3º MÓDULO



CURSO BÁSICO EM ROTINAS ADMINISTRATIVAS

PROJETO CAMINHANDO 2011
3º MÓDULO




Formação Profissional em Rotinas Administrativas 

Temas:

5.       Saúde Física
  • Qualidade de Vida
  • Exercícios Físicos
  • LER ( Lesões por Esforços Repetitivos)
  • Higiene pessoal
  • Cuidados e Prevenções
6.       Português Aplicado
  • Comunicação e Tecnologia
  • Linguagem: Ferramenta Básica da Comunicação
  • Comunicação
  • Tipos de Redação Comercial
  • Fala: Atendimento Telefônico
   

CAPÍTULO 5 - Tema: Qualidade de Vida
Q U A L I D A D E                  D E                    V I D A

Qualidade de vida - O que é qualidade de vida?
A qualidade de vida é um conceito ligado ao desenvolvimento humano.
Não significa apenas que o indivíduo ou o grupo social tenham saúde física e mental, mas que esteja(m) bem com eles mesmos, com a vida, com as pessoas que os cercam, enfim, ter qualidade de vida é estar em equilíbrio. E esse equilíbrio diz respeito ao controle sobre aquilo que acontece a sua volta, como por exemplo, sobre os relacionamentos sociais. Mas se o indivíduo não tem ou não consegue ter esse controle, poderão controlar a maneira com que reage a esses acontecimentos, essas ações.
Também para garantir uma boa qualidade de vida, devem-se ter hábitos saudáveis, cuidar bem do corpo, ter tempo para lazer e vários outros hábitos que façam o indivíduo se sentir bem, que tragam boas conseqüências, como usar o humor pra lidar com situações de stress, definir objetivos de vida e, o principal, sentir que tem controle sobre a própria vida.

Os conceitos bem-estar e de saúde incluem a maximização da qualidade de vida de qualquer indivíduo através do desenvolvimento do total potencial humano.
Entende-se por qualidade de vida, QV, a percepção do indivíduo tanto de sua posição na vida, no contexto da cultura e nos sistemas de valores nos quais se insere, como em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. É um amplo conceito de classificação, afetado de modo complexo pela saúde física do indivíduo, pelo seu estado psicológico, por suas relações sociais, por seu nível de independência e pelas suas relações com as características mais relevantes do seu meio ambiente.
É, portanto, um termo amplo que concentra as condições que são fornecidas ao indivíduo para viver como ele pretende.
QV envolve factores relacionados com a saúde, tais como, o bem-estar físico, psicológico, emocional e mental, mas também elementos não relacionados, como a família, amigos, emprego ou outras circunstâncias da vida.



No Brasil, existe a Associação Brasileira de Qualidade de Vida - Abqv que tem como missão promover a integração e desenvolvimento de profissionais multidisciplinares voltados para atuação em Qualidade de Vida, divulgando tendências, provocando discussões / reflexões e formando opiniões balizadoras de estilo de vida, padrões e ambiente saudáveis.






Site de Pesaquisa:www.drashirleydecampos.com.br/www.google.com.br/www.abqv.org.br/
CAPÍTULO 5.1 - Tema: Exercícios Físicos
E X E R C Í C I O S         F Í S I C O S
A importância da Atividade Fisíca
O que é Atividade Fisíca?
A atividade física é basicamente o ato de movimentar o corpo propiciando a ele saúde física e mental. "O corpo humano é o maior acervo histórico de conhecimentos que o homem já possui, porém é um acervo que ele pouco conhece."
Benefícios da Atividade Fisíca Psiquica e Corporal                                                                  

Aumenta auto-estima
Diminui depressão
Mantém autonomia
Melhora auto-imagem
Aumentas bem estar
 
Reduz isolamento social
Diminui a pressão arterial
Controle do peso corporal
Melhora mobilidade articular
Melhora perfil de lipídeos
Melhora resistência a insulina
Melhora força muscular e resistência física
Aumenta densidade óssea
 

Benefícios da Atividade Física na Fase Escolar
Aumenta freqüência às aulas
Aumentam desempenho acadêmico e vocacional
Melhora a relação com pais
Diminui delinqüência e reincidência
Diminui substancias e aumenta a abstinência
Reduz distúrbios de comportamento
Aumenta responsabilidade
Em seu dia a dia você pode fazer muitas coisas alternando a sua rotina diária. Dançar, subir e descer escadas ao invés de usar o elevador; fazer atividades de lazer, onde você não tem diretamente o intuito de estar fazendo uma atividade física como: passear de bicicleta, a pé, andar, nadar ou brincar na piscina com os amigos.
·         Exercício regular
·         Sono adequado;
·         Um bom café da manhã;
·         Refeições regulares;

·         Controle de peso;
·         Abstinência de cigarros e drogas;
·         Uso moderado (ou abstinência) de álcool;
·         Equilíbrio entre corpo e mente.

