4º MÓDULO

CURSO BÁSICO EM ROTINAS ADMINISTRATIVAS
PROJETO CAMINHANDO 2011
4º MÓDULO



Formação Profissional em Rotinas Administrativas 


Temas:

  1. Relacionamento com o Cliente
  • Conceito de Tratamento ao Cliente
  • Tipos de Clientes e Tipos de Atendimento
  • Atitudes Pessoais no Atendimento
  1. Departamento de Pessoal  e RH
  • Noções Sobre Rotinas de Admissão e Demissão
  • Registro de Funcionários
  • Noções Sobre Elaboração de Folha de Pagamento: Descontos / Imposto de Renda
  • Benefícios
  • Noções Sobre Treinamento e Profissionalização
  • Jornada de Trabalho
  • Direitos do Trabalhador
3.       Matemática Fundamental Aplicada
·         Juros
·         Porcentagens
·         Regra de três
·         Conversão de Moedas


Conteúdo da Apostila

Relacionamento com o Cliente 

Conceito de Tratamento ao Cliente.
Tipos de Clientes e Tipos de Atendimento

Atitudes Pessoais no Atendimento

Departamento de Pessoal  e RH
Noções Sobre Rotinas de Admissão e Demissão 
Noções Sobre Elaboração de Folha de Pagamento 


Benefícios 

Noções Sobre Treinamento e Profissionalização
Jornada de Trabalho     
Matemática Fundamental Aplicada..

Juros simples e compostos

Porcentagens

Regra de três 

Conversão de Moeda



CAPÍTULO 8- Tema:  Relacionamento com o Cliente
R E L A C I O N A M E N T O      C O M      O     C L I E N T E

A arte do relacionamento

O profissional dos novos tempos percebeu que não trabalha para um empregador, mas para o cliente externo, o único que garante a manutenção de seu ganho. Mas o sucesso desse relacionamento com o cliente externo depende de um relacionamento coeso com a cadeia formada por fornecedores e clientes internos, elementos essenciais no atendimento dos objetivos da empresa.
Essa cadeia ou rede de relacionamentos é formada por seres humanos interdependentes e sua qualidade e sucesso nos serviços prestados dependem da qualidade dos relacionamentos. Em uma empresa de grande porte pode-se chamar de "cadeia de suprimentos" ou "cadeia de valor" a corrente formada pelos diversos departamentos e pessoas que neles atuam. Neste contexto, cada um é cliente e/ou fornecedor do colega ou área com a qual se relaciona.
O profissional consciente disso sabe que o uso pleno das habilidades e do potencial de sua equipe depende de um trabalho sistemático de valorização do relacionamento, reconhecimento e recompensas que motivem as pessoas com base no atendimento de suas necessidades, desejos e expectativas. Sabe também que todo profissional deve saber negociar para manter e ampliar o potencial dessa cadeia de relacionamentos.
Este tema ajudará você a se aperfeiçoar nas melhores práticas do relacionamento, atendimento e comunicação com clientes , além de desenvolver uma visão abrangente de sua importância na empresa.

- Atuar na melhoria do clima organizacional.
- Entender que somos clientes uns dos outros na cadeia de valor na qual estamos inseridos.
- Desenvolver uma atitude colaborativa entre pessoas e áreas.
- Compreender o que as pessoas desejam e como cativá-las.
- Aprimorar o senso de excelência e trabalho em equipe.
- Desenvolver uma cultura voltada para o encantamento, desenvolvimento e manutenção do cliente interno.



CAPÍTULO 8.1- Tema:  Conceito de Tratamento ao Cliente
C O N C E I T O      D E     T R A T A M E N T O     A O     C L I E N T E

Excelência no Atendimento ao Cliente
As últimas décadas marcaram profundas e aceleradas mudanças nas organizações comerciais.Tornou-se um período de transição em busca de novos paradigmas para a atualização e vida ativa das empresas no mercado em constantes modificações impostas pela economia, novas tecnologias e modernas visões.
Mudaram: a propriedade de várias empresas, o estilo de gestão, a qualidade dos produtos e serviços prestados, comportamento e perfil do profissional, relação com o ambiente externo. Junto a estas transformações, o cliente também mudou muito.
De simples consumidor, passou a ser cliente exigente, mais atento, mais desejoso de ser bem atendido e de ficar satisfeito com o resultado de suas aquisições. Para tal, a empresa também precisa dispensar novo tratamento a seus profissionais, inclusive aos que lidam diretamente com o cliente nos pontos-de-vendas.
A empresa então deve praticar uma relação mais orientada para a consecução de seus objetivos e não para o simples cumprimento de ordens, assim agindo, seus colaboradores têm mais condição de dispensar melhor atenção a seus clientes.
Num mundo de contínuas, rápidas e várias transformações que vêm acontecendo há algum tempo, a empresa que consegue se estabelecer no mercado atual, podendo se denominar vencedora, é aquela que está se reinventando, buscando novos paradigmas para continuar no mercado, para competir melhor e para se impor no mundo da globalização e da digitalização.
Um dos paradigmas perseguidos pelas empresas diz respeito ao atendimento ao cliente, este importante consumidor que leva e eleva o nome da empresa.
excelência no atendimento ao consumidor tem sido uma constante nos mercados mundiais mais adiantados. O serviço de assistência ao cliente começa pelo próprio vendedor. É a ele que cabe se comunicar com o consumidor. Da mesma forma, o serviço pós-venda é indispensável, pois transforma o comprador esporádico ou de liquidações em consumidor permanente.
Quando o cliente compra apenas o produto, busca performance e qualidade. Quando compra serviços, busca conveniências, logística, facilidades.
Quando deseja qualidade de atendimento, valoriza cortesia, segurança, credito, promoções etc. quando quer marketing de relacionamento, considera o fato de pertencer a algum clube, quer ter o sentido de inclusão neste clube, de prestígio. Mas o que os clientes estão valorizando cada vez mais é a capacidade das empresas de oferecer soluções integradas a suas necessidades atuais e futuras.

O atendimento a clientes não significa apenas fazer produtos de alta qualidade, embora esta seja uma parte importante desse atendimento. As pessoas não toleram produtos de má qualidade, elas os devolvem e passam a comprar em outro lugar. é preciso oferecer excelência aos clientes para mantê-los.
O atendimento a clientes envolve todas as atividades da empresa e significa mais que atender reclamações, providenciar reembolsos ou trocas nas devoluções ou sorrir para os clientes. Significa sair em sua busca, fazendo todo o possível para satisfazê-los e tomando decisões que os beneficiem.
Ouvir os clientes é algo que deve ser feito por todos. Com a maioria dos concorrentes movendo-se cada vez mais depressa a corrida será vencida por aqueles que ouvem e respondem com maior atenção.
Ouvir deve ter uma finalidade. Existem quatro razões para se ouvir os clientes:
 A primeira: entendersuas dificuldades e mapear como o ciclo dessa experiência é visto, da posição do cliente. A partir disso pode-se determinar os pontos críticos de contato e medir quão bem a empresa esta adminis­trando o ciclo em direção a um resultado positivo.
A segunda: controlar os desejos, necessidades e expectativas em constante mudança do mercado - o conjunto dos clientes individuais.
A terceira: ouvir as idéias inesperadas que os clientes, e aqueles que trabalham para eles, podem trazer à tona. Finalmente: ouvir cuidadosamente os clientes é uma maneira valiosa para envolvê-los no negócio.
O esforço de escuta começa com definir sobre quem a empresa está falan­do, quando se refere ao cliente.
Algumas maneiras de ouvir o cliente: face a face; pesquisa formal; contato na linha de frente; linhas diretas para clientes; análise de comentários e reclamações; painéis de aconselhamento ao cliente; educação mútua. Usando algumas destas estratégias ou todas elas, o essencial é criar maneiras múltiplas de se informar continuamente a respeito dos clientes e acompanhar as curvas de aprendizado.
 A satisfação do comprador após a realização da compra depende do desempenho da oferta em relação às suas expectativas. De modo geral satisfação consiste na sensação de prazer ou desapontamento resultante da comparação do desempenho – ou resultado – percebido de um produto em relação às expectativas do comprador. Se o desempenho não alcançar as expectativas, o cliente ficará insatisfeito.
Se o desempenho for além das expectativas, o cliente ficará altamente satisfeito ou encantado.
Então, o cliente precisa ficar encantado e a empresa necessita lhe proporcionar esse encanto para se firmar no mercado e garantir a fidelização do cliente.
A chave para se gerar um grande nível de fidelidade é entregar um alto valor para o cliente.

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CAPÍTULO 8.2- Tema:  Tipos de Clientes e Tipos de Atendimento
T I P O S      D E     C L I E N T E S    E    D E    A T E N D I M E N T O
O cliente externo, é o que vem à mente de todos naturalmente, quando falamos de negócios. Por muito tempo, ele era o único cliente citado nos livros de administração de negócios. À medida que a qualidade em serviços passou a ganhar mais importância, passou-se a estudar este conceito com maior profundidade. Há outros tipos de clientes que merecem atenção dentro do contexto do estudo da fidelização.
v  Cliente pessoal: são aqueles que influenciam nossas vidas e nosso desempenho no trabalho (cônjuge, filhos, amigos, entre outros)
v  Cliente da concorrência: são os que compram de nossos concorrentes. Aqui é interessante fazer uma avaliação, para descobrir o que os leva a comprar da concorrência, para em seguida elaborar uma forma de conquistá-los.
v  Cliente interno: é a pessoa que trabalha em nossa empresa e que influencia o processo produtivo. Merece também grande atenção, pois essa atitude gera um melhor clima organizacional, maior produtividade e união da equipe, bem como ajuda a atrair clientes da concorrência. É no cliente interno que começa o processo de fidelização de um cliente externo.
Se quisermos clientes “Defensores” é preciso que nossas empresas aprendam a ser empáticas, ou seja, capaz de colocar-se no lugar do cliente e ajudá-lo realmente com suas necessidades.
A tecnologia deve ser uma aliada no processo de fidelização, porém, o relacionamento humano está acima dela e a chave do sucesso está nas pessoas.

Se ao contatar a empresa:
O consumidor for / estiver:
O atendente deve ser / dar:
- Objetivo e direto
Objetivo e direto
- Inseguro ou confuso
Apoio, compreensão. Tentar ordenar o
assunto, segurança, confiabilidade a ser transmitida
- Irritado, hostil (sente-se lesado)
Escutar, tratar com firmeza
- Em pânico, situação de emergência
Mostrar ação
- Cínico
Boa vontade e não entrar no jogo
- Paquerador, fazendo convites
Cortar com jeito
- Chantagista
Gravar e acionar o jurídico
- Mal educado e grosseiro
Educação, firmeza
- Camarada
Ser amável

 



Como atender bem o cliente?

