipo de roupa permitido, a climatização, o visual, as cores das paredes, flores no ambiente, obras de arte, quadros, conforto em geral, entre tantos outros fatores.
Portanto podemos supor que o ambiente de trabalho também deve influir no comportamento das pessoas e, por conseguinte influenciar nas relações interpessoais e supostamente nos resultados das empresas em todos os sentidos.
Motivação ou Não, Causada pelo Ambiente de Trabalho


É sabido que o ser humano é fruto do meio em que vive e que é gerido por necessidades básicas que os podem motivar ou não, são elas: necessidades fisiológicas como: alimentação, sono, atividades física, satisfação sexual etc; necessidades psicológicas: como segurança íntima, participação, autoconfiança e afeição; necessidades de auto-realização: como impulso para realizar o próprio potencial, estar em contínuo autodesenvolvimento.
Estas necessidades não satisfeitas também são motivadoras de comportamento, podendo levar a: desorganização de comportamento; agressividade; reações emocionais; alienação e apatia.
Segundo Chiavenato  
“A motivação se refere ao comportamento que é causado por necessidades dentro do indivíduo e que é dirigido em direção aos objetivos que possam satisfazer essas necessidades”.

Fatores Intrapessoais e a Qualidade de vida no Trabalho

Cada pessoa tem uma história de vida, uma maneira de pensar a vida e assim também o trabalho é visto de sua forma especial. Há pessoas mais dispostas a ouvir, outras nem tanto, há pessoas que se interessam em aprender constantemente, outras não, enfim as pessoas tem objetivos diferenciados e nesta situação muitas vezes priorizam o que melhor lhes convém e às vezes estará em conflito com a própria empresa.

Como observado por Bom Sucesso
O auto conhecimento e o conhecimento do outro são componentes essenciais na compreensão de como a pessoa atua no trabalho, dificultando ou facilitando as relações. Dentre as dificuldades mais observadas, destacam-se: falta de objetivos pessoais, dificuldade em priorizar, dificuldade em ouvir. (p.38)
É bom lembrar também que o ser humano é individual, é único e que, portanto também reage de forma única e individual a situações semelhantes.
Tudo é uma questão de motivação humana, ética e bom senso. Conheço uma história em que um funcionário foi demitido porque não quis participar de uma operação ilegal solicitada pelo seu chefe... Hoje, o seu chefe está preso.

O fato é que muitas pessoas saíram de situações complicadas porque encontraram o ingrediente certo: acreditaram em si próprias, dando um tempero todo especial de motivação para suas vidas.

É mentira essa história de que numa empresa os indivíduos são profissionais e em casa são pessoas. Não dá para dizer aos funcionários: No trabalho você só pensa e lá fora você sente. Você pensa, sente e vive dentro da empresa. É por isso que a produtividade cai quando o ambiente não é bom.

As empresas com visão de longo prazo sabem disso, criam mecanismos para atrair e reter talentos, desenvolver equipes... Percebemos hoje, porém, que se fala muito em “reter talentos”, mas na prática tem-se vendido a idéia que o bom funcionário é aquele que fica poucos anos numa empresa.

Ninguém tem nervos de aço e como seres humanos somos afeto em pessoa, carentes de sentimentos melhores, de espiritualidade, de motivação, de se acreditar crescendo e, sobretudo, de família e quando um dos pilares cai, a possibilidade de erro, de desconcentração, de maus resultados é muito maior.

Há muita pressão nos dias de hoje. Se alguém estiver desempregado, enfrenta pressão em casa, na família... Se estiver em plena carga de trabalho, cobra mais resultados de si mesmo ou recebe esta carga de seus superiores ou ainda do próprio medo dos bons ventos irem embora.

As empresas mais lucrativas do mundo tem o seu foco centrado num bom ambiente de trabalho onde impera a confiança, o bom humor, a motivação pela vida e o compromisso de todos com as metas, com os resultados. Exemplos? São muitos... Vou citar aqui apenas um: Microsoft.

A empresa que deseja resultados precisa motivar pessoas. E para motivar pessoas é preciso criar uma cultura interna e treinar até a exaustão.



Aulas elaboradas por: Cláudia souza/ Educadora – Turmas Rotinas Administrativas – São Paulo/SP
Referências Bibliograficas: BOM SUCESSO, Edina de Paula. Trabalho e qualidade de vida. 1.ed. Rio de Janeiro: Dunya, 1997, 183p.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6.ed. São Paulo: Campus, 2000, 700p.

CAPÍTULO 1 - Tema: 1.6 Etiqueta
R E G R A S         D E          E T I Q U E T A

Viver em sociedade não é nada fácil, muito menos quando precisamos nos portar de forma diferente da que estamos acostumados. É comum que em casa tenhamos atitudes mais descontraídas, despreocupadas com as regras de etiqueta, o que é normal, mas não podemos nos portar da mesma forma em todos os lugares.
Em cada fase da vida podemos apreender conceitos sobre educação, etiqueta social e utilizá-los em nosso meio de acordo com os nossos desejos e interesses.
Usar os talheres, se servir à boa mesa não é tarefa fácil para quem nunca lidou com a quantidade de copos e talheres dispostos sobre os lugares. Com tranqüilidade é possível seguir os passos de alguém que se serviu antes de você, sem deixar que os outros percebam. Quando essas regras são aprendidas em casa, enfrentar essas situações fica bem mais tranqüilo.
Falar gírias e palavrões é uma forma grotesca de se comunicar, a qual é aceita apenas pelo pequeno grupo em que se está inserido. Existem algumas regras de expressão, como os pronomes de tratamento, que devem ser respeitadas e utilizadas como forma de demonstração de respeito à pessoa e a sua ocupação profissional.
Emprestar objetos é uma atitude que muitos não gostam. Crianças pequenas têm essa dificuldade, mas através do diálogo podem crescer e entender que essa é uma atitude para quem quer conviver em grupo. O importante é perceber que o mundo não gira em torno dela mesma e que compartilhar nos torna generosos e é uma atitude que os amigos gostam.
 Algumas pessoas não conseguem ouvir sem interromper, ou seja, falam por cima das falas dos outros, manifestando ser impulsiva e deselegante. Aprenda a controlar sua fala, suas idéias, pois é uma atitude de respeito e delicadeza com a pessoa que está conversando com você. Xingar também não é uma forma de expressão adequada, mas mesmo assim, algumas pessoas consideram válidos. Cuidado com esse hábito, pois pode prejudicar suas relações de amizade bem como de trabalho.
Algumas roupas também podem prejudicar seus relacionamentos. Usar peças íntimas expostas é uma atitude que nem sempre é bem vista. Os exageros também podem prejudicar ou causar má impressão. O importante é adequar as roupas para cada ocasião, se formais ou despojadas, se finas ou comuns ao nosso dia-a-dia. É bom lembrar que o bom senso é a melhor forma de evitar as gafes.
Melhor seria se todos aprendessem a conviver com as regras básicas de etiqueta desde criança, pois dessa forma, as atitudes se tornariam mais espontâneas, comuns na vida das pessoas, facilitando as formas de se comportar no meio social.