Já passou o tempo em que bastava fazer um produto ou serviço e colocá-lo no mercado para que os clientes aparecessem. De uma concepção baseada no produto, passou-se a uma orientação para o cliente.
Saber o que querem os clientes a qualquer hora, quais as suas preferências e os seus gostos são questões fundamentais para qualquer administrador. Atender bem ao cliente não é mais simplesmente recepcioná-lo dentro do estabelecimento, não é mais ser cordial ao telefone, ou responder de imediato o seu e-mail. Atender bem ao cliente é poder antecipar-se às suas necessidades.
É captar sua voz. Esta é a fase inicial de todo o processo de atendimento. Baseia-se na idéia de que é necessário ir falar com os clientes. Não basta apenas proceder aos estudos analíticos, é também preciso visitar quem, de fato, vai, ou está utilizando os produtos ou serviços. Assim, devem-se organizar as visitas que serão feitas aos clientes e realizar as entrevistas que vão fornecer a informação essencial. Uma etapa preliminar importante consiste em gerar, nos colaboradores da empresa, uma atitude de escuta aos clientes.
- Definir os clientes a serem contatados. Os dados a serem coletados não são quantitativos, mas sim qualitativos. Assim, escolher as pessoas certas é mais importante do que arranjar um grande número de clientes. Normalmente, bastarão de 12 a 20 pessoas para recolher cerca de 80% da informação mais importante. Por outro lado, estes clientes devem ser representativos de diferentes segmentos de mercado e ter posicionamento face ao produto (satisfeitos; insatisfeitos; perdidos).
- Organizar a visita. Antes de começar, é necessário ter bem claro quais são os objetivos que se pretendem. Podem ser, em relação ao mercado, conhecer as expectativas dos clientes, recolher informação sobre a concorrência, acentuar o esforço de centragem no cliente. Ou estas ações podem ter como objetivo compreender como são utilizados os produtos, como funciona a distribuição, quais os mecanismos de decisão por parte do cliente e quais os elementos que levam à fidelização do cliente.
- Identificar as expectativas dos clientes, pois o importante é transformar a voz dos clientes, coletada através das entrevistas, em expectativas desses mesmos clientes. É necessário traduzir os desejos e opiniões desiguais dos clientes contatados em linguagem útil para a empresa. É preciso transformar as vozes dos clientes em necessidades e expectativas precisas, selecionar as mais significativas e apresentá-las.
Compreendendo as expectativas do cliente, o próximo passo é usar estas informações para concretizar o atendimento, ou seja, partir para a ação. Ação significa o atendimento propriamente dito.
Para que isso se torne efetivo, temos que levar em consideração alguns requisitos, informações e posturas muito importantes. Seguem algumas regras básicas:
- Respeito humano: é importante termos sempre em mente que o outro, assim como nós, tem muitas qualidades e defeitos e que cada um de nós possui sentimentos e que nos guiamos por escala de valores diferentes. Por isso: "Trate o outro como ele gostaria de ser tratado!".
- Interesse pelas pessoas: por mais diferentes que possamos ser, queremos que se interessem por nós, e por nossos problemas. "Para os outros a nossa vida pode parecer uma comédia, mas para nós que a sentimos, é uma tragédia".
- Ouça com atenção e interesse: as pessoas precisam de tempo para falar sobre si mesmas, seus interesses e problemas. Portanto precisamos ouvir com atenção, interesse e respeito.
- Nunca queira ser o dono da verdade: por mais que possamos conhecer sobre um assunto, mesmo que vivamos 1000 anos, ainda assim haverá muitos aspectos com relação a ele que desconhecemos, sempre haverá algo mais a aprender, uma maneira diferente de ver, portanto nunca se considere o único capaz, ou correto.
- A primeira impressão é a que conta: portanto não seja agressivo, ofensivo, descortês, lembre-se: "O cliente satisfeito sempre volta". Se o primeiro contato for alegre, cordial, cortês, esta será a impressão que deixaremos para o outro. Porém se num outro contato formos grosseiros, mal-educados, sem dúvida toda aquela primeira impressão será apagada e substituída por essa nova.
Faça perguntas para descobrir problemas, desejos e necessidades do cliente. Mas faça perguntas abertas e não perguntas que levem a um "sim" ou "não".
- Ouça com atenção para identificar oportunidades de servir o cliente. Temos que dar tempo às pessoas para que elas possam nos informar sobre elas mesmas, seus interesses e problemas. Portanto, devemos saber ouvir com atenção e interesse.
Para que seu atendimento se destaque dos demais faça algo extra e preocupe-se com o problema e se interesse em ajudar as pessoas! Faça sempre tudo que puder!
Finalizando, para atender bem ao seu cliente, a empresa precisa orientar o serviço, manter estreito relacionamento com o cliente, mostrar valor ao cliente, integrar em tempo real as informações da empresa e ter um canal de comunicação fácil de usar e acessar.













EXERCÍCIO
1.       Quais são as 4 razões para  se ouvir os clientes? Especifique-as.
2.       Como podemos desenvolver a arte do bom relacionamento?
3.       Como são os tipos de clientes? Descreva-os.
4.       Formule, simule e  dramatize um atendimento telefonico usando 04 tipos de consumidores (Trabalho em trio,  grave o video, apresentação na proxima semana.)




TESTE SUA HABILIDADE PARA ATENDER O CLIENTE
Use para sua resposta: sempre, raramente, algumas vezes, jamais.
Sou uma pessoa que …
a)      ... sinto prazer ao lidar com pessoas e perceber que posso ajudá-las de alguma forma.

b)      ... conheço o perfil da clientela com a qual trabalho e busco sempre identificar suas necessidades e expectativas.

c)       ... faço todo o esforço para corresponder às expectativas dos meus clientes, assumindo a responsabilidade por tudo que posso resolver e/ou encaminhando adequadamente, quando o assunto sai de minha alçada.

d)      ... sei ouvir o cliente, mesmo quando este está fazendo uma reclamação, demonstrando atenção pelo que ele está dizendo.

e)      ... sou empático, demonstrando compreender seus sentimentos e o meu interesse em resolver seu problema.

f)       ... expresso-me claramente e de forma objetiva, usando uma linguagem adequada e profissional.

g)      ...sou assertiva, assumindo firmemente minhas posições, sem desconsiderar os direitos e o ponto de vista do cliente.

h)      ...tenho bom autocontrole, conseguindo conter minha ansiedade, estresse, e sentimentos negativos, tomando decisões e agindo de forma equilibrada e profissional.

i)        ...estou constantemente buscando conhecer-me melhor, perceber meus pontos de melhoria e avaliando a qualidade do meu trabalho.

j)        ... busco todas as informações necessárias ao bom desempenho de minha atividade, mesmo que elas não cheguem até a mim, visando orientar, adequadamente, os clientes.

k)      ...tenho uma atitude receptiva, através do olhar, do sorriso e dos gestos, demonstrando ao cliente meu interesse em atendê-lo bem.

l)        ... respeito todos, sem fazer qualquer tipo de discriminação, procurando atender, igualmente, todos, com a maior cortesia.

m)    ... tenho os conhecimentos necessários sobre a empresa/setor/serviço/produto e as habilidades técnicas exigidas para fazer um atendimento rápido e eficaz

n)      ... consigo perceber as reclamações dos clientes como uma oportunidade de melhoria e de compreender melhor suas necessidades, entendendo como uma crítica construtiva.

TOTAL DE PONTOS = SOME TODAS AS RESPOSTAS
SEMPRE = 4
ALGUMAS VEZES = 3
RARAMENTE = 2
JAMAIS = 1
42 a 52 pontos = Sua HABILIDADE PARA ATENDER CLIENTES É BEM DESENVOLVIDA
Você deve ter facilidade para desempenhar suas funções e para se relacionar com os outros, de forma bem adequada e produtiva. Provavelmente, deve ser reconhecido como alguém extremamente profissional e que gosta do que faz! De qualquer forma, seja humilde para admitir eventuais falhas e dificuldades, buscando a sua própria superação e sendo melhor a cada dia!
31 a 41 pontos = Sua HABILIDADE PARA ATENDER CLIENTES É RAZOÁVEL
Você precisa, porém, desenvolver mais algumas competências Em alguns aspectos, suas atitudes em relação aos clientes ainda não são totalmente satisfatórias. O primeiro passo é identificar os pontos de melhoria, através da auto-análise, do feedback das pessoas que trabalham com você e também dos próprios clientes, buscando desenvolver as suas habilidades, através das ações adequadas às suas necessidades, tais como: treinamentos, coaching, mentoring, auto-ajuda, psicoterapia, aconselhamento e leituras relacionadas ao tema.
Abaixo de 30 pontos = Sua HABILIDADE PARA ATENDER CLIENTES é fraca.
Parabéns pela sua sinceridade nas respostas! Este resultado demonstra que, provavelmente, você gosta do seu trabalho, mas não foi devidamente preparado para assumi-lo, ou sua atividade profissional, não corresponde ao seu perfil e interesse pessoais. Procure, a partir deste teste, da observação das situações do dia-a-dia, e, principalmente, do feedback das pessoas, reconhecer suas vulnerabilidades e elaborar um plano de ações visando à melhoria de sua atuação. Procure aprender com todas as experiências, mesmo que sejam negativas, evitando repetir situações que promovam frustrações e comprometam a sua imagem. Se você deseja continuar trabalhando com atendimento, ou ainda não pode mudar de atividade, esforce-se para desenvolver, pelo menos, aquelas competências que sejam mais críticas para a satisfação do cliente e que impactarão o seu sucesso nessa atividade profissional. Busque ajuda e não desista, pois só você é capaz de vencer este desafio! Na classificação acima damos algumas sugestões para o desenvolvimento pessoal, que poderão ser extremamente úteis para você também! O mais importante é que você tenha a certeza de que sempre é possível desenvolver as competências, que envolvem a excelência no atendimento ao cliente, sejam elas tanto técnicas como emocionais.
Site de Pesquisa: www.sebraesp.com.br/www.google.com.br

CAPÍTULO 8.3- Tema Atitudes Pessoais no Atendimento
A T I T U D E S    P E S S O A I S     N O    A T E N D I M E N T O
O cliente sempre tem razão?
Na realidade, o menos importante é saber se o seu cliente está certo ou errado, se ele tem ou não razão. O que interessa é fornecer a ele, sempre que possível, o que ele quer e necessita. É o relacionamento que importa.

Quando você está atendendo um cliente, tenha sempre em mente que, para ele, é você o representante da empresa (ou do departamento). Naquele momento específico, devemos atender às suas reais necessidades e não usar alguma norma interna da companhia (ou do setor) para nos vermos livres dele. Lembre-se de que o cliente que reclama quer continuar a fazer negócios com você e supõe que você queira estar a par do problema para tomar alguma providência. Quando as pessoas se irritam, o motivo é, geralmente, a impressão de que seu valor não foi reconhecido. Manifestar respeito pelos seus problemas poupa tempo e frustrações, uma vez que é muito difícil ficar irritado com alguém que mostra respeito.
Lembre-se também que é frustrante tentar explicar alguma coisa a alguém que não presta atenção ou que demonstra descaso em suas atitudes. No processo de satisfação do cliente, é fundamental ouvir para entender. Escutar também proporciona tempo para recompormos nossos pensamentos. É importante estar atento para perceber o que o cliente está sentindo, querendo, pensando. Em seguida, repita os detalhes específicos (parafraseie o seu interlocutor) para descobrir se você realmente captou o que ele quer. As pessoas se acalmam quando percebem que estão sendo compreendidas.
Lidar com um cliente furioso é fácil quando você pode solucionar o seu problema. Se você tem essa condição, diga-o imediatamente, da forma mais clara, calma e objetiva possível. Difícil é quando você não pode dar às pessoas exatamente o que elas querem. Nesses casos, descreva, em linhas gerais, as alternativas. Estabeleça com o seu cliente uma solução e comece, imediatamente, a agir para proceder com a completa resolução do problema.
Uma abordagem bastante apropriada para lidar com um cliente furioso é:
ü  obtenha o máximo possível de informações a respeito do problema;
ü  mantenha-se calmo e demonstre uma atitude positiva e respeitosa;
ü  deixe seu cliente extravasar;
ü  faça perguntas e ouça com atenção para obter o máximo de detalhamento;
ü  dê um retorno ao cliente;
ü  desenvolva uma solução em comum acordo com o cliente;
ü  determine uma linha de ação e efetue, imediatamente, as devidas providências;
ü  mantenha seu cliente informado sobre cada passo dado para a solução;
ü  certifique-se de que o problema foi solucionado e verifique se o cliente está satisfeito.
Dessa forma, você perceberá que obteve não só um meio mais rápido, eficaz e barato de trabalhar e conquistar a cooperação de todos, mas também de realizar sua função com menos atritos, frustrações e com maior efetividade e afetividade.


Atitudes para atender melhor o cliente
1. Tenha sensibilidade para perceber e atender as suas expectativas. Faça perguntas, ouça com atenção. Mostre o seu interesse em ajudá-lo; seja útil.
2. Jamais cometa o pecado de discordar do cliente, dizendo que ele está enganado e que você é quem oferece o melhor preço da praça. O cliente pode provar o contrário. De imediato, uma grande muralha será erguida entre vocês, o diálogo poderá acabar e as vendas também.
3. Cada cliente é um caso. Sua sensibilidade diante de suas reações o ajudará no fechamento da venda. Conheça bem as características pessoais de cada um.
4. Todo atendente depende muito de seu próprio senso crítico. Não se acomode. O concorrente estará sempre à espreita e qualquer descuido poderá ser fatal.
 5. Tenha sensibilidade para identificar, aceitar e corrigir seus próprios erros. Sua sensibilidade deve ser apurada no sentido de entender e satisfazer as pessoas.
6. Não espere que seu chefe, seus colegas ou mesmo seus clientes o alertem sobre suas deficiências. Conte com a sua própria sensibilidade. Pratique a auto-avaliação, busque sempre ajudar a si. Não deixe o desânimo tomar conta. Pense positivo, você é um atendente e será um vencedor.
7. Jamais sensibilize um cliente fazendo-se de “pobre coitado” ou mesmo pressionando-o para que ele o ajude. Com esse tipo de apelação você pode perder vendas e clientes. O bom atendente deve ter, acima de tudo, dignidade e não deve usar o artifício de apelações espúrias.
O que evitar diante do cliente:
Bocejar – se o serviço ou produto tiver alguma falha, ele terá motivos de sobra para justificar sua insatisfação.
Mascar chiclete – nada mais monótono do que o movimento contínuo do maxilar; pense no velho provérbio: “A única diferença de uma vaca ruminando e de uma pessoa mascando chiclete é que a vaca tem um olhar inteligente”. Evite ainda “beliscar” qualquer tipo de petisco.
Debruçar-se sobre a mesa ou balcão ou, o que seria ainda pior: encostar-se numa parede como se fosse um quadro decorativo.
Ler revistas ou jornais – para o cliente é coisa de funcionário que não tem o que fazer.
Lixar as unhas – principalmente em recepções. Se for absolutamente necessário, faça-o em lugar fechado, longe dos olhares do público.
Chegar atrasado – uma pessoa que aguarda ser atendida tem cada minuto de sua vida desperdiçado pela ineficiência ou falta de respeito do funcionário que chega atrasado. Nunca se esqueça: a pontualidade é uma das melhores demonstrações de respeito.
Mau humor – indiscutivelmente, o pior defeito do ser humano e um erro gravíssimo na vida de um profissional. O mau humor é notado e percebido não só na expressão do contaminado, mas na atitude negativa, na indisposição, na postura, nos gestos e atitudes.
Poluição verbal – ocorre quando tratamos os colegas de trabalho por apelidos irônicos ou pejorativos, como: gordo, barba, bigode, alemão, crioulo, magrela, popozuda... Quem trata um colega assim, não terá muito respeito pelo cliente. Afinal, colega de trabalho também é cliente... cliente interno, lembra-se?
Poluição visual – evite os “modelitos” que comprometem a sua imagem profissional e a da própria empresa. Estão absolutamente proibidas jóias e bijuterias grandes ou barulhentas, cores berrantes, decotes extravagantes ou acessórios que desviam a atenção do cliente.
Nunca fale mal – nem da empresa em que trabalha, do chefe, dos colegas de trabalho, nem de outros clientes. Agindo dessa forma, o cliente pensará que você também poderá criticá-lo assim que ele virar as costas. Comentários maliciosos ou maldosos sobre alguém ou alguma coisa estão vetados.
Reclamar de salário, da vida, da família e do mundo – reclamações, definitivamente, minam a paciência do interlocutor. Excesso de intimidade – também deve ser abolido. Nada de chamar o cliente de “fofo”, “meu amor”, “paixão”, “querida”, “lindinha”, “meu bem”, “gato”, “moreno”... (sem comentários!).
Box de atendimento
Como avaliar a qualidade do atendimento:
No final de uma chamada telefônica, é importante certificar-se de que quem fez a chamada foi identificado, o assunto teve seguimento e quais as tarefas que ficaram por fazer – respostas a dar, etc. Nesta fase, será avaliado também o desempenho do responsável pelo atendimento da chamada, ou seja: se estava ou não na secretária dele para atender de imediato a chamada, se soube dar andamento à resolução dos problemas, se ligou ou não de volta à pessoa, etc.
Existem alguns critérios para avaliar a qualidade do serviço e do pessoal de atendimento da  empresa. Poderá ser feita através de inquéritos a clientes ou de testes anônimos rápidos.
As perguntas mais freqüentes são:
1. O telefone tocou mais de três vezes? Qual foi o tempo de espera depois de estar em linha?
3. Foi informado dos progressos na localização da pessoa que queria contatar?
4. Deram-lhe a escolher se preferia aguardar ou deixar mensagem?  Qual o tempo decorrido até voltarem a ligar para você?
6. Disseram, por exemplo, que a pessoa estava fora antes de lhe perguntarem o seu nome?
7. Quantas vezes foi transferida a chamada? Qual a duração total da chamada?
9. Quantas vezes o cliente teve de ligar para ter a resposta desejada?  Quando o cliente voltou a ligar, a pessoa que o atendeu estava a par da sua situação e/ou pedido?
EXERCÍCIO
  1. Use sua criatividade na construção desta tarefa, use o assunto do capitulo 8.3 –Atitudes no atendimento - , e crie sua mensagem de abordagem correta e incorreta no trato com cliente. (musica, jingle, teatro, video, dramatização, mímica)



CAPÍTULO 9- Tema Departamento de Pessoal  e RH
D E P A R T A M E N T O    P E S S O A L      E       R E C U R S O S    H U M A N O S
DP (departamento pessoal), é responsável pela parte burocrática (relativo a legislação Trabalhista e Previdenciária). É o setor que elabora a folha de pagamento, faz registro das carteiras dos funcionários, calcula as guias do INSS e FGTS para pagamento, cuida da parte demissional, etc.
O RH (Recursos Humanos, hoje chamado de Gestão Pessoal GRH) é o que se responsabiliza pela seleção, isto é, verificação se as pessoas estão aptas para um determinado cargo da empresa. Este setor é o que faz os testes pré-admissionais nos candidatos as vagas. Cuidam da parte de relações humanas entre os funcionários, ministram palestras sobre motivação. Fazem trabalhos voltados paras as relações socio-afetivas dos funcionários. Fazem trabalhos voltados para o lado psicológico e do bom relacionamento dos funcionários da empresa.
Um bom exemplo para se distinguir o RH do DP é o seguinte:
As empresas menores tem o costume de terceirizar estes dois departamentos. Normalmento o DP é feito por um escritório de Contabilidade, já o de RH é feito por Agências de Empregos.



CAPÍTULO 9.1- Tema: Noções Sobre Rotinas de Admissão e Demissão
A D M I S S Ã O        E        D E M I S S Ã O
Registro de Funcionário
CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL será obrigatoriamente apresentada, contra recibo, pelo trabalhador ao empregador que o admitir, o qual terá o prazo de 48 (quarenta e oito) horas para nela anotar, especificamente:
1)      a data de admissão;
2)      a remuneração e as condições especiais, se houver.
Base Legal: art. 29 da CLT.
LIVRO OU FICHA DE REGISTRO DE EMPREGADO
Em todas as atividades será obrigatório para o empregador o registro dos respectivos trabalhadores, no livro ou ficha individual respectivo.
 Base: art. 41 da CLT.
EXAME MÉDICO
Os exames médicos são obrigatórios na admissão, na demissão e periodicamente no curso do vínculo empregatício.
Na admissão é requisito imprescindível, uma vez que através dele se verifica a capacidade física ou mental do empregado.
O exame médico é por conta do empregador, ao empregado, por ocasião de sua admissão - art. 168, I, da CLT.
As condições e procedimentos deverão ser realizadas de acordo com as disposições contidas na NR – 7.
É vedado exigir atestado ou exame, de qualquer natureza, para comprovação de esterilidade ou gravidez, na admissão ou permanência no emprego - art. 373A, IV da CLT.
Todos os empregadores e instituições que admitam empregados são obrigados a elaborar e implementar o Programa de Controle de Saúde Ocupacional – PCMSO.
CONTRIBUIÇÃO SINDICAL
No ato da admissão de qualquer empregado, dele exigirá o empregador a apresentação da prova de quitação da contribuição sindical.
Os empregados que não estiverem trabalhando no mês destinado ao desconto da contribuição sindical, serão descontados no primeiro mês subsequente ao do reinício do trabalho.
De igual forma se procederá com os empregados que forem admitidos depois daquela data e que não tenham trabalhado anteriormente nem apresentado a respectiva quitação.
 Bases: art. 601 e 602 da CLT.

CONTRATO DE TRABALHO DE EXPERIÊNCIA

Na hipótese da contratação envolver experiência, deve-se proceder ao preenchimento e assinatura do referido contrato, estipulando as condições e o prazo de experiência.
O contrato de experiência é utilizado para conhecimento das partes e seu prazo é limitado legalmente em 90 dias.
Celebrado o contrato, a empresa deve providenciar as devidas anotações na CTPS no campo de “Anotações Gerais”.
Para maiores detalhes, acesse o tópico Contrato de Experiência.

ADMISSÃO DE EMPREGADOS MENORES DE IDADE

Para o menor aprendiz efetua-se o contrato de aprendizagem com o SESC/SENAC/SENAI ou na própria empresa, neste caso deve existir um convênio entre a empresa e a entidade (Decreto 31.546/52 e Portaria MNTIC nº 193/58).
 Para maiores detalhes, acesse o tópico Contrato de Trabalho - Menor Aprendiz.

ACORDO DE PRORROGAÇÃO DE HORAS
A duração do trabalho normal para os empregados urbanos ou rurais é limitado em 44 (quarenta e quatro)
horas semanais ou 8 (oito) horas diárias.

 No entanto, a jornada máxima diária poderá ser prorrogada até mais 2 (duas) horas, desde que pagos com adicional de no mínimo 50% (cinqüenta por cento) à do horário normal - art. 7º, XVI da CF.
O acordo deverá ser escrito, se individual, assinado pelo empregado, onde o mesmo expressará a sua concordância em fazer horas extras ou, ainda, por meio de acordo ou convenção coletiva.
ACORDO DE COMPENSAÇÃO DE HORAS
O Acordo de Compensação é documento necessário para a admissão, nos casos de compensação do horário do sábado com outros dias da semana
Para maiores detalhes, acesse o tópico Acordo de Compensação de Horas.

DECLARAÇÃO DE DEPENDENTES
Caso a remuneração do empregado supere o valor da isenção da tabela do imposto de renda na fonte, fazer a declaração por escrito, assinada pelo empregado, dos seus dependentes.
AUTORIZAÇÃO DE DESCONTOS
Caso o empregador mantenha convênios, e o empregado queira usufruir dos mesmos, deverá ser providenciado a autorização específica, assinado pelo empregado.
Além dessa autorização, deve constar no próprio contrato de trabalho cláusula autorizando os citados descontos.
VALE TRANSPORTE
O empregado para passar a receber o Vale-Transporte deverá informar ao empregador, por escrito:
Ø  seu endereço residencial;
Ø  os serviços e meios de transporte mais adequados ao seu deslocamento residência-trabalho e vice-versa;
Ø  número de vezes utilizados no dia para o deslocamento residência/trabalho/residência.
A empresa deverá obter declaração negativa quando o funcionário não exercer a opção deste benefício.
OUTROS DOCUMENTOS COMPLEMENTARES
  • 1 Foto 3 x 4
  • CPF
  • Comprovante de Inscrição do PIS (“Cartão PIS”)
  • Titulo de eleitor.
  • Certificado de reservista, ou prova de alistamento militar.
  • Carteiras profissionais expedidas pelos órgãos de classe, por exemplo: OAB, CREA, CRC.
  • Relação de salário de contribuição – necessário para os casos de comprovação de carência quando da solicitação de benefícios previdenciários, por exemplo, auxílio-doença.

SALÁRIO FAMÍLIA
É direito constitucional do trabalhador de baixa renda, pago em razão de seu dependente.