Etiqueta Empresarial: Como se comportar diante do seu trabalho
Antes de qualquer coisa para ser uma pessoa bem vista em seu trabalho, é preciso que você cumpra com sua tarefa, e faça aquilo que realmente precisa fazer, ou melhor obedecendo as ordens de seu patrão. Você também deve ir vestido discretamente, nada escandaloso ou chamativo, deve respeitar seus companheiros de trabalho, ajudá-los se necessário, e aceitar conselhos também!
Sempre é bom lembrar que pontualidade é extremamente importante, caso contrario, além de broncas ou demissão, pode acabar prejudicando o rendimento, assim como se deixares a vida pessoal interferir na vida profissional.
Jamais deve utilizar gestos obscenos no trabalho, nem como “palavrões” ou gírias. E lembre-se que o trabalho é um local de respeito, então nada de brincadeiras na hora errada e de forma desrespeitosa, mesmo que você seja uma pessoa brincalhona, evite brincar com os companheiros em horários de concentração!
Construindo uma boa imagem

 

Procure saber quais são as normas e procedimentos da empresa. Se você não encontrar um manual formal, consulte os funcionários.

É fundamental ser cordial e receptivo, ter uma comunicação clara e jogo de cintura para resolver problemas.
Mantenha-se íntegro também no ambiente de trabalho, ainda que isso vá contra a opinião da maioria. Não fique “em cima do muro”, posicione-se, respeitando seus valores pessoais.
Humildade e flexibilidade distinguem um profissional de outro.
  1. Pontualidade é ponto de honra
  2. Roupas discretas, sem modismos
  3. Nunca se esqueça de que a primeira impressão é a que fica
  4. Porta aberta não significa "entre"
  5. Pare à porta, sorria, peça licença. Ao ser autorizado entre, cumprimente com um "bom dia" ou expressão adequada para o horário, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado por ele
  6. Ao conversar olhe nos olhos
  7. Aprenda a ouvir
  8. Não se distraia durante a conversa
  9. Postura: não cruze os braços, não se sente de qualquer jeito jogando o corpo na cadeira (mesmo se estiver cansado), como também não se sente na beirada da cadeira. Ao sentar-se esteja bem acomodado, porém ereto e de forma adequada
  10. Não deixe que problemas pessoais interfiram no seu desempenho.
  11. Se você for “brincalhão”, cuidado com os tipos de brincadeira. Há hora para tudo.
  12. Não faça ou alimente fofocas e comentários maldosos. Cuidado com o que fala no ambiente de trabalho.
  13. Os textos e e-mails devem ser escritos com o português perfeito. Revise sempre. E-mails são documentos que podem ser repassados por quem recebeu. Portanto, pense bem no que vai escrever.
  14. Evite receber e enviar e-mails pessoais no computador da empresa. Deixe também para fazer ligações pessoais fora do trabalho, ainda que seja em celular próprio.
  15. Mantenha a postura profissional, sem intimidade com as pessoas, ainda que sejam seus amigos.
  16. Não use gírias, gestos obscenos ou “palavrões”.







COMO ANDAM SUAS BOAS MANEIRAS?
No teste a seguir, você poderá verificar sua maneira de agir em determinadas situações sociais e, a partir daí, identificar pontos fortes e aspectos a melhorar. "Não há nenhuma realização tão fácil de alcançar como a polidez, e nenhuma mais lucrativa".

Assinale a resposta que mais identifique sua maneira de agir em determinada situação de nossa sociedade:

1- Ao apresentar uma pessoa à outra, você assim procede:
Apresenta...

a) O mais jovem ao mais velho; (    )
b) A mulher ao homem; (    )
c) O de cargo mais elevado ao de menos elevado; (     )


2- Ao receber uma pessoa de hierarquia superior à sua, você aguarda:
a) À entrada principal de sua empresa; (    )
b) À entrada de sua sala; ou (    )
c) Na sua própria sala; (    )


3- Ao ser convidado (a) para um almoço de negócios, depois de escolhido os pratos, a quem caberá passar os pedidos ao garçom?
a) Cada um faz seu próprio pedido; (    )
b) O homem fazer os pedidos; sendo anfitriã, uma mulher; (     )
c) o anfitrião ou anfitriã passa todos os pedidos; (     )



4- Em torno de uma mesa estão sentados homens e mulheres. Caso uma das mulheres se levante, qual será o procedimento?
a) Todos deverão levantar-se, se for uma mulher de nível hierárquico superior; (    )
b) Todos permanecerão sentados, se não houver entre eles diferença quanto à hierarquia; (    )
c) Os homens deverão levantar-se independentemente do nível hierárquico; (   )


5- Ao tomar parte em eventos sociais, qual é o comportamento recomendável quanto ao horário?
Você deve chegar:
a) Exatamente no horário marcado; (    )
b) Dez a quinze minutos antes; (    )
c) Dez a quinze minutos depois; (    )


6- Ao chegar no seu ambiente de trabalho, você:
a) Cumprimenta todas as pessoas; (    )
b) Passa direto sem cumprimentá-las; (    )
c) Cumprimenta uma ou outra, seletivamente; (     )


7- Em sua casa, no seu aniversário, ao receber os presentes, o que deverá fazer?
a) Agradecer e entregá-los fechados para alguém guardar; (     )
b) Abri-los  imediatamente; (    )
c) Abri-los e tecer alguns comentários; (    )