DEMISSÃO: Como Proceder

Homologação
Art. 500. O pedido de demissão do empregado estável só será válido quando feito com a assistência do respectivo Sindicato e, se não o houver, perante autoridade local competente do Ministério do Trabalho ou da Justiça do Trabalho.
Férias
Art. 146. Na cessação do contrato de trabalho, qualquer que seja a sua causa, será devida ao empregado a remuneração simples ou em dobro, conforme o caso, correspondente ao período de férias cujo direito tenha adquirido.
Parágrafo único. Na cessação do contrato de trabalho, após 12 (doze) meses de serviço, o empregado, desde que não haja sido demitido por justa causa, terá direito à remuneração relativa ao período incompleto de férias, de acordo com o art. 130, na proporção de 1/12 (um doze avos) por mês de serviço ou fração superior a 14 (quatorze) dias.
Art. 147. O empregado que for despedido sem justa causa, ou cujo contrato de trabalho se extinguir em prazo predeterminado, antes de completar 12 (doze) meses de serviço, terá direito à remuneração relativa ao período incompleto de férias, de conformidade com o disposto no artigo anterior.
Parágrafo único. Na cessação do contrato de trabalho, após 12 (doze) meses de serviço, o empregado, desde que não haja sido demitido por justa causa, terá direito à remuneração relativa ao período incompleto de férias, de acordo com o art. 130, na proporção de 1/12 (um doze avos) por mês de serviço ou fração superior a 14 (quatorze) dias.
Multa FGTS
Quando o empregador demitir sem justa causa, deve, por ocasião da rescisão do contrato, depositar 50% do total de todos os depósitos realizados na conta vinculada do trabalhador, atualizados monetariamente e mais os juros, sendo 40% na conta vinculada deste, e 10% para contribuições sociais de que trata a Lei Complementar nº 110, de 26/06/01
Ocorrendo rescisão do contrato de trabalho, por parte do empregador, ficará este obrigado a depositar na conta vinculada do empregado, além dos 40% previstos na alínea "e" ou 20% previstos da alínea "f", os valores relativos aos depósitos referentes ao mês de rescisão e ao imediatamente anterior que ainda não houver sido recolhido.
Indenização
Art. 477. É assegurado a todo empregado, não existindo prazo estipulado para a terminação do respectivo contrato, e quando não haja ele dado motivo para cessação das relações de trabalho, o direito de haver do empregador uma indenização, paga na base da maior remuneração que tenha percebido na mesma empresa.
§ lº. O pedido de demissão ou recibo de quitação de rescisão do contrato de trabalho, firmado por empregado com mais de 1 (um) ano de serviço, só será válido quando feito com a assistência do respectivo Sindicato ou perante a autoridade do Ministério do Trabalho.
Art. 478. A indenização devida pela rescisão de contrato por prazo indeterminado será de 1(um) mês de remuneração por ano de serviço efetivo, ou por ano e fração igual ou superior a 6 (seis) meses.
Por exemplo: Se o funcionário trabalhou de um ano completo a um ano e cinco meses, incluindo férias, recebe um mês do maior salário que recebeu no condomínio. Assim por diante: ele recebe um salário por cada ano trabalhado, e a fração correspondente acima de seis meses.
§ lº. O primeiro ano de duração do contrato por prazo indeterminado é considerado como período de experiência, e, antes que se complete, nenhuma indenização será devida.
Justa causa
Art. 482. Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador:
a) ato de improbidade;
b) incontinência de conduta ou mau procedimento;
c) negociação habitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador, e quando constituir ato de concorrência à empresa para a qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao serviço;
d) condenação criminal do empregado, passada sem julgado, caso não tenha havido suspensão da execução da pena;
e) desídia no desempenho das respectivas funções;
f) embriaguez habitual ou em serviço;
g) violação de segredo da empresa;
h) ato de indisciplina ou de insubordinação;
i) abandono de emprego;
j) ato lesivo da honra ou da boa fama praticado no serviço contra qualquer pessoa, ou ofensas físicas, nas mesmas condições, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;
k) ato lesivo da honra ou da boa fama ou ofensas físicas praticadas contra o empregador e superiores hierárquicos, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;
l) prática constante de jogos de azar.
A justa causa do empregado
Art. 483. O empregado poderá considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenização quando:
a) forem exigidos serviços superiores às suas forças, defesos por lei, contrários aos bons costumes, ou alheios ao contrato;
b) for tratado pelo empregador ou por seus superiores hierárquicos com rigor excessivo;
c) correr perigo manifesto de mal considerável;
d) não cumprir o empregador as obrigações do contrato;
e) praticar o empregador ou seus prepostos, contra ele ou pessoas de sua família, ato lesivo da honra e boa fama;
f) o empregador ou seus prepostos ofenderem-no fisicamente, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;
g) o empregador reduzir o seu trabalho, sendo este por peça ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importância dos salários.












EXERCICIO  - CONTRATO DE TRABALHO (PREENCHER)

Pelo presente instrumento de Contrato de Experiência, a empresa ______________________________________________________, com sede na _________________________________________, n.__________, Cidade de _______________________ no estado __________________________, inscrita no CNPJ do MF sob número______________________________, denominada doravante de Empregadora e o Sr. __________________________________________________ domiciliado na ___________________________________________________, n.__________, Cidade de _______________________ no estado __________________________, portador da CTPS n. ______________________ série _________________________, doravante denominado Empregado, estabelecem entre si o presente Contrato Individual de Trabalho para fins de experiência, conforme legislação trabalhista em vigor, regido pelas cláusulas abaixo e demais disposições legais vigentes:
 1) O Empregado trabalhará para a Empregadora na função de ______________________________ e mais as funções que vierem a ser objeto de ordens verbais, cartas ou avisos, segundo as necessidades da Empregadora.
 2) O local de trabalho será a sede da empresa estabelecida na _____________________________, podendo a Empregadora, a qualquer tempo, transferir o Empregado a título precário ou definitivo, tanto no âmbito da unidade para a qual foi admitido como para outra localidade ou unidade da Federação.
 3) O horário de trabalho do autor será das _________ às __________, de segundas a sextas-feiras e aos sábados das ______ às ______ perfazendo um total de 44 horas semanais.
 3.1) A Empregadora poderá exigir do empregado, nos termos da lei, a prestação de horas extraordinárias, pelas quais pagará adicional de 50% sobre o valor do salário-hora normal.
 4) O Empregado perceberá remuneração mensal de R$ ___________________ ( _____________________________________________ _____________________), acrescido dos seguintes adicionais (apenas se aplicável).
 5) O prazo deste contrato é de ____________ (__________________________) dias, com início em ___/___/___ e término em ___/___/___.

6) Além dos descontos previstos em Lei, reserva-se a Empregadora o direito de descontar do Empregado as importâncias correspondentes aos danos, ainda que por culpa, causados por este.


7) O Empregado fica ciente do Regulamento da Empresa e das Normas de Segurança que regulem suas atividades na Empregadora e se compromete a usar os equipamentos de segurança fornecidos, sob pena de ser punido por falta grave, nos termos da Legislação vigente e demais disposições inerentes à segurança e medicina do trabalho.


Permanecendo o Empregado a serviço da Empregadora após o término da experiência, continuarão em vigor as cláusulas constantes deste contrato.


E estando conforme com o presente contrato assinam este em duas vias na presença das testemunhas que também o firmam.


___________________, _____ de ______________________ de _____________________________.

_______________________________
_________________________________
Empregado
Empregador
_______________________________

Responsável (se adolescente)

_______________________________
_________________________________
Testemunha
Testemunha

FICHA ADMISSÃO FUNCIONÁRIOS
FUNCIONÁRIO:_____________________________________________________________________
DATA ADMISSÃO: _____/____/_____  FUNÇÃO: __________________________________________
SALÁRIO:  R$ _____________________   PGTO:  (      )  hora   (      ) dia     (      ) mês
HORÁRIO DE TRABALHO: _______às _______com _______minutos para descanso.

ENDEREÇO ___________________________________Nº: ________compl.: _______________________

Bairro:________________________Cidade:________________Cep:__________ Estado:__________
DATA NASCIMENTO: _____/____/____ LOCAL NASC.: _____________________UF:_______________

CARTEIRA DE IDENTIDADE Nº:_______________ÓRGÃO EMISSOR: __________UF:_______________

CPF:___________________________CARTEIRA HABILITAÇÃO:_______________________________

TÍTULO ELEITOR Nº:__________________________ZONA:_____________SEÇÃO: _______________
FILIAÇÃO:   ________________________________________________________________________
NOME DO CÔNJUGE:  ________________________________________________________________
NOME DOS DEPENDENTES (filhos):
1)_________________________________________________DATA NASCIMENTO: ____/____/____
2)_________________________________________________DATA NASCIMENTO  ____/____/____


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ADMISSÃO

-           Atestado médico admissional;
-           Cópia da carteira de identidade, CPF, título de eleitor (opcional carteira de motorista, se for o cargo do funcionário);
-           Cópia de Carteira de Reservista (para homens maiores de 18 anos)
-           Carteira de Trabalho;
-           01 Foto 3 X 4;
-         Cópia das certidões de nascimento dos filhos (se houver);
-         Se os filhos forem menores de cinco anos, cópia da carteira de vacinação. Se forem maiores de sete anos, comprovantes de freqüência escolar; Comprovante de residência.

FORMULARIO PARA SOLICITAÇÃO DE VALES TRANSPORTE

CONVÊNIO _______________________________________________________

Nº. OU NOME

DADOS DO FUNCIONÁRIO


Nome Completo  : _______________________________________________________________

Endereço              : _______________________________________________________________

Local de Trabalho: ______________________________________________


Deslocamento – Residência/Trabalho

ORDEM      |     Nº. DA LINHA     |   VALOR DA PASSAGEM     |     Nº. DE VEZES       
01                 |                                    |                                                    |
02                 |                                    |                                                    |
03                 |                                    |                                                    |
04                 |                                    |                                                    |

Deslocamento – Trabalho/Residência

ORDEM      |     Nº. DA LINHA     |   VALOR DA PASSAGEM      |    Nº. DE VEZES       
01                 |                                    |                                                     |
02                 |                                    |                                                     |
03                 |                                    |                                                     |
04                 |                                    |                                                     |

DECLARAÇÃO DO FUNCIONÁRIO

(     )  Autorizo a Empresa a descontar mensalmente de meus vencimentos , até o limite de 6% valor destinado a cobrir o fornecimento de Vales Transporte por mim utilizados.
(     ) Declaro que as linhas acima discriminadas são as mais adequadas ao trajeto Residência/Trabalho e vice versa, sendo verdadeiras e atuais as informações acima.
(     ) Declaro que não desejo receber Vales Transporte.
Em: _________/_________/_________

_____________________________                   ___________________________________
    Assinatura do Funcionário                                             Assinatura do Coordenador



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Rescisão de contrato de trabalho sem justa causa com aviso prévio0 trabalhado


Admissão: 15-Jun-2008
Afastamento: 06-Abr-2010
Motivo do afastamento: Dispensa sem justa causa
Salário base: 800,00
Aviso prévio: trabalhado
Férias vencidas: não

Valor a ser pago: $ 1.220,09

Obs.: Além do valor da rescisão, o empregado tem direito à multa de 40% sobre o valor do fundo de garantia.
Memória de Cálculo

Salários


Saldo de salário (6/30): $ 160,00 [INSS: $ 12,80]

Total de salários: $ 160,00

INSS sobre salários: $ 12,80
IRPF sobre salários (base = $ 160,00 - $ 12,80 = $ 147,20): $ 0,00

Total de descontos sobre salários: $ 12,80
Décimo terceiro


Décimo terceiro proporcional (3/12): $ 200,00 [INSS: $ 16,00]

Total de décimo terceiro: $ 200,00

INSS sobre décimo terceiro: $ 16,00
IRPF sobre décimo terceiro (base = $ 200,00 - $ 16,00 = $ 184,00): $ 0,00

Total de descontos sobre décimo terceiro: $ 16,00
Férias


Férias proporcionais (10/12): $ 666,67
1/3 sobre férias proporcionais: $ 222,22

Total de férias: $ 888,89

INSS sobre férias: $ 0,00
IRPF sobre férias (base = $ 666,67 + $ 222,22 = $ 888,89): $ 0,00

Total de descontos sobre férias: $ 0,00
Outros vencimentos



Total de outros vencimentos: $ 0,00

INSS sobre outros vencimentos: $ 0,00
IRPF sobre outros vencimento (base = $ 0,00): $ 0,00

Total de descontos sobre outros vencimentos: $ 0,00

Outros descontos do empregado


Total de outros descontos: $ 0,00
Total de Vencimentos: $ 160,00 + $ 200,00 + $ 888,89 + $ 0,00 = $ 1.248,89
Total de Descontos: $ 12,80 + $ 16,00 + $ 0,00 + $ 0,00 + $ 0,00 = $ 28,80

Total Líquido: $ 1.220,09



Rescisão de contrato de trabalho sem justa causa com aviso prévio recebido


Admissão: 15-Jun-2008
Afastamento: 06-Abr-2010
Motivo do afastamento: Dispensa sem justa causa
Salário base: 800,00
Aviso prévio: indenizado
Férias vencidas: não

Valor a ser pago: $ 2.111,65

Obs.: Além do valor da rescisão, o empregado tem direito à multa de 40% sobre o valor do fundo de garantia.
Memória de Cálculo

Salários


Saldo de salário (6/30): $ 160,00 [INSS: $ 12,80]
Aviso prévio: $ 800,00 [INSS: $ 64,00]

Total de salários: $ 960,00

INSS sobre salários: $ 76,80
IRPF sobre salários (base = $ 160,00 - $ 12,80 = $ 147,20): $ 0,00

Total de descontos sobre salários: $ 76,80
Décimo terceiro


Décimo terceiro proporcional (3/12): $ 200,00 [INSS: $ 16,00]
Décimo terceiro indenizado (1/12): $ 66,67

Total de décimo terceiro: $ 266,67

INSS sobre décimo terceiro: $ 16,00
IRPF sobre décimo terceiro (base = $ 200,00 - $ 16,00 + $ 66,67 = $ 250,67): $ 0,00

Total de descontos sobre décimo terceiro: $ 16,00
Férias


Férias proporcionais (10/12): $ 666,67
1/3 sobre férias proporcionais: $ 222,22
Férias indenizadas (1/12): $ 66,67
1/3 sobre férias indenizadas: $ 22,22

Total de férias: $ 977,78

INSS sobre férias: $ 0,00
IRPF sobre férias (base = $ 666,67 + $ 222,22 + $ 66,67 + $ 22,22 = $ 977,78): $ 0,00

Total de descontos sobre férias: $ 0,00
Outros vencimentos

Total de outros vencimentos: $ 0,00

INSS sobre outros vencimentos: $ 0,00
IRPF sobre outros vencimento (base = $ 0,00): $ 0,00
Total de descontos sobre outros vencimentos: $ 0,00
Outros descontos do empregado


Total de outros descontos: $ 0,00
Total de Vencimentos: $ 960,00 + $ 266,67 + $ 977,78 + $ 0,00 = $ 2.204,45

Total de Descontos: $ 76,80 + $ 16,00 + $ 0,00 + $ 0,00 + $ 0,00 = $ 92,80

Total Líquido: $ 2.111,65

Rescisão de contrato de trabalho por justa causa


Admissão: 15-Jun-2008
Afastamento: 06-Abr-2010
Motivo do afastamento: Dispensa com justa causa
Salário base: 1.250,00
Férias vencidas: não

Valor a ser pago: $ 230,00

Memória de Cálculo

Salários


Saldo de salário (6/30): $ 250,00 [INSS: $ 20,00]

Total de salários: $ 250,00

INSS sobre salários: $ 20,00
IRPF sobre salários (base = $ 250,00 - $ 20,00 = $ 230,00): $ 0,00

Total de descontos sobre salários: $ 20,00
Décimo terceiro


Total de décimo terceiro: $ 0,00
INSS sobre décimo terceiro: $ 0,00
IRPF sobre décimo terceiro (base = $ 0,00): $ 0,00

Total de descontos sobre décimo terceiro: $ 0,00
Férias


Total de férias: $ 0,00

INSS sobre férias: $ 0,00
IRPF sobre férias (base = $ 0,00): $ 0,00

Total de descontos sobre férias: $ 0,00
Outros vencimentos


Total de outros vencimentos: $ 0,00

INSS sobre outros vencimentos: $ 0,00
IRPF sobre outros vencimento (base = $ 0,00): $ 0,00

Total de descontos sobre outros vencimentos: $ 0,00
Outros descontos do empregado


Total de outros descontos: $ 0,00

Total de Vencimentos: $ 250,00 + $ 0,00 + $ 0,00 + $ 0,00 = $ 250,00

Total de Descontos: $ 20,00 + $ 0,00 + $ 0,00 + $ 0,00 + $ 0,00 = $ 20,00

Total Líquido: $ 230,00


[TRCT.jpg]
CAPÍTULO 9.2- Tema: Elaboração de Folha de Pagamento
E L A B O R A Ç Ã O      D E      F O L H A     D E     P A G A M E N T O

Folha de Pagamento de Funcionário
Obrigatoriedade
A folha de pagamento é um documento de emissão obrigatória para efeito de fiscalização trabalhista e previdenciária.
Para sua elaboração não existe modelo oficial, podendo ser adotados critérios que melhor atendam aos interesses de cada empresa, observadas as informações que legalmente deve conter.
Os empregados contratados por prazo determinado nos moldes da Lei nº 9.601/98 deverão, para efeitos previdenciários e trabalhistas, ser discriminados em separado, em folha de pagamento distinta.
A empresa é, também, obrigada a preparar folha de pagamento da remuneração paga ou creditada a todas as pessoas físicas que prestem serviços sem vínculo empregatício tais como trabalhador avulso, autônomo e equiparado e empresário, relacionados coletivamente por estabelecimento da empresa, por obra de construção civil, e indicação de seu registro no caso de trabalhador avulso.
Salário e Remuneração
 Salário é a contraprestação devida ao empregado pela prestação de serviços, em decorrência do contrato de trabalho.
Remuneração é a soma do salário contratualmente estipulado (mensal, por hora, por tarefa etc.), com outras vantagens percebidas na vigência do contrato trabalho.
Assim, integram a remuneração, além da importância fixa e estipulada, as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagem (excedentes de 50% do salário) e abonos pagos pelo empregador.
Discriminação das Verbas
A remuneração paga ao empregado deverá discriminar todas as verbas que a compõem, ou seja, salário, horas extras, adicional noturno, adicional de periculosidade, insalubridade, considerando que a legislação trabalhista proíbe o chamado salário complessivo, isto é, aquele que engloba vários direitos legais ou contratuais do empregado. Nesse sentido, manifestou-se o Tribunal Superior do Trabalho, através do Enunciado nº 91 :
"Nula é a cláusula contratual que fixa determinada importância ou percentagem para atender englobadamente vários direitos legais ou contratuais do trabalhador."
Assim, ao elaborar a folha de pagamento, devem-se destacar as verbas pagas, discriminando-as uma a uma.
Horas Extras
Se o empregado trabalhar em horas suplementares, através de acordo de prorrogação de horas, as mesmas serão pagas com adicional de 50% sobre o valor da hora normal, conforme o disposto no art. 7o , inciso XVI da Constituição Federal.
Ressalvamos a possibilidade da existência de percentual superior ao fixado pela CF, através de contrato, acordo ou convenção coletiva.
Cálculo da Hora Extra:
- Salário- hora normal = R$ 5,00
- Adicional de hora extra = R$ 5,00 x 50% = R$ 2,50
- Valor da hora extra = R$ 5,00 + R$ 2,50 = R$ 7,50
Adicional Noturno
O empregado que trabalhar no período noturno, ou seja, aquele compreendido entre às 22:00 horas de dia e às 5:00 horas do dia seguinte, fará jus ao adicional de 20% sobre o salário- hora diurno.
A hora do trabalho noturno é de 52 minutos e segundos.
Portanto, se o empregado trabalha das 22:00 horas às 5:00, terá de efetivo trabalho 7 horas normais, ou seja, de 60 minutos, devendo perceber o equivalente a 8 horas, conforme demonstrativo abaixo:
7 horas x 60 minutos = 420 minutos
420 minutos ÷ 52m 30seg = 8 horas
Neste caso, receberá como remuneração nas 8 horas trabalhadas:
Hora diurna = R$ 5,00
Adicional noturno = R$ 1,00 (R$ 5,00 x 20%)
Hora noturna = R$ 6,00
8 horas noturnas x R$ 6,00 = R$ 48,00
Adicional de Periculosidade
Os empregados que trabalham em contato permanente com inflamáveis, explosivos, raios ionizantes (radiação em geral), ou eletricidade, recebem um adicional de 30% sobre o salário contratual, não incidindo referido percentual sobre prêmios, gratificações e participação nos lucros.

Exemplo:
Salário contratual = R$1.000,00
Adicional de periculosidade = R$ 300,00 (30% de R$ 1.000,00)
Adicional de Insalubridade
É pago aos empregados que trabalham nas atividades consideradas insalubres, nocivas à saúde do trabalhador
O adicional de insalubridade será de 10%, 20% ou 40% do salário mínimo, (ou piso da categoria, se houver), conforme o grau de insalubridade (mínimo, médio ou máximo), conforme quadro das atividades insalubres constante da Norma Regulamentadora nº15 / Portaria MTb nº 3.214/78.
Através da adoção de normas de proteção no próprio ambiente de trabalho ou através do uso de equipamentos individuais, a insalubridade poderá ser eliminada ou ter reduzido seu grau, eliminando ou reduzindo, conseqüentemente, o adicional.
Adicional de Insalubridade/periculosidade e Horas Extras
Se o empregado trabalhar em local insalubre e prorrogar a sua jornada de trabalho, perceberá a título de hora extra o adicional de 50%, calculado sobre a hora normal, acrescida do valor da insalubridade.
Exemplo:
Periculosidade e horas extras, dados:
Salário mensal = R$ 1.100,00
Valor da hora extra = R$ 1.100,00 ÷ 220 x l,50 h = R$7,50
Valor do adicional de periculosidade por hora = (30% do salário-base)
R$ 1.100,00 x 30% = R$ 330,00 ÷ 220 hs = R$ 1,50
Resumo:
Salário mensal = R$ 1.100,00
8 horas extras = R$ 60,00 (8h x R$ 7,50)
Adicional de periculosidade = R$ 342,00 (220h normais + 8h extras = 228h x R$1,50)
Total = Cr$ 1.502,00


Descontos na Folha de Pagamento
A legislação trabalhista permite que se efetue descontos no salário do empregado somente quando tratar-se de adiantamentos (vales), de dispositivos de lei ou de contrato coletivo. Os demais descontos somente serão permitidos através de acordo entre empregado e empresa ou com expressa autorização do empregado.
Contribuição Sindical
Na folha de pagamento do mês de março, a empresa é obrigada a descontar um dia de trabalho de todos os empregados, qualquer que seja a forma da referida remuneração.
Vale-Transporte
A empresa que conceder o vale-transporte está autorizada a descontar mensalmente do empregado a parcela equivalente a até 6% de seu salário básico ou vencimento, excluídos quaisquer vantagens ou adicionais.
Imposto de Renda na Fonte
O Imposto de Renda, a ser descontado na folha sobre os rendimentos do trabalho assalariado pagos pelas pessoas físicas ou jurídicas, deverá ser calculado de acordo com a tabela progressiva, que reproduzimos seguir.
Base de cálculo mensal em R$
Alíquota (%)
Parcela a deduzir do imposto em R$
Até 1.058,00
De 1.058,01 até 2.115,00
Acima de 2.115,00
Isento
15,00
27,5
-
158,70
423,08

Contribuição à Previdência Social
De acordo com a legislação previdenciária, a empresa é obrigada a preparar a folha de pagamento da remuneração paga ou creditada a todos os segurados a seu serviço.
A folha de pagamento, elaborada mensalmente deverá discriminar:
a) os nomes dos segurados empregados, relacionados coletivamente por estabelecimento da empresa, com indicação de seus registros;
b) o cargo, a função ou o serviço prestado pelo segurado;
c) as parcelas integrantes da remuneração;
d) as parcelas não integrantes da remuneração;
e) os descontos legais.
A contribuição do empregado e do trabalhador avulso é calculada de acordo com a seguinte tabela vigente:
Salário-de-contribuição
(R$)
Alíquota para fins de recolhimento ao INSS (%)
Até 720,00
De 720,01até 1.200,00
De 1.200,01 até 2.400,00
7,65
9,00
11,00
A alíquota é reduzida apenas para remunerações até R$ 720,00 (três salários mínimos), em função do disposto no inciso II do art. 17 da Lei nº 9.311, de 24.10.96 (CPMF).
A contribuição a cargo da empresa destinada à Seguridade Social é de:
a) 20% sobre o total das remunerações pagas, devidas ou creditadas, a qualquer título, durante o mês, aos segurados empregados que lhe prestem serviços;
b) 20% sobre o total das remunerações ou retribuições pagas ou creditadas pelas empresas e pessoas jurídicas, no decorrer do mês, aos segurados empresários, trabalhadores autônomos e equiparados, (contribuintes individuais), avulsos, e demais pessoas físicas pelos serviços prestados sem vínculo empregatício;
c) 1 %, 2% ou 3% do total das remunerações pagas ou creditadas no decorrer do mês aos segurados empregados e trabalhadores avulsos, para o financiamento dos benefícios concedidos em razão do grau de incidência de incapacidade laborativa decorrente de riscos ambientais do trabalho.
FGTS
Todos os empregadores são obrigados a depositar até o dia sete de cada mês, em conta bancária vincula a Caixa Economica Federal ( CEF ).


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CAPÍTULO 9.3- Tema: Benefícios
B E N E F Í C I O :      D E V E R     D O     E M P R E G A D O R

Obrigações da Empresa com o Trabalhador

De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), tudo que for pago ao empregado e que possa ser expresso em moeda é considerado salário, exceto o que for ressalvado pela lei.
Vale Transporte
O vale-transporte serve para cobrir despesas de deslocamento entre a residência e o trabalho, e vice-versa. A declaração para o seu recebimento deve ser preenchida pelo empregado, que deve informar endereço e o meio de transporte utilizado. Cabe à empresa, por sua vez, fornecer o documento para preenchimento, bem como providenciar a atualização anual.
Entende-se como deslocamento a soma dos segmentos componentes da viagem do beneficiário, por um ou mais meios de transporte, entre sua residência e o local de trabalho.