8- Você não fuma e estará recebendo amigos que fumam em sua casa. Qual procedimento escolheria?

a) Espalhar cinzeiros por toda a casa, mesmo não fumando; (    )
b) Reservar um canto para colocar alguns cinzeiros; (     )
c) Avisar, antecipadamente, que não deverão fumar; (     )


9- Você usa sempre o celular em reuniões, restaurantes, seminários ou mesmo dirigindo?
a) Sim; (    )
b) Não; (    )

10- Para enviar flores e presentes, para substituir uma visita ou para facilitar contatos comerciais e profissionais, você costuma usar sempre o cartão de visita?
a) Sim; (    )
b) Não; (    )
Caixa de texto: GABARITO
01)	A  
02)	A
03)	C
04)	C
05)	C
06)	A
07)	C
08)	A
09)	B
10)	A
AVALIAÇÃO DE RESULTADOS

Cada quesito respondido corretamente vale 10 (dez) pontos. 
Se você alcançou 71 pontos ou mais, realmente, é um conhecedor das regras de comportamento. Com certeza, faz parte de um grupo social que conhece e pratica essas regras de etiqueta. Como se dizia antigamente, “Você tem berço”.
Se você conseguiu fazer de 50 a 70 pontos, está quase chegando lá. Tem algum conhecimento das regras de boas maneiras, porém, precisa se empenhar mais no exercício da etiqueta.
Se não conseguiu chegar a 50 pontos, não desanime. Com certeza, ao se interessar sobre esse assunto, muito em breve também será reconhecido como uma pessoa que “tem berço”.
Aulas elaboradas por: Cláudia souza/ Educadora – Turmas Rotinas Administrativas – São Paulo/SP


CAPÍTULO 1 - Tema: 1.7
M A R K E T I N G         P E S S O A L

O que é Marketing Pessoal?

O modelo de sociedade em que vivemos dita padrões de competitividade extremamente elevados em praticamente todas as áreas. Tanto em aspectos visuais, de comunicação e de conhecimento, quanto em outros aparentemente secundários, pequenas diferenças podem determinar o sucesso ou o fracasso. ..
.
Talvez seja um modelo injusto, mas a realidade é que este é o modelo em que transitamos.

O reconhecimento de competências e habilidades é fundamental para diferenciar e situar um indivíduo no contexto social em que vive e determina, em grande parte, a maneira como ele estará posicionado para o sucesso profissional e pessoal.

É fato que nem todos possuem as mesmas competências e habilidades. Porém, muitos as possuem e, por uma série de fatores, elas não são facilmente reconhecíveis. E habilidades encobertas geram uma grande desvantagem, especialmente quando a competição é acirrada. Todos já se perguntaram: porque fulano de tal, sendo menos preparado, menos hábil, menos esforçado e experiente, galgou sucesso pessoal ou profissional maior do que o nosso?

Talvez uma das respostas seja a prática do Marketing Pessoal.
Marketing Pessoal pode ser definido como uma estratégia individual para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos interessantes do ponto de vista pessoal e profissional, bem como para dar visibilidade a características, habilidades e competências relevantes na perspectiva da aceitação e do reconhecimento por parte de outros.

Foi-se o tempo em que marketing pessoal era um instrumento político, falso, visando apenas uma conquista específica. Hoje, para avançar em meio à verdadeira selva social em que se transformou o capitalismo, ele vem se tornando uma ferramenta cada vez mais necessária para todos, do mais simples ao mais sofisticado.
Os elementos fundamentais, quando se atesta que o caminho do sucesso é a prática do marketing pessoal, são:

-         A qualidade do posicionamento emocional para com os outros
-         A comunicação interpessoal
-         A montagem de uma rede relacionamentos
-         O correto posicionamento da imagem
-         A prática de ações de apoio, ajuda e incentivo para com os demais

Posicionamento emocional pode ser definido como sendo a forma com que as pessoas se lembrarão de um individuo. Algumas pessoas se recordam de outras pela maneira cortês, positiva e educada como foram tratadas, pela sinceridade e zelo com que tiveram o contato, enfim, pelas emoções positivas que remetem à imagem de outrem. Ao contrário, há pessoas que deixam uma imagem profundamente negativa, mesmo que o contato interpessoal tenha sido curto.

Assim, a prática do marketing pessoal deverá ser responsável por um grande cuidado na maneira como se dão os contatos interpessoais. São fundamentais para isso atitudes que remetam à atenção, simpatia, assertividade, ponderação, sinceridade e demonstração de interesse pelo próximo, de uma forma autentica e transparente. Reza uma máxima do marketing pessoal: atenção personalizada a quem quer que seja nunca é investimento sem retorno.
   
Finalmente, a prática de ações de apoio, ajuda e incentivo para com os demais é o grande elemento do marketing pessoal e, como destaque social, a melhor forma de galgar um lugar nas mentes e corações dos que nos cercam.

Não é preciso dizer que apoiar, ajudar e incentivar as pessoas deve ser um conjunto de atitudes sinceras, transparentes e baseadas no que se tem de melhor. Até porque ações meramente aparentes são facilmente detectadas e minam a essência do marketing pessoal verdadeiro. O segredo, portanto, é sempre se perguntar: de que maneira posso ajudar? De que forma posso apoiar? Como posso incentivar o crescimento, o progresso e o bem-estar do próximo?

Quando bem praticado, o marketing pessoal é uma ferramenta extremamente eficaz para o alcance do sucesso social e profissional. .....E o melhor é que, além de beneficiar que o pratica, ele também proporciona bem estar para os que estão ao redor.

Que tal mudar alguns velhos paradigmas e repensar o nosso próprio marketing pessoal?


Alguns detalhes merecem atenção especial:

  • Estar sempre pronto e capacitado para enfrentar mudanças;
  • Ter consciência da importância da atitude para a concretização de objetivos;
  • Saber focar os problemas e controlar a preocupação e os sentimentos de frustração e angústia;
  • Entender e acreditar a própria capacidade de realização e de superação de obstáculos;
  • Manter-se motivado;
  • Usar uma forma gentil e atenciosa de tratar as pessoas, de forma que ela trabalhe como seu diferencial;
  • Seja absolutamente pontual;
  • Preocupe-se com a objetividade e a honestidade para que você não seja traído com detalhes de menor importância;
  • Observe com cuidado a roupa que vai usar, adequando-a cuidadosamente à situação e ambiente; ela pode abrir ou fechar portas;
  • Preocupe-se com o seu linguajar, seu gestual e com o tom da sua voz. Evite gírias ou expressões chulas, controle suas mãos e braços, fale baixo e devagar;
  • Controle suas emoções mas não as anule, elas são muito importantes para mostrar o seu envolvimento ou comprometimento com o tema que está sendo tratado;
  • Cuidado com o uso do celular;
  • Não fale demais nem de menos.