Não existe determinação legal de distância mínima para que seja obrigatório o fornecimento do Vale-Transporte, então, o empregado utilizando-se de transporte coletivo por mínima que seja a distância, o empregador é obrigado a fornecê-los. 

UTILIZAÇÃO:

O Vale-Transporte é utilizável em todas as formas de transporte coletivo público urbano ou, ainda, intermunicipal e interestadual com características semelhantes ao urbano, operado diretamente pelo poder público ou mediante delegação, em linhas regulares e com tarifas fixadas pela autoridade competente.

Excluem-se das formas de transporte mencionadas os serviços seletivos e os especiais. 


Benefícios: poucas empresas brasileiras oferecem apoio pessoal a funcionários

As empresas brasileiras ainda têm muito a avançar quando o assunto é ajudar pessoalmente os seus funcionários, por meio do Programa de Assistência a Empregados.

As empresas brasileiras ainda têm muito a avançar quando o assunto é ajudar pessoalmente os seus funcionários, por meio do Programa de Assistência a Empregados.

Apenas 27% das organizações possuem o programa, o que indica que a ajuda pessoal ainda é uma prática não consolidada no mercado de trabalho brasileiro.

O programa é um serviço de apoio ao indivíduo em relação aos seus problemas pessoais, visando minimizar os efeitos desses eventos na atividade profissional e, conseqüentemente, manter e melhorar a produtividade da empresa. Trata-se de algo adicional ao plano de saúde.

Serviços oferecidos:

As empresas que oferecem o serviço são, em sua maioria (59%), as multinacionais, sendo que 26% delas têm capital de origem norte-americana. Além disso, boa parte delas (22%) tem entre 1.001 e 2 mil funcionários.

Dentre as empresas que oferecem o programa, a maior parte (76%) estende o benefício aos familiares. De acordo com a Watson Wyatt, isso mostra uma preocupação das empresas na manutenção da harmonia do ambiente familiar, já que problemas em casa podem afetar o rendimento no trabalho.

Em relação às assessorias prestadas, as seguintes se destacam: dependência química, distúrbios psicológicos e problemas no trabalho (91% das empresas oferecem); problemas familiares e estresse cotidianos (84%) e assessoria financeira (82%).

Perfil do programa:

O programa é administrado pela própria empresa em 60% dos casos, segundo constatado pela pesquisa. O primeiro contato com o empregado é feito, geralmente, por meio do RH (Recursos Humanos) e call center.

Por representar um custo baixo, 90% das companhias assumem totalmente os custos do programa, sem repasse aos colaboradores.

 










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CAPÍTULO 9.4- Tema: Noções Sobre Treinamento e Profissionalização
T R E I N A M E N T O     E      P R O F I S S I O N A L I Z A Ç Ã O

 

Saiba como profissionalizar e motivar seus funcionários:

De um modo geral, um trabalhador não chega à empresa convenientemente preparado para exercer a função para a qual foi contratado. A maioria dos funcionários trabalha com o que aprendeu na própria empresa, que deve investir na profissionalização não só intelectual, mas também psicológica e motivacional, como forma de aumentar a produtividade.
Os trabalhadores são a base de sustentação de qualquer empresa. Se não são devidamente preparados, é necessário tomar algumas atitudes urgentes, pois o despreparo poderá prejudicar em muito a qualidade do trabalho e acarretar em uma imagem negativa da empresa, além de aumentar significativamente os custos.

A profissionalização relaciona-se com quatro grandes aspectos:
A seleção dos funcionários;
A motivação para o desenvolvimento;
O ambiente de trabalho;
O treinamento das pessoas.
Processo de Seleção:
Essa atividade é de suma importância para montar um quadro de pessoal qualificado, profissional e comprometido com a empresa. De preferência, o próprio dono deve fazer a entrevista com o candidato. Deverá ser avaliado se o conhecimento e a experiência dele preenchem as condições mínimas que a função exige.

É importante conhecer os antecedentes e pedir referências nos últimos empregos do candidato. Uma boa seleção para melhorar o nível geral dos funcionários da empresa deve ser lógica e racional, evitando envolvimentos emocionais ou de amizades. Contratar familiares e parentes pode ser um mal – esse mal está no risco de admitir
pessoas não preparadas e não profissionais.
Nos casos de contratação de funcionários para cargos-chave, é necessário lembrar da existência de empresas especializadas que podem auxiliar sobremaneira e assim reduzir a possibilidade de erro.

Motivação
:
É preciso manter contato. Alguns empresários se afastam, evitando o contato com sua equipe, e essa atitude desagrega o grupo. As pessoas precisam sentir seu líder por perto, não como um cobrador incessante, mas como um motivador poderoso.
A valorização das realizações é importante, assim como os elogios. O bom desempenho sempre merece destaque. A não-restrição de elogios a quaisquer funcionários reflete na auto-estima de todo o grupo.
Outra forma interessante de motivar os funcionários é estimulando a disputa saudável. Vale estabelecer metas, mostrar que outros já conseguiram, incentivá-los a superarem seus limites. A partir disso, eles precisarão de retornos, que deverão ser dados, mesmo que negativos. Assim, eles se sentirão considerados, e o nível de motivação será mantido.
Por fim, vale ressaltar que pequenas atitudes têm, muitas vezes, um grande significado para o ser humano do ponto de vista motivacional. Um cartão de aniversário assinado por todos, uma mensagem pessoal e pequenos brindes podem ajudar a criar um clima positivo para o trabalho.
Ambiente de trabalho:
Boas condições de trabalho e ambiente agradável melhoram o desempenho de todos os que compõem o grupo. Porém, além do básico (higiene, limpeza, segurança, instrumentos de trabalho etc.) é preciso preocupar-se com outras questões:
– O grau de satisfação com que os subordinados estão desempenhando suas funções;

– A manutenção da disciplina - a correção de comportamento indesejável deve ser resolvida por meio de disciplina e não de punição, e aplicada independentemente do cargo que o funcionário ocupe;
– Conscientização de todos sobre a melhoria das condições do ambiente de trabalho. É importante a participação de todos na implantação de mudanças e melhorias.

Treinamento de pessoal:
O processo educacional deve ser aplicado sistematicamente, para que as pessoas desenvolvam suas habilidades e seja reduzida, assim, a incidência de problemas decorrentes do despreparo. Consequentemente, isso aumentará o rendimento no trabalho.
Treinamentos podem ser dados no dia-a-dia, por meio de troca de experiência, ou por meio de entidades de apoio empresarial, como SENAI, SENAC e o SEBRAE, entre outros.
Os objetivos do treinamento devem ser:
– Preparar para a execução imediata de tarefas peculiares à empresa;
– Proporcionar oportunidade de desenvolvimento contínuo, possibilitando o crescimento das pessoas na empresa;
– Criar um clima satisfatório entre todos, tornando-os mais receptivos à disciplina, à criatividade, à produtividade e à qualidade.


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CAPÍTULO 9.5- Tema: Jornada de Trabalho
J O R N A D A      D E      T R A B A L H O

 O homem e a pedra...
Certa vez um homem encontrou uma enorme pedra em seu caminho, e ficou pensando como poderia passar por ela. Após avaliar resolveu começar a quebrá-la, e após longo período do dia não atingiu seu objetivo – que era ver o tamanho da pedra reduzido o suficiente para seguir seu caminho - assim resolveu desistir e voltou exausto para sua casa.
A pedra permaneceu no lugar. E noutro dia, outro homem encontrou a pedra, no mesmo caminho, e também tendo que continuar seu percurso, avaliou e resolveu talhar a pedra. Passadas 8 (oito) horas de trabalho, com uma parada para descansar, pensou... Vou para casa e amanhã continuo, pois hoje não tenho mais forças, criatividade e motivação. E assim foi dia-a-dia, até ele conseguir abrir uma fenda na pedra e passar.
Após esse dia pensou: mais vale um pouco por dia com bons resultados, que um dia todo sem resultado algum.
 Natanael do Lago
Regular o período de trabalho é algo essencial para o ser humano, seja pela ordem econômica, social ou biológica. Sua relevância é destaque no contexto mundial, e pela importância a Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948 destaca no artigo XXIV - Todo homem tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e a férias remuneradas periódicas.
Fundamento Legal: Constituição Federal, CLT Capítulo II Artigos 57 a 75 e Lei 605/49
No Brasil a quem defina o período de trabalho  como jornada de trabalho;  outros, inclusive a Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT, preferem duração do trabalho. O fato é que de uma ou de outra forma, o empregado participa com suas funções na empresa sempre vinculado a um período de horas.
O período pode ser presencial ou não-presencial. Presencial quando o empregado exerce suas funções no local, modo e hora definidos. Não-presencial quando o empregado exerce suas funções em local modo e hora não definidos.  A exemplo da primeira situação é o exercício típico de um auxiliar de escritório, que tem endereço certo, função definida e horário de entrada, intervalo e saída pré-estipulados de trabalho. Para a segunda situação temos o motorista que pode não ter endereço certo e horário de entrada, intervalo e saída não definidos. 
Assim, chegamos a uma diferenciação no cumprimento do trabalho, pois jornada de trabalho será o período de tempo que o empregado ficar à disposição do empregador, executando ou não sua função, mas sob sua dependência. Período de trabalho requer início e fim definidos de horário e trabalho sob a direção do empregador.
A duração do trabalho, então, pode ser disposta de qualquer maneira, não se vinculando a um padrão comum aos empregadores. Essa ausência de padrão, porém, não permite ao empregador o exercício livre do período de trabalho, devendo se submeter nas normas constitucional, legal e normativas da relação trabalhista.  
Registra-se que na época do século XIX (1801) a jornada chegava a atingir períodos de 12 a 16 horas, mesmo entre os menores e as mulheres. Não existia nenhuma limitação, como atualmente nosso ordenamento jurídico prevê.
Com a evolução da classe assalariada e a organização dos sindicatos, essas extensas horas foram combatidas, e a partir do século XX (1901) passamos a ter em diversos países (França, Inglaterra, etc.) jornada máxima de 10 (dez) horas diárias.  
Porém, foi na Conferência das Nações Aliadas, em Paris, que houve inspiração para estabelecer jornada de 8 horas diária ou de 48 horas semanal de trabalho.
Modernamente no Brasil, a partir da Constituição Federal de 1988, a jornada de trabalho sofreu novas alterações. Art. 7º inciso XIII – “duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho”. 
A CF 1988 art. 7º inciso XIII e CLT art. 58,  passaram a determinar que a jornada de trabalho não ultrapassasse as:
8 hs DIÁRIAS e  44 hs SEMANAIS
A limitação da jornada de trabalho, atualmente vigente, não impossibilita que ela seja menor, apenas assegura um limite máximo. Embora, ainda, exista uma extensão através do regime de compensação e prorrogação das horas.
Nota: Para se compor as horas trabalhadas por dia, não se deve computar o período de intervalo concedido ao empregado. Exemplo: das 8:00 às 17:00 com 1:00 hora de intervalo temos 9hs na empresa, mas 8hs de trabalho excluindo o intervalo.(CLT art. 71§2)
Deve-se considerar que algumas atividades - ou por força de lei ou acordo coletivo -, possuem jornadas especiais, por exemplo:
PROFISSÃO
LIMITE DE HORAS DIA
Bancários
6 horas
Telefonista
6 horas
Operadores cinematográficos
6 horas
Jornalista
5 horas
Médico
4 horas
Radiologista
4 horas

O empregado para receber a remuneração do repouso semanal remunerado - DSR (Domingo e Feriado) deverá cumprir integralmente sua jornada de trabalho na semana. Podendo a empresa descontar o DSR na proporção de 1/6 na semana, quando do descumprimento da obrigação. Entende-se como semana o período de Segunda-feira a Sábado. Lei 605/49.
Há ausências que podem ser suportadas pelo Empregador, nada obsta esta faculdade. Assim, podemos dividir faltas e atrasos em quatro grupos:
Legais: são aquelas com amparo na lei ou convenção coletiva de trabalho.(CLT art. 473 e normas coletivas do sindicato)  
Abonadas: é faculdade do empregador não descontar o período ausente.  
Justificadas: mediante comprovante, não amparado por lei, mas liberado pelo empregador.  
Injustificada: é a situação sem amparo legal e não liberada pelo empregador.  
Importante! A empresa é obrigada abonar até 10 (dez) minutos diários de atraso.(CLT art. 58 § 1º).  
Nota: O empregado que apresentar comprovante falso, comete mau procedimento, passível de justa causa, CLT art. 482 alínea “b” e Código Penal Art.