Trabalhe sua Imagem

Muita gente competente passa uma imagem contrária e essa aparência negativa acaba por limitar suas oportunidades.

É preciso ter cuidado para com a imagem e buscar eliminar dela qualquer item que possa trazer impacto
desfavorável. A imagem é formada principalmente por:

a) aparência;
b) comportamentos;
c) comunicações;
d) resultados apresentados;
e) outros aspectos.

O ideal é fazer uma análise tipo "pente-fino" da própria imagem, levando em conta cada um desses tópicos.
Vários desses pontos podem comunicar a idéia de incompetência, irresponsabilidade, falta de comprometimento com as metas da empresa, desatenção, ou simplesmente distorcem a maneira como você é
visto por outras pessoas. Vejamos cada quesito individualmente:
 
Aparência
Uma roupa espalhafatosa, ou mesmo casual demais, pode comunicar a idéia de que o sujeito é desleixado, desorganizado, inconseqüente ou rebelde. Mas vale pecar pelo excesso de sobriedade do que pela falta dela.
Um acessório inadequado pode transmitir a idéia que o sujeito está na profissão errada (por exemplo, imagine um executivo uma pasta de esportista) ou que seu emprego não é sua maior prioridade (bonés de time de futebol, etc.).
Excentricidades em geral: um bigode ou cabelo mirabolante pode dar a idéia de que o indivíduo perde tempo demais cuidado da aparência e preocupando-se com picuinhas.

Entrevista
COM QUE ROUPA EU VOU?
  • A primeira imagem é a que fica!
  • Qual a melhor roupa para eu usar no trabalho?
Para responder às duas perguntas vou contar uma história que nos foi relatada por uma das participantes destes seminários.
Rita buscava um novo emprego há mais de quatro meses. Naquele momento trabalhava no departamento de informática de uma empresa de grande porte, mas não percebia perspectivas de crescimento profissional. Isto a desmotivava. Rita enviou diversos currículos, porém poucas foram as ofertas realmente interessantes.
Como o costume vigente na empresa para o vestuário era de sobriedade, Rita usava tailleurs e conjuntos clássicos, maquilagem leve (batom claro, rímel nos olhos), saias sempre na altura dos joelhos, acessórios elegantes e discretos, e blusas que compunham o visual com classe e credibilidade. Todos os colegas a viam como uma pessoa competente.
Numa sexta-feira Rita recebeu uma ligação logo pela manhã. A gerente de Recursos Humanos de uma empresa multinacional ligou para agendar uma entrevista para aquele mesmo dia.
"Não poderia ser outro?" – perguntou Rita a si mesma.
A empresa em que trabalhava tinha instituído o "casual day" às sextas-feiras havia dois meses. Como Rita trabalhava internamente sem visitar clientes externos, também aderiu àquela prática com entusiasmo.
Neste dia, por conta do "casual day", Rita estava com uma calça jeans, sapatos baixos ao estilo dockside e uma blusa com estampa floral. Tudo perfeitamente adequado para o ambiente casuístico da organização naquele dia.
Rita sabia que se comparecesse vestida daquela forma logo na primeira entrevista transmitiria uma primeira impressão de descaso, desleixo e até de incompetência. Se fosse para casa trocar de roupa iria se atrasar. Conseqüentemente, também prejudicaria sua imagem diante de uma empresa que a interessava muito.
"E agora, o que fazer?" – pensou novamente naquela fração de minuto.
- Podemos agendar para outro dia? – perguntou desconcertada.
- Não! - respondeu enfaticamente a gerente de Recursos Humanos - estamos concluindo o processo seletivo e seu currículo foi muito bem indicado, por isso estamos abrindo esta exceção para entrevistá-la hoje – continuou.
Aqui cabe uma pausa para reflexão: o que você faria no lugar de Rita? Coloque-se na posição dela e imagine sua reação. Era uma oportunidade que poderia mudar sua vida profissional. Não sabemos como são os valores desta empresa e do entrevistador quanto à apresentação pessoal, ou melhor, quanto à vestimenta adequada para aquele novo ambiente. Também não temos noção de como a gerente de Recursos Humanos reagiria se houvesse um atraso para a entrevista.
Muitas dúvidas? Ótimo, pois não há uma resposta pronta, mas diversas formas de abordar esta mesma situação. Vou apresentar duas. Uma que foi a escolhida pela nossa "heroína" e outra que ilustrarei como alternativa. Cabe a você, leitor, analisar ambas e sentir qual tem a ver com seu perfil. Se possível, pense em outras respostas, mas sempre lembrando que uma primeira imagem bem sucedida abre muitas portas. Uma impressão ruim logo de início é muito mais difícil de ser revertida. Portanto, a primeira impressão pode não ser a que fica, mas marca profundamente a ponto de favorecer ou prejudicar o alcance de seus objetivos.
Vemos isto ocorrer em nosso cotidiano com políticos, artistas, empresários, atletas renomados e também com pessoas de nosso convívio diário. Quantas destas pessoas tiveram suas carreiras afetadas por uma imagem negativa causada logo no primeiro contato? Uma exposição infeliz pode acarretar sérios danos na imagem que pretendemos construir ao longo de nossa carreira profissional.
Voltando ao nosso caso, Rita tomou a seguinte decisão: passou em um shopping center próximo do trabalho e comprou roupas novas e adequadas à entrevista. Chegou no horário marcado e com uma apresentação pessoal mais sóbria. Isto reforçou sua confiança no momento da entrevista, a ponto dela comentar com a entrevistadora sobre a situação que passou ao final do processo. Este comentário rendeu-lhe uma boa impressão perante a gerente, pois demonstrou jogo de cintura, capacidade para resolver situações inesperadas e criatividade. Aliados ao seu excelente currículo, estas características fizeram com que Rita conseguisse o emprego e sua história serve de benchmark para todos nós.
Mas você deve estar se perguntando: muito bem, mas se não houver um shopping center aqui por perto ou condições financeiras para arcar com esta compra? O que pode ser feito?
É aí que apresento uma alternativa. Sabemos que agendar para outro dia é impossível. Atrasar-se logo no primeiro contato é totalmente descartável. Uma das possibilidades é falar com o entrevistador ainda pelo
telefone e explicar a situação. Com isto você evita chegar na entrevista de forma a causar uma surpresa para a outra pessoa. Garante também que você conhece a importância da apresentação pessoal e respeita os valores daquela organização. É possível transmitir uma boa impressão já ao telefone. Para isto trate o caso com naturalidade, demonstrando interesse, disposição e segurança. Como? Bem, isto é assunto para outro artigo.
Para concluir, lembro a famosa frase de Vinícius de Moraes: "as feias que me desculpem, mas beleza é fundamental". No nosso caso faço uma importante alteração para complementar a resposta às questões iniciais: "os despreocupados com a aparência que me desculpem, mas apresentação pessoal é fundamental."
Curriculum
Sabemos que seu curriculum chega até a Vaga de Emprego  pretendida primeiro que você, portanto,  sua imagem será definida pelo entrevistador da forma que está exposto nele. Por isso, não devemos deixar que o nosso curriculum demonstre aquilo que não somos e que não temos, ou simplesmente, o contrário disso.
Agora, acerte na sua imagem e vamos lá:
1- Identificação ou Dados pessoais
  • Nome completo do profissional - preferencialmente no alto da página.
  • Endereço residencial completo - não esquecer de números como CEP,
  • Data de Nascimento
  • Estado Civil
  • Naturalidade
  • Telefone com DDD. Caso não tenha telefone coloque o número para recados e o nome da pessoa.
  • Celular
  • Email
  • Hora do dia em que pode ser contatado.
2-Objetivo profissional
  • Escreva o cargo que pretende ocupar ou a área de atuação.
  • Defina clara e resumidamente seu objetivo profissional (não ultrapasse uma linha). Lembre-se que todas as informações do seu currículo devem estar alinhadas com o objetivo profissional. Coloque o objetivo profissional e não objetivos pessoais. Os itens de seu currículo que não estão alinhados com o objetivo devem ser menos enfatizados ou não incluídos.
    Exemplos:
    Auxiliar de escritório, representante de vendas, secretária executiva etc. Cuidado: Não mencione que trabalhou em vendas durante um período se seu objetivo é ser supervisor de departamento de pessoal.
3-Escolaridade ou Formação Acadêmica
  • Nível de escolaridade que possui; nome do curso, data em que o terminou; escola ou universidade que freqüentou; média obtida (se esta for favorável.


4-Cursos de aperfeiçoamento
  • Os cursos de aperfeiçoamento, seminários, palestras, seminários, pós-graduação, especiais e técnicos devem ser relacionados colocando o mais recente primeiramente.
  • Não relacione cursos em excesso ou fora do objetivo profissional.
  • Não relacione cursos cuja tecnologia caiu em desuso.
  • Relacione palestras e seminários relevantes.
  • Não relate todo seu histórico escolar. Coloque o último curso que concluiu. Ex.: se possui curso superior não é necessário relatar em que escola cursou o 2º grau etc.
5-Experiência profissional
  • Inicie pelos cargos mais recentes.
  • Coloque somente os três últimos empregos ou os mais importantes para a vaga em aberto ou em relação ao seu objetivo profissional.
  • Indique Ano de entrada e saída, nome da empresa, o cargo ocupado
  • Para cada cargo faça uma breve descrição das atividades e realizações, grau de responsabilidade e resultados obtidos. Não se limite a dizer qual era o seu cargo e sim contar o que fez na prática pois isso é o que vai fazer a diferença. Este erro grande parte das pessoas comete.Use verbos de ação: realizei, implantei, organizei etc. Destaque suas realizações que resultaram em benefício para a empresa. Exemplo: redução de custos, redução de despesas administrativas, melhor relacionamento com o mercado.
  • Aqueles que nunca tiveram emprego devem indicar: experiências de trabalho, remuneradas ou não, que tenham desenvolvido em tempo parcial ou sem vínculo empregatício. Indique estágios realizados (quando, onde e a função desempenhada) .
  • Não explique porque saiu dos empregos anteriores ou porque deseja sair do atual.
  • Não informe pretensão salarial ou último salário. Exceto se for solicitado pela empresa.
  • Identifique os diferenciais (incluindo bolsas de estudo, pesquisas, projetos de iniciação científica etc. .
  • Não coloque atividades que não estejam coerentes com seu objetivo. Exemplo: Você é candidato a uma vaga de Analista de Planejamento de Manufatura porém trabalhou em vendas durante um período.
  • Se foi promovido várias vezes enfatize estes fatos. Exemplos:Gerente Comercial da Divisão Metais.
    Fui o responsável por vendas, marketing, exportação, importação, desenvolvimento de produtos e mercados e serviço de atendimento ao cliente. Vendas em 2000: US$ 54 milhões.
    Aumentei a participação de mercado de 5 % para 25 %.



6-Idiomas
  • Ao mencionar conhecimentos de línguas indique o nível que domina: fluente, regular, básico, falar e/ou escrever.
    Exemplo:
    Inglês - fluente - falar e escrever
    Inglês - básico - ler.
    Espanhol - regular - ler e falar
7-Informática
  • Informe nível de conhecimento - noções ou domínio em programação, ambientes, etc.
  • Se souber usar a Internet coloque.
8-Outras atividades
  • Indique eventuais atividades desenvolvidas (atividades culturais, desportivas, sindicais e associativas .






















Aulas elaboradas por: Cláudia souza/ Educadora – Turmas Rotinas Administrativas – São Paulo/SP
Referencias  Bibliograficas: Rogerio Martins é Psicólogo, Escritor, Consultor para o Desenvolvimento Pessoal e Organizacional e Diretor da Persona Consultoria & Eventos.
CAPÍTULO 2 - Tema: 2 Trabalho em Equipe e Liderança
T R A B A L H O      E M       E Q U I P E       E       L I D E R A N Ç A

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, as pessoas não obedecem mais ordens, pelo menos não sem um bom motivo. A estabilidade de outros tempos se sustentava em um clima social diferente e num ambiente empresarial estável. Hoje, com o fim desta estabilidade, o desenvolvimento frenético do mercado de trabalho e a alta competitividade, surgem novos valores como a auto-estima, responsabilidade individual e a busca empresarial pelo crescimento dos seus colaboradores.