CAPÍTULO 9.5- Tema: Direitos do Trabalhador
D I R E I T O S     D O S      T R A B A L H A D O R E S

Os trabalhadores em seus direitos garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Alguns pontos foram modificados por legislações específicas ou alterações na própria CLT. Conheça aqui os principais direitos e, abaixo, uma descrição detalhada de algumas situações específicas:
Os direitos do trabalhador:
  • Carteira de trabalho assinada desde o primeiro dia de serviço;
  • Exames médicos de admissão e demissão;
  • Repouso Semanal Remunerado (1 folga por semana);
  • Salário pago até o 5º dia útil do mês;
  • Primeira parcela do 13º salário paga até 30 de novembro. Segunda parcela até 20 de dezembro;
  • Férias de 30 dias com acréscimos de 1/3 do salário;
  • Vale-Transporte com desconto máximo de 6% do salário;
  • Licença Maternidade de 120 dias, com garantia de emprego até 5 meses depois do parto;
  • Licença Paternidade de 5 dias corridos;
  • FGTS: depósito de 8% do salário em conta bancária a favor do empregado;
  • Horas-Extras pagas com acréscimo de 50% do valor da hora normal;
  • Garantia de 12 meses em casos de acidente;
  • Adicional noturno de 20% para quem trabalha de 22:00 às 05:00 horas;
  • Faltas ao trabalho nos casos de casamento (3 dias), doação de sangue (1 dia/ano), alistamento eleitoral (2 dias), morte de parente próximo (2 dias), testemunho na Justiça do Trabalho (no dia), doença comprovada por atestado médico;
  • Aviso prévio de 30 dias, em caso de demissão;
  • Seguro-Desemprego.
OBS.: Esses são alguns dos direitos assegurados pela CLT, mas verificar sempre as CONVENÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO que muitas vezes oferece melhores vantagens. Como por exemplo no caso das horas extras em algumas convenções tem garantido acréscimos de 100%.

CAUSAS DE AFASTAMENTO – DIREITOS DO EMPREGADO
  1. Pedido de demissão, antes de completar um ano de serviço
O empregado terá direito:
· saldo de salário
· salário família
· 13º salário proporcional (1/12 para cada mês ou fração igual ou superior a 15 dias trabalhados)
· férias proporcionais após 06 meses (Art. 11 da Convenção 132 da OIT) – Decreto nº 3.197 de 05/10/99
· acréscimo sobre férias (1/3)
· FGTS – deverá ser depositado
O empregado não terá direito:
· aviso prévio
· multa sobre o saldo do FGTS, bem como não poderá sacar os valores já depositados
· seguro desemprego
2. Pedido de demissão, com mais de um ano de serviço
O empregado terá direito:
· saldo de salário
· salário família
· 13º salário
· FGTS – Termo de Rescisão, deverá ser depositado
· férias vencidas, se ainda não houver gozado
· férias proporcionais · acréscimo sobre férias (1/3)
O empregado não terá direito:
· aviso prévio
. multa sobre o saldo do FGTS, bem como não poderá sacar os valores já depositados
· seguro desemprego
3. Dispensa sem justa causa, antes de completar um ano de serviço
O empregado terá direito:
· aviso prévio
· saldo de salário
· salário família
· férias proporcionais
· acréscimo sobre férias (1/3)
· 13º salário proporcional
· FGTS – sobre a rescisão
· multa sobre o saldo do FGTS, que deverá ser depositada na conta vinculada do empregado, por meio da GRFC
· seguro desemprego, desde que tenha trabalhado mais de 6 meses na empresa
4. Dispensa sem justa causa, com mais de um ano de serviço
O empregado terá direito:
· aviso prévio
· saldo de salário
· salário família
· férias vencidas, se ainda não as tiver gozado
· férias proporcionais
· acréscimo sobre férias (1/3)
· 13º salário proporcional
· FGTS – sobre a rescisão
· multa sobre saldo do FGTS, que deverá ser depositada na conta vinculada do empregado, por meio da GRFC
· seguro de desemprego
5. Rescisão antecipada do contrato de experiência, pelo empregador
O empregado terá direito:
· indenização da metade dos dias que faltarem até o término do contrato (artigo 479 da CLT)
· saldo de salário
· 13º salário proporcional
· salário família
· férias proporcionais
· acréscimo sobre férias (1/3)
· FGTS – sobre a rescisão
· multa sobre o saldo do FGTS, que deverá ser depositada na conta vinculada do empregado.
6. Rescisão antecipada do contrato de experiência, pelo empregado
O empregado terá direito:
· saldo de salário
· 13º salário proporcional
· FGTS – sobre a rescisão, depositado na conta vinculada do FGTS, sem direito a saque
O empregado não terá direito:
A multa sobre os depósitos (saldo) do FGTS O empregado poderá ser obrigado a indenizar o empregador em 50% dos dias restantes até o término do contrato, por ter rescindido antecipadamente, sem justa causa, o contrato de experiência.
7. Rescisão por término do contrato de experiência
O empregado terá direito:
· saldo de salário
· salário família
· férias proporcionais
· acréscimo sobre as férias (1/3)
· 13º salário proporcional
· FGTS – sobre a rescisão
O empregado não terá direito:
. aviso prévio multa sobre o saldo do FGTS, mas, neste caso, poderá sacar o saldo depositado
8. Morte do empregado, antes de completar um ano de serviço
Os dependentes terão direito:
· saldo de salário
· 13º salário proporcional
· férias proporcionais após 06 meses (Art. 11 da Convenção 132 da OIT) – Decreto nº 3.197 de 05/10/99
· acréscimo sobre férias (1/3)
· salário família
· FGTS – sobre a rescisão
Os dependentes não terão direito:
· aviso prévio;
· multa sobre o saldo do FGTS, mas, neste caso, os dependentes poderão sacar o saldo depositado
9. Morte do empregado, com mais de um ano de serviço
Os dependentes terão direito:
· saldo de salário
· 13º salário proporcional
· salário família
· FGTS – sobre a rescisão
· férias vencidas, se não foram gozadas.
· férias proporcionais;
· acréscimo sobre férias (1/3)
Os dependentes não terão direito:
· aviso prévio;
· multa sobre o saldo do FGTS, mas os dependentes, também, poderão sacar o saldo depositado.
10. Rescisão por dispensa com justa causa
O empregado terá direito:
· saldo de salário
· salário família
· férias vencidas, acrescidas de 1/3
· FGTS – sobre a rescisão, sem direito a saque.
O empregado não terá direito:
· aviso prévio
· férias proporcionais
· 13º salário proporcional
· multa sobre o saldo do FGTS
11. INDENIZAÇÃO ADICIONAL DO EMPREGADO DISPENSADO SEM JUSTA CAUSA NO PERIODO DE 30 DIAS QUE ANTECEDE A CORREÇÃO SALARIAL (Art. 9º das leis nº 6.708/79 e 7.238/84)
O empregador que dispensar o empregado sem justa causa, no período de 30 (trinta) dias que antecede a data de sua correção salarial (data-base), pagará ao trabalhador dispensado indenização adicional equivalente a um salário mensal do próprio empregado. Com referência ao Aviso Prévio Indenizado, se o último dia do aviso prévio cair no período de 30 dias que antecede a correção salarial, esse fato gera direito à indenização de que se trata, posteriormente à saída física do empregado, considerando que esse aviso prévio fica integrado ao período de serviço.
12. O QUE COMPREENDE O SALÁRIO?
Nos termos do art. 457 da CLT, integram a remuneração do empregado, para todos os efeitos legais: as gorjetas, as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagem, abonos, além das ajudas de custos superiores a cinqüenta por cento do salário percebido pelo empregado.
Também, integram os salários os adicionais noturno, de insalubridade e periculosidade, o adicional por tempo de serviço, as horas extras, o adicional de quebra-de-caixa e demais remunerações habitualmente pagas pelo empregador.
FÉRIAS PROPORCIONAIS – tabela de proporcionalidade e faltas
Após cada período de 12 meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração, na seguinte proporção:
Férias Proporcionais
30 dias
(até 5 faltas)
24 dias
(de 6 a 14 faltas)
18 dias
(de 15 a 23 faltas)
12 dias
(de 24 a 32 faltas)
1/12
2,5 dias
2 dias
1,5 dias
1 dia
2/12
5 dias
4 dias
3 dias
2 dias
3/12
7,5 dias
6 dias
4,5 dias
3 dias
4/12
10 dias
8 dias
6 dias
4 dias
5/12
12,5 dias
10 dias
7,5 dias
5 dias
6/12
15 dias
12 dias
9 dias
6 dias
7/12
17,5 dias
14 dias
10,5 dias
7 dias
8/12
20 dias
16 dias
12 dias
8 dias
9/12
22,5 dias
18 dias
13,5 dias
9 dias
10/12
25 dias
20 dias
15 dias
10 dias
11/12
27,5 dias
22 dias
16,5 dias
11 dias
12/12
30 dias
24 dias
18 dias
12 dias
Os empregados demissionários com mais de 06 meses de tempo de serviço passam a ter direito ao recebimento de férias proporcionais (Convenção 132 da OIT – Decreto nº 3.197 de 05/10/99).
SEGURO DESEMPREGO VALOR DO BENEFÍCIO
A apuração do valor do benefício tem como base o salário mensal do último emprego do trabalhador dispensado sem justa causa.




EXERCÍCIO

  1. Elabore a folha de pagamento do Mês de março/2010 dos funcionários abaixos;
Mauro da Costa, Alessandra Pinho, Monica Santos, Guilhermina Fontes,  trabalham  numa clinica de exames,  das 8:00  as 17:00 hs com intervalo de 1:00 hs para o almoço de segunda a sexta, e aos sabados das 8:00 as 12:00 hs,
Salários percebidos;
  •  Mauro R$820,00 por Mês,  (Faltou dia 05/03/10), 02 conduções por dia
  • Alessandra que é recepcionista, R$600,00 por Mês, (faltou dia 04/03/10 e 16/03/10), 02 conduções por dia,
  • Monica enfermeira R$1.500,00 , 04 conduções por dia
  • Guilhermina Auxiliar de Limpeza R$520,00, 02 conduções por dia







CAPÍTULO 10 - Tema: Matemática Aplicada
J U R O S   S I M P L E S    E    C O M P O S T O S

Quem nunca ouviu falar do tal dos Juros? Ou das taxas de juros fixadas pelo Copom (Banco Central do Brasil), taxas selic e etc?
Primeiramente, passamos o que é juros:  Juros é um atributo de uma aplicação financeira, ou seja, referimos a uma quantia em dinheiro que deve ser paga por um devedor (o que pede emprestado), pela utilização de dinheiro de um credor (aquele que empresta).
Existem dois tipos de juros:
Os Juros Simples - São acréscimos que são somados ao capital inicial no final da aplicação
Juros Compostos - São acréscimos que são somados ao capital, ao fim de cada período de aplicação, formando com esta soma um novo capital.
Capital é o valor que é financiado, seja na compra de produtos ou empréstimos em dinheiro.
A grande diferença dos juros é que no final das contas quem financia por juros simples obtem um montante (valor total a pagar) inferior ao que financia por juros compostos.
A fórmula do Juro Simples é: j = C. i. t
Onde:
j = juros, C = capital, i = taxa, t = tempo.
Considerando que uma pessoa empresta a outra a quantia de R$ 2.000,00, a juros simples, pelo prazo de 3 meses, à taxa de 3% ao mês. Quanto deverá ser pago de juros?
Antes de iniciarmos a resolução deste problema, devemos descobrir, o que é o que, ou seja, quais dados fazem parte das contas.
Capital Aplicado (C) : R$ 2.000,00
Tempo de Aplicação (t) : R$ 3 meses
Taxa (i): 3% ou 0,03 ao mês (a.m.)
Fazendo o cálculo, teremos:
J = c . i. t  → J = 2.000 x 3 x 0,03 → R$ 180,00
Ao final do empréstimo, a pessoa pagará R$ 180,00 de juros.
Observe, que se fizermos a conta mês a mês, o valor dos juros será de R$ 60,00 por mês e esse valor será somado mês a mês, nunca mudará.
                                                                    t
A fórmula dos Juros Compostos é: M = C. (1 + i)
Onde:
M = Montante, C = Capital, i = taxa de juros, t = tempo.
Considerando o mesmo problema anterior, da pessoa que emprestou R$ 2.000,00 a uma taxa de 3% (0,03) durante 3 meses, em juros simples, teremos:
Capital Aplicado (C) = R$ 2.000,00
Tempo de Aplicação (t) = 3 meses
Taxa de Aplicação (i) = 0,03 (3% ao mês)
Fazendo os cálculos, teremos:
M = 2.000 . ( 1 + 0,03)³  → M = 2.000 . (1,03)³ → M = R$ 2.185,45
Ao final do empréstimo, a pessoa pagará R$ 185,45 de juros.
Observe, que se fizermos a conta mês a mês, no primeiro mês ela pagará R$ 60,00, no segundo mês ela pagará R$ 61,80 e no terceiro mês ela pagará R$ 63,65.
Normalmente quando fazemos uma compra nas "Casas Bahia", por exemplo, os Juros cobrados são os Juros Compostos, praticamente todas lojas comerciais adotam os Juros sobre Juros (Juros Compostos).