A cada ano, torna-se mais visível o interesse das empresas em valorizar os seus recursos humanos e ambiente de trabalho. O ser humano é a peça fundamental de qualquer projeto e organização. Cada indivíduo possui características, pensamentos e comportamentos únicos. É preciso conhecer e saber como tratar a individualidade de cada um dentro de um ambiente de diversidade e em constante transformação.

A liderança e o trabalho em equipe buscam envolver a complexidade do comportamento humano no contexto organizacional.“A liderança é parte e resultado das grandes mudanças na prática do gerenciamento nos últimos 20anos.”
Diante da crescente mudança do mercado, este trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem, baseada em dados atuais coletados, sobre a forma com que as empresas tem atuado nesta área nos dias de hoje, e os resultados alcançados por elas.
As organizações vêm sofrendo grandes mudanças. Empresas antes sólidas e invencíveis, atravessam graves dificuldades. Com o mercado cada vez mais dinâmico estão tendo que mudar seus perfis para acompanhar a concorrência.

A maneira como as pessoas se relacionam é fator indispensável, pois são elas que constituem e fazem as organizações. Por isso os líderes estão criando condições para melhorar a integração entre seus profissionais.

O ambiente empresarial está se transformando em um ambiente de educação e aprendizagem contínua, proporcionando às empresas constante desenvolvimento.

O Líder Empresarial

“ É o empreendedor que tenha apenas um colaborador” (Gomes, Marco Antônio Vieira, 2006).
Ser líder é diferente de ser administrador, gerente ou chefe. Precisa possuir várias virtudes, entre elas: competência, ética, entusiasmo, autoconfiança, sensibilidade, humildade, motivação e conhecimento. Um verdadeiro líder deve saber conduzir a sua equipe, extrair o melhor de cada um, fazer com que ela voluntariamente faça o que precisa ser feito.
Ele deve reconhecer e estimular o potencial de cada indivíduo aumentando o diferencial de competitividade da própria empresa. Deve saber ouvir, muitos problemas podem ser evitados por quem escuta com atenção, e ensinar, sem medo que seus ensinamentos possam ser uma ameaça a si próprios.

Um líder deve ainda ter argumentações persuasivas, compartilhar as responsabilidades e saber incentivar as pessoas, para que estas estejam sempre buscando novos conhecimentos e reforçando o potencial da organização.

É nesta abordagem que encontramos as falhas mais comuns dentro das empresas. Em geral, as pessoas exercem a liderança mais como chefes que como líderes. Elas se preocupam em dar ordens a buscar o comprometimento da equipe através da participação de todos nas tomadas de decisões. Preocupam-se apenas em atingir os resultados, e se esquecem que para isso sua equipe deve querer atingi-los também.
Na maioria, encontramos também pessoas que não estão capacitadas a fazer parte da equipe, não tendo o conhecimento técnico mínimo necessário para desempenhar sua função.

Em todos estes casos, as pessoas que deveriam estar exercendo a liderança da forma correta, não conseguem, ou não querem ver que o grande problema está nelas mesmas, mas ao invés disto, preferem responsabilizar sua equipe pelo mau desempenho.

MOTIVAÇÃO & SUCESSO Palavras nos reforçam...

Sempre num lugar por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e ao lado colocava uma placa com os dizeres:
Vejam como sou feliz!: Sou um homem próspero, sei que sou bonito, sou muito importante, tenho uma bela residência, vivo confortavelmente, sou um sucesso, sou saudável e bem humorado.
Alguns passantes o olhavam intrigados, outros o achavam doido e outros até davam-lhe dinheiro.
Todos os dias, antes de dormir, ele contava o dinheiro e notava que a cada dia a quantia era maior.
Numa bela manhã, um importante e arrojado executivo, que já o observava há algum tempo, aproximou-se e lhe disse: - Você é muito criativo!...
Não gostaria de colaborar numa campanha da empresa?
- Vamos lá...
Só tenho a ganhar! , respondeu o mendigo.
Após um caprichado banho e com roupas novas, foi levado para a empresa...
Daí para frente sua vida foi uma seqüência de sucessos e a certo tempo ele tornou-se um dos sócios majoritários.
Numa entrevista coletiva à imprensa, ele esclareceu de como conseguira sair da mendicância para tão alta posição...
Contou ele : - Bem, houve época em que eu costumava me sentar nas calçadas com uma placa ao lado, que dizia: Sou um nada neste mundo!
Ninguém me ajuda!
Não tenho onde morar!
Sou um homem fracassado e maltratado pela vida!
Não consigo um mísero emprego que me renda alguns trocados !
Mal consigo sobreviver!
As coisas iam de mal a pior quando, certa noite, achei um livro e nele atentei para um trecho que dizia: Tudo que você fala a seu respeito vai se reforçando.
Por pior que esteja a sua vida, diga que tudo vai bem.
Por mais que você não goste de sua aparência, afirme-se bonito.
Por mais pobre que seja você , diga a si mesmo e aos outros que você é próspero.
Aquilo me tocou profundamente e, como nada tinha a perder, decidi trocar os dizeres da placa...
E a partir desse dia tudo começou a mudar, a vida me trouxe a pessoa certa para tudo que eu precisava, até que cheguei onde estou hoje...
Tive apenas que entender o Poder das Palavras...
O Universo sempre apoiará tudo o que dissermos, escrevermos ou pensarmos a nosso respeito e isso acabará se manifestando em nossa vida como realidade...
Enquanto afirmarmos que tudo vai mal, que nossa aparência é horrível, que nossos bens materiais são ínfimos, a tendência é que as coisas fiquem piores ainda, pois o Universo as reforçará...
Ele materializa em nossa vida todas as nossas crenças.
Uma repórter, ironicamente, questionou: - O senhor está querendo dizer que algumas palavras escritas numa simples placa modificaram a sua vida?
Respondeu o homem, cheio de bom humor: - Claro que não, minha ingênua amiga!...
Primeiro eu tive que acreditar nelas!...

Tudo que você diz, escreve ou pensa a seu respeito, é recebido pelo Universo como uma oração.




CAPÍTULO 2 - Tema: 2.1 Auto-Estima
A U T O    E S T I M A

O valor dela
Falamos tanto sobre isso, mas você sabe o que é auto-estima?

Auto-estima é a opinião e o sentimento que cada um tem por si mesmo. É ter consciência de seu valor pessoal, acreditar, respeitar e confiar em si. Coisas nem sempre tão simples assim.
A auto-estima, juntamente com o amor-próprio, é a base para o ser humano. É a cura para todas as dificuldades e sofrimentos. E mais, é a cura para todas as doenças de origem emocional e relações destrutivas.
Quando a auto-estima está baixa a pessoa se sente inadequada, insegura, com dúvidas, incerta do que realmente é, com um sentimento vago de não ser capaz. Melhore sua auto-estima!
Não acredita ser capaz de ter alguém que a ame, de fazer aquilo que quer, de se cuidar, desenvolvendo assim um sentimento de insegurança muito profundo, desistindo facilmente de tudo que começa.
Como ela mesma não se ama, se sujeita a qualquer tipo de relação para ter alguém ao seu lado, tornando-se dependente de relações destrutivas e não conseguindo forças para sair delas. Vale lembrar que esse processo acontece inconscientemente. A pessoa não tem consciência do por que está agindo assim, apenas sente o sofrimento que pode se expressar em forma de angústia, dor no peito, choro, pesadelos, vazio, agressividade, depressão, punição, doenças.
Culpam os outros pelos próprios erros, encaram todas as críticas como ataques pessoais e tornam-se dependentes de relações doentes. O maior indicador de uma pessoa com baixa auto-estima é quando sente intensa necessidade de agradar, não consegue dizer "não", busca aprovação e reconhecimento por tudo o que faz, sempre querendo se sentir importante para as pessoas, pois na verdade, não se sente importante para si mesma. Com isso, se abandona cada vez mais.
A auto-estima também influencia a escolha dos relacionamentos. Aqueles com elevado amor-próprio em geral atraem pessoas com a mesma característica, gerando uniões saudáveis, criativas e harmoniosas. Já a baixa auto-estima acaba atraindo ou mantendo relacionamentos destrutivos e dolorosos. Quando há amor-próprio não se deixa envolver nem manter relações destrutivas. Há também uma relação direta e muito importante entre desempenho profissional e auto-estima, mas esse é outro assunto.
A auto-estima influencia tudo que fazemos, pois é o resultado de tudo que acreditamos ser, por isso o autoconhecimento é de fundamental importância para aumentar a auto-estima. Ou seja, confiar em si mesmo, ouvir sua intuição, acreditar em sua voz interior, respeitar seus limites, reconhecer seus valores, expressar seus sentimentos sem medo, sentir-se competente, capaz e se tornar independente da aprovação dos outros, tudo isso faz com que a auto-estima se eleve. Mas é um processo gradativo que exige trabalho e conscientização.
Na verdade, todos estamos à procura de amor. E esse sentimento ainda é o que rege tudo o que buscamos, fazemos e somos. Principalmente o amor por si mesmo, que é a base da construção da auto-estima.

Nesta Aula trabalharemos com o Filme: Hurricane – O Furacão

Sinopse:Hurricane – O Furacão
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Em junho de 1966, Rubin "Hurricane" Carter era um forte candidato ao título mundial de boxe. Entretanto, os sonhos de Carter vão por água abaixo quando três pessoas são assassinadas num bar em Nova Jersey. Indo para casa em seu carro e passando perto do local do crime, Carter é erroneamente preso como um dos assassinos e condenado à prisão perpétua. Anos mais tarde, Carter publica um memorial, chamado "The 16th round", em que conta todo o caso. O livro inspira um adolescente do Brooklyn e três ativistas canadenses a juntarem forças com Carter para lutar por sua inocência.













Aulas elaboradas por: Cláudia souza/ Educadora – Turmas Rotinas Administrativas – São Paulo/SP
Referencias Bibliograficas: Rosemeire Zago - Psicóloga clínica com abordagem jungiana.



CAPÍTULO 2 - Tema: 2.2 Escola e trabalho
E S C O L A            E            T R A B A L H O       

Atualmente há muitos jovens a procura de um emprego, mas muitas empresas dizem que não podem contratá-las porque não possuem experiência, mas se ninguém der uma chance nunca o jovem terá como arranjar o primeiro emprego. Atualmente há várias ONGs e empresas associadas com o comércio de sua cidade que ajudam os adolescentes a arranjarem seu primeiro emprego, através de entrevistas e etc. Nestas ONGs vocês colocam os cursos feitos, nome, escola, período escolar, endereço entre outras informações e quando alguma empresa de sua cidade precisa de alguém eles ligam para essas ONGs e a partir dali a secretária faz uma busca no perfil seu e vê se você realmente comporta o cargo da empresa e isso marca uma entrevista. Essas ONGs recebem uma porcentagem em cima do emprego obtido por você, mas isso é pago pela empresa que o contratou, no caso se forem pessoas menores de idade. Mas, como conseguir conciliar o trabalho e o estudo, afinal você só quer trabalhar para ser independente e ter seu dinheirinho no final do mês e não para viver daquilo para sempre e tendo isso em mente é necessário estudar e muito para se ter um ótimo futuro. A primeira dica é ser dedicada tanto no serviço quanto na escola, pois tanto um quanto o outro estará lhe proporcionando coisas boas e muita aprendizagem, pois quanto mais informação se ganha não é perdida. A segunda é ser totalmente profissional e por mais que esteja cansada de tanta correria vá em frente e pense que é para o seu futuro e que tudo isso voltará para você. Trabalhar o dia inteiro e de noite ir estudar é complicado, pois é muito cansativo, mas não perca a força de vontade, pois é com ela que conseguirá tudo que você quer.
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Controle e Disciplina
Certas pessoas possuem grande facilidade para alcançar seus objetivos, e que isso nem sempre acontece com todo mundo.

Já parou para pensar por que é que  isso acontece, ou já perguntou a essas pessoas, se realmente elas têm facilidade ou costumam usar algum método para conseguir o que desejam?