EXERCÍCIO DE JUROS SIMPLES
J = C . i . n
J = juros
c = principal (capital)
i = taxa de juros
n = número de períodos


    
  

  Exemplo: Temos uma dívida de R$ 1000,00 que deve ser paga com juros de 8% a.m. pelo regime de juros simples e devemos pagá-la em 2 meses. Os juros que pagarei serão:
J = 1000 x 0.08 x 2 = 160
  
   Ao somarmos os juros ao valor principal temos o montante.
   Montante = Principal + Juros
   Montante = Principal + ( Principal x Taxa de juros x Número de períodos )

M = C . ( 1 + ( i . n ) )



    Exemplo: Calcule o montante resultante da aplicação de R$70.000,00 à taxa de 10,5% a.a. durante 145 dias.
    SOLUÇÃO:
    M = P . ( 1 + (i.n) )
    M = 70000 [1 + (10,5/100).(145/360)] = R$72.960,42
    Observe que expressamos a taxa i e o período n, na mesma unidade de tempo, ou seja, anos. Daí ter dividido 145 dias por 360, para obter o valor equivalente em anos, já que um ano comercial possui 360 dias.
  1. Calcule o montante ao final de dez anos de um capital $10.000,00 aplicado à taxa de juros simples de 18% ao semestre (18% a.s).
    Resposta:
  2. A quantia de $3000,00 é aplicada a juros simples de 5% ao mês, durante cinco anos. Calcule o montante ao final dos cinco anos.
  3. Quais os juros produzidos pelo capital $12000,00 aplicados a uma taxa de juros simples de 10% ao bimestre (dois meses) durante 5 anos?
  4. Calcular os juros simples de R$ 1200,00 a 13 % a.t. por 4 meses e 15 dias.
  5. Calcular os juros simples produzidos por R$40.000,00, aplicados à taxa de 36% a.a., durante 125 dias.
  6. Qual o capital que aplicado a juros simples de 1,2% a.m. rende R$3.500,00 de juros em 75 dias?


EXERCÍCIO DE JUROS COMPOSTOS
Exemplo 1. Qual o montante gerado pelo capital de R$ 600,00 aplicados a uma taxa de 1,2%, durante 10 meses no regime de juros simples?

C: R$ 600,00
i: 1,2% = 1,2 / 100 = 0,012
t: 10

j = C*i*t
j = 600 * 0,012 * 10
j = 72

M = C + j
M = 600 + 72
M = 672

O montante gerado será de R$ 672,00

Exemplo 2. Determine o montante final gerado pela aplicação no regime de juros compostos do capital de R$ 2 000,00, durante 4 meses, a uma taxa de 2,5% ao mês?

C: R$ 2 000,00
i: 2,5% = 2,5/100 = 0,025
t: 4

M = C * (1 + i)t
M = 2 000 * (1 + 0,025)4
M = 2 000 * (1,025)4
M = 2 000 * 1,1038
M = 2 207,63

O montante gerado será de R$ 2 207,63.

1. Calcular o montante de uma aplicação de R$ 3.500,00, pela seguinte taxa efetivo e prazo: 4% am   e  6 meses.
2. Em que prazo um capital de R$ 18.000,00 acumula um montante de R$ 83.743,00 à taxa efetiva de 15% am?
3. Uma empresa pretende comprar um equipamento de R$ 100.000,00 daqui a 4 anos com o montante de uma aplicação financeira.  Calcular o valor da aplicação necessária se os juros efetivos ganhos forem de: 18% aa       
4. Um capital de R$ 51.879,31 aplicado por 6 meses resultou em R$ 120.000,00.  Qual a taxa efetiva ganha?
5. Em quanto tempo triplica uma população que cresce à taxa de 3% aa?
6. A rentabilidade efetiva de um investimento è de 10% aa.  Se os juros ganhos forem de R$ 27.473,00, sobre um capital investido de R$ 83.000,00, quanto tempo o capital ficará aplicado?


CAPÍTULO 10.1 - Tema: Porcentagem
P O R C E T A G E M

O seu pai avisa que vai cortar sua mesada em 20%. Isso é muito ou pouco? É o que você vai descobrir quando souber calcular porcentagens e entender como funciona esse tipo de dado numérico. Para isso, veja definição e exemplos.
Porcentagem nada mais é que uma razão, isto é, relação entre dois números. É uma razão "fixa", uma fração em que o número 100 está sempre no denominador. No caso da redução de 20% da sua mesada:

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A porcentagem é representada também pelo símbolo %:

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Como é uma razão (relação entre números), a porcentagem varia em função do número a que está relacionada. Ou seja, perder 20% da mesada pode ser muito ou pouco dinheiro, dependendo do tamanho da mesada que você receba.
Suponhamos que você ganhe R$ 80 de mesada. Para determinar quanto são 20% de 80, vamos fazer uma regra de três. R$ 80 é o total, ou seja, é 100%. Você deseja saber quanto vale 20% (x). Alinhe, de um lado, as porcentagens (100% e 20%), e, do outro, os valores em "números reais" (R$ 80 e a quantidade que você vai ter a menos a cada mês, isto é, quanto vale 20%)

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Logo:

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Sua mesada será reduzida em R$ 16,00. De R$ 80, você passará a ganhar R$ 64.
Site de Pesquisa: www.educacaouol.com.br/matematica

EXERCÍCIO DE PORCENTAGEM

  1. Quanto é 15% de 80?
  2. Quanto é 70% de 30?
  3. Quanto é 150% de 45
  4. Quanto é 100% de 40
  5. Expresse a razão de 19 para 25 como uma porcentagem
  6. Do meu salário R$ 1.200,00 tive um desconto total de R$ 240,00. Este desconto equivale a quantos por cento do meu salário?




CAPÍTULO 10.2 - Tema: Regras de Três
R E G R A S    D E    T R Ê S

Regra de Três Simples, na matemática, é uma forma de descobrir um valor a partir de outros três, divididos em pares relacionados cujos valores têm mesma grandeza e unidade. Além da regra de três simples existe também a regra de três composta.
O primeiro par de valores pode ser representado por \,\!a_1 e \,\!a_2, e o segundo par por \,\!b_1 e \,\!b_2.
Para realizar os cálculos é necessário se verificar a relação entre os pares de grandezas: se são diretamente ou inversamente proporcionais. De maneira mais prática, se quando o valor de a_1\,\! crescer, o de b_1\,\! também crescer, são grandezas diretamente proporcionais. O mesmo vale para a_2\,\! e b_2\,\!.
Quando grandezas são diretamente proporcionais, deve-se usar o seguinte modelo de cálculo:
\frac{b_1}{b_2}=\frac{a_1}{a_2}\,\!
Quando forem inversamente proporcionais, uma das frações do modelo acima deve ser invertida:
\frac{b_1}{b_2}=\frac{a_2}{a_1}\,\!
Percebe-se então que, quando a_1\,\! e b_1\,\! são inversamente proporcionais, a_1\,\! e b_2\,\! serão diretamente proporcionais.
Um atleta percorre 35km em 3h, mantendo o mesmo ritmo, em quanto tempo ele percorrerá 50km?
Percurso (km)
Tempo (h)
35km
3h
50km
\,\!x
veja a tabela:





Notem que as grandezas são diretamente proporcionais, ou seja, se aumentarmos o percurso, o tempo gasto pelo atleta também aumenta. Logo, devemos conservar a proporção:
\,\!\frac{35}{50}=\frac{3}{x}

Multiplicamos em cruzes:
\,\!35*x = 50*3   <=>
\,\!35x = 150

Passamos o que multiplica por x para o denominador do outro lado:
\,\!x = \frac{150}{35}   <=>
\,\!x = 4,29

4,29 horas corresponde a:
4 x 60 min = 4 horas
0,29 x 60 min = 17 minutos
Portanto, o atleta percorrerá 50km em aproximadamente 4h17min.






EXERCÍCIO DE REGRA DE TRÊS

1.      Levo duas horas e meia para percorrer 15km. Se eu tiver quer percorrer 54km, quanto tempo eu levarei?
2.      Um produtor rural tem uma produção anual de frangos de cerca de 18 toneladas. Em um bimestre este produtor irá produzir quantas toneladas de frango?
3.      Para encher um tanque de 10 mil litros, leva-se 4 horas. Para abastecer tal tanque com apenas 2500 litros, qual o tempo necessário?
4.      A 60km/h faço o percurso entre duas cidades em duas horas. Trafegando a 80km qual o tempo estimado para percorrer este trajeto?
5.       Uma torneira enche um tanque em 6 horas. Se forem utilizadas 3 torneiras, qual o tempo necessário para enche-lo?
6.      Um tecelão levou 12 horas para produzir um tapete, à razão de 6 metros por hora. Se ele trabalhasse à razão de 9m/h, quanto tempo teria levado para tecer o mesmo tapete?




CAPÍTULO 10.3 - Tema: Conversão de Moeda
C O N V E R S Ã O     D E    M O E D A

Conversão da moeda: como se calcula os valores?

Quando você está planejando viajar, é natural que se sinta atraído pelos anúncios publicitários de pacotes turísticos, opções de lugares e... Preços!
Mas, aqui vai um alerta: se está nos seus planos uma viagem internacional, fique muito atento à conversão da moeda. Ela é fundamental para o seu planejamento financeiro, não só para custear a contratação do pacote, como programar suas despesas durante a tão aguardada viagem.
O pacote dos sonhos
Você abre o jornal no domingo e o anúncio de meia página salta aos seus olhos. Seu sonho parece estar bem próximo da realidade: pacote de viagem para a Europa, por quinze dias, por 1.450.
Se olhar com cuidado, verá que está faltando uma informação acima. Você, na ansiedade de realizar seu objetivo, nem olha para o "EUR" que está à frente do número (avisando que se trata de valor em Euro). Parece básico, mas é natural cometer, sim, o equívoco de considerar o valor acessível, por atrelarmos ao Real.
No entanto, é bom ter em mente que tudo, na sua viagem internacional, será cotado na moeda local. Para os pacotes tradicionais, para Estados Unidos e Europa, estamos obviamente falando do Dólar e do Euro, respectivamente.
Sendo assim, voltando ao exemplo acima, a viagem anunciada no jornal custaria, considerando-se a cotação do Euro no dia 23/06/08, R$ 3.625, e não os "1.450" que haviam chamado sua atenção inicialmente. Tremenda diferença, certo?
Calcular é simples... Difícil é lembrar!
Pensando na sua viagem, tenha por hábito fazer essa conversão automaticamente, acompanhando a cotação da moeda do local de destino. E como se calcula? No caso acima, 1 Euro valia, no dia 23/06/08, R$ 2,50. Basta, então, multiplicar os R$ 2,50 por 1.450. Assim, você terá o resultado.
O processo é simples. A dificuldade está em nos acostumarmos a programar os nossos gastos dessa forma. Quer outro exemplo?
No seu portal preferido da internet abre logo um pop-up: passagem aérea para Orlando em cinco parcelas de US$ 280. É natural pensar: viagem garantida! Mas lembre-se:
Primeiro - o valor está em dólar - são, na verdade, utilizando a cotação de 23/06/08, 280 vezes R$ 1,74 (que é quanto valia o dólar turismo nesta data). O preço, dessa forma, salta para R$ 487,20!
Segundo - atenção aos parcelamentos. No caso deste anúncio, são cinco parcelas de quase R$ 490. Portanto, o número 280 que havia lhe chamado a atenção representaria ao seu bolso algo em torno de R$ 2.430.

EXERCÍCIO DE CONVERSÃO DE MOEDA
1.      Preciso viajar para Espanha e tenho R$5.000,00, 1 Euro está valendo R$2,70. Quanto terei em Euro na viagem?
2.      A passagem para o México custa U$3.400 ida e volta. Quanto ficará o valor da passagem em reais?
3.      Quero  comprar um Nitendo Wii por 500,00 DOLARES. Quanto gastarei em reais?












“Para ensinarmos um aluno a inventar
precisamos mostrar-lhe que ele já possui
a capacidade de descobrir”…