Einstein, por ter sido um gênio, teve grande facilidade para chegar às suas descobertas científicas. Entretanto, o que poucas pessoas sabem é que sua genialidade de nada adiantaria se ele não tivesse dedicado horas a fio ao estudo das questões que deram origem à Teoria da Relatividade.

Mas muitas vezes não conseguimos o que desejamos?Porquê??

O fracasso pode ser atribuído em grande parte à falta de disciplina. Para que os desejos se tornem realidade é necessário desenvolver e executar estratégias de forma disciplinada. Um fato animador é que com disciplina se aprende e pode ser utilizada habitualmente na vida. Para isso é necessário seguir algumas regras:

Assuma seus problemas. Atribuir as causas dos seus fracassos a outras pessoas em nada contribuirá para a solução dos seus problemas.  Se não está satisfeito, é preciso fazer todo o possível para superar as dificuldades e vencer. As escolhas que você faz na vida são de sua inteira responsabilidade.

Comece devagar. As transformações são lentas e ninguém se modifica de um dia para o outro. Estabeleça metas modestas e quando estiver bem preparado exija mais de si.
Habitue-se à disciplina. Para isso é necessário reconhecer a importância que ela exerce para alcançar as metas estabelecidas. Vivendo o presente com método, o futuro que desejamos poderá ser alcançado mais facilmente.

A disciplina deve se tornar um hábito e um meio para nossas conquistas. Para muitas pessoas pode parecer que a disciplina signifique carregar um pesado fardo todos os dias. Isso é um equívoco, já que para alcançar o que desejamos precisamos ser disciplinados, senão correremos o risco de seguir caminhos longos e penosos, com maior probabilidade de frustração.

Não existem fórmulas prontas para reverter atitudes e modo de pensar. Acredite no seu poder de mudança e não dispense a ajuda daqueles mais disciplinados.

Planeje uma pequena tarefa para um certa hora do dia;
·                               Planeje uma determinada tarefa para a parte da manhã e outra para a parte da tarde.
·                               A tarefa não deve levar mais que 15 minutos.
·                               Aguarde a hora determinada para a tarefa.
Quando a hora determinada chegar , inicie a tarefa.
·                               Mantenha o planejamento por pelo menos 2 semanas.
Benefícios: O Planejamento ajuda você a se concentrar em suas prioridades.
Concentrando mais em iniciar suas tarefas do que em completá-las, você poderá evitar a procastinação.
·       Planeje uma tarefa e siga à risca seu horário;
Evite agir por impulsos.
·       Monitore seu progresso;
No final do tempo alocado, mantenha um registro das realizações obtidas ao longo do tempo.
Benefício: Mantendo um registro, vai ajudá-lo a saber quanto tempo leva cada tarefa.
·        Se você conseguir tempo de sobra, preencha-o com outras pequenas tarefas, faça anotações, planeje outras tarefas, etc.
Use a rotina para seu benefício.
·        Em vez de se dedicar muitas horas em um dia e nenhuma no outro , determine um certo período de tempo em cada dia da semana para aquela tarefa.
·        Seja firme.
·        Não fixe uma meta exceto pela alocação de tempo,simplesmente estabeleça o hábito da rotina.
·        Aplicando esta técnica em seus trabalhos de escola ou em seus projetos, você estará no caminho certo para a execução e conclusão dos seus objetivos.
Benefício: Você estará trabalhando com tarefas em pequenos incrementos, não tudo de uma vez. Primeiro você desenvolve um hábito, depois o hábito faz o serviço para você.
Use a auto-disciplina para lidar com o gerenciamento do tempo
O gerenciamento do tempo pode se tornar uma tarefa complicada.
Quando você não tem controle sobre si mesmo, como pode controlar seu tempo?
Comece se controlando através da auto-disciplina com o estabelecimento de tarefas.
Benefício: Ao passo que você controla suas tarefas, você desenvolve sua auto-disciplina.
Ao passo que desenvolve sua auto-disciplina, você começa a gerenciar seu tempo.
Ao passo que começa a gerenciar seu tempo, você desenvolve auto-confiança.
Mantenha um Diário da Auto-Disciplina.
·                               Registre o início e término das tarefas.
·                               Faça uma análise do seu progresso já obtido.
Benefício: Este Diário pode ser uma ferramenta útil para você ter uma idéia global das suas atividades a fim de colocá-las em ordem de prioridade e também para entender o que é importante e o que não é na utilização do seu tempo.
Planeje seu dia de trabalho e de seus estudos.
·       Quando você vai começar seu trabalho ou esteja indo para ele, tome alguns minutos do seu tempo e escreva em uma folha de papel as tarefas que você quer realizar naquele dia.
·       Coloque-as em ordem de prioridade.
·       Comece imediatamente a trabalhar no item mais importante.
·       Faça desta maneira durante alguns dias para ver se este hábito funciona para você.
·       Os hábitos se formam com o tempo: quanto de tempo vai depender de você e do hábito.
Benefício: Quando você tiver uma idéia clara do que você quer realizar para o dia que se inicia, as chances serão grandes de que você será capaz de executar as tarefas proativamente. Passando para o papel e esboçando seu dia antecipadamente ajuda muito.
Desânimo:
·                               Não desanime; não adie as coisas devido ao tamanho do desafio.
·                               Mas se hesitar, lembre-se de que isto é natural.
·                               Dê uma descansada para se revigorar contra o desafio.
Dicas:
Associe um hábito novo com um velho:
Se você bebe café, associe a primeira xícara com a hora ou momento para detalhar e priorizar suas tarefas.
Benefício: A associação ajuda nas conecções neurais!
Verifique o andamento e progresso das atividades:
Em um calendário no seu banheiro, em uma planilha no seu computador ou mesmo sobre a mesa do café da manhã:
Verifique e dê baixa nos dias em que você conseguiu fazer todas as atividades programadas. Se você falhou na rotina, comece de novo!
Benefício: A visualização é um rápido reforço e estímulo para seu progresso.
Ser Prático é Ser Feliz!!!
Aulas elaboradas por: Cláudia souza/ Educadora – Turmas Rotinas Administrativas – São Paulo/SP
Referencias: Mahanthi Bukkapaptnam, Des Moines, Iowa