Boa postura corporal e postura sentada
A boa postura corporal é mais do que algo para melhorar a aparência. A postura corporal reflete o movimento dinâmico do corpo humano. Sem uma boa postura corporal a saúde geral pode ser comprometida. Uma vez quer os efeitos a longo prazo da má postura corporal podem afetar vários sistemas do organismo, a pessoa pode muitas vezes ficar cansada, incapaz de trabalhar eficientemente ou mover apropriadamente. A má postura corporal pode afetar funções como digestão, respiração, evacuação, músculos, articulações e ligamentos. Infelizmente, a importância da boa postura corporal é muitas vezes negligenciada por pessoas buscando a boa forma. 
Boa postura corporal decorre da manutenção de três curvaturas normais da espinha. As curvas do pescoço (cervical), torácica (meio das costas) e lombar (parte inferior das costas) devem ser alinhadas e equilibradas. Uma má postura corporal pela vida pode começar a progressão de sintomas na vida adulta. Na maioria dos casos a má postura corporal é uma combinação de vários fatores, podendo ser causada pode fatores ambientais ou maus hábitos.
Muitas vezes, a pessoa tem má postura por tanto tempo que não lembra mais como era ter uma boa postura. A postura perfeita é quando estão apropriadamente alinhados: os pontos entre os olhos, queixo, clavícula, esterno, área púbica e ponto médio entre os tornozelos. De lado, podem-se notar facilmente as três curvas na espinha. Quando observado de frente aos ombros, os quadris e joelhos devem estar na mesma largura e a cabeça não devem estar curvadas para um dos lados. Obviamente, ninguém passa o dia todo nessa posição, mas se a pessoa assumir naturalmente uma posição relaxada ficará mais equilibrada e terá menos estresse em outras atividades.
Como melhorar a postura corporal
Corrigir a postura somente leva tempo e atenção. A melhor forma de corrigir como senta e fica em pé é prestar atenção e reparar. Má postura sentada ou em pé é um hábito ruim que é aprendido e pode ser mudado com um pouco de esforço.
Para melhorar a postura em pé, mantenha a cabeça alta, queixo firme para frente, ombros para trás, peito para fora e estômago para dentro para melhorar o equilíbrio. Caso a ocupação da pessoa faça com que ela fique de pé o dia todo, pode-se descansar um pé sobre um banco ou fazer pausas para descansar os pés. Ao gentilmente erguer o peito, a cabeça e ombros voltarão à posição apropriada sem estressar os músculos do pescoço e das costas. Melhorar a postura de pé também permitirá ficar em pé por mais tempo sem sofrer dores.
A postura sentada não depende só da pessoa, mas também de fatores ambientais. Quando estiver sentado, deve-se usar uma cadeira com um suporte firme para a região lombar. Para diminuir a dor quando é necessário ficar sentado por muito tempo, mantenha o topo da mesa na altura dos cotovelos e ajuste a cadeira para eliminar a pressão das costas e manter as pernas um pouco mais elevadas que o quadril.



Finalmente, algumas dicas para uma boa postura corporal:

* Mantenha as três curvas naturais das costas.
* Evite oscilação excessiva.
* Evite estresse nas costas desnecessário ao manter um peso saudável e músculos fortes com exercícios físicos regulares.
* Levante objetos com a técnica apropriada.
* Faça pausas ao ficar muito tempo sentado ou em pé.

Nos dias de hoje, com a sociedade estressante, é importante cuidar bem de si mesmo. A boa postura corporal não é somente uma forma de diminuir dor e melhorar os movimentos. A boa postura faz a pessoa se sentir melhor.
Nesta Aula, vamos trabalhar a prática, sentando-se de forma correta, ereta e elegante.
Como sentar-se para trabalhar com o computador:
Postura Corporal
Os pés e as pernas
A altura da cadeira deve ser regulada para que a sola dos pés possa estar bem apoiada no chão. Os joelhos devem ficar em um nível um pouco mais baixo do que a bacia. Não há problema em mudar a posição das pernas com freqüência, cruzando os joelhos, esticando as pernas, etc. Colocar um pequeno tablado elevado para apoiar os pés não é uma boa solução, pois os pés devem ter liberdade de movimento.
A cintura
O ideal é sentar bem atrás da cadeira, com as nádegas tocando no encosto, ou no vão do encosto. Esta posição permite o máximo apoio das costas no encosto da cadeira.


O tronco
O tronco deve estar ereto, com as costas bem apoiadas no encosto. Certifique-se de que você está conseguindo manter uma ligeira lordose lombar. As omoplatas devem estar acima do nível do encosto da cadeira, liberando o movimento dos braços.
Os braços e as mãos
Os braços devem estar em posição de repouso, com os cotovelos ao longo do corpo. Esta postura permite que os ombros e o pescoço fiquem relaxados. Nesta posição, os cotovelos ficam fletidos em 90 graus e as mãos repousam naturalmente sobre o teclado. O ideal é não apoiar os punhos sobre a superfície da mesa, deixando as mãos livres para digitar.
Veja figura abaixo:

Postura Corporal


  Site de Pesquisa: www.drashirleydecampos.com.br/www.copacabananet.br/ Fonte: www.clinicasistema.com
CAPÍTULO 5.2 - Tema: LER
L E S Õ E S            P O R         E S F O R Ç O S        R E P E T I T I V O S – L ER / E OU DORT - DOENÇAS OSTEOMUSCULARES RELACIONADAS AO TRABALHO.
LER * são as doenças do trabalho provocadas pelo uso inadequado e excessivo do sistema que agrupa ossos, nervos, músculos e tendões. Atingem principalmente os membros superiores: mãos, punhos, braços, antebraço, ombros e coluna cervical. Típicas do trabalho intenso e repetitivo, as LER são causadas por diversos tipos de pressões existentes no trabalho, que atacam as pessoas tanto física quanto psicologicamente.
Embora atinjam principalmente os membros superiores do corpo as LER podem afetar o ser humano como um todo.
Alguns especialistas e entidades preferem, atualmente, denominar este conjunto de doenças por DORT - Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho. Neste fascículo, entretanto, optamos por utilizar o termo LER em razão de ainda ser mais conhecido do grande público, a quem se destina a publicação.
O Computador - Responsavel por milhares de casos de LER

FATORES QUE PREDISPÕEM A L.E.R.
As lesões por esforços repetitivos são doenças progressivas e, em muitos casos, irreversíveis. A volta à mesma função nas mesmas condições é quase impossível, porque a recidiva ao quadro é a regra.
Vários fatores predispõem o trabalhador a contrair tais lesões. Entre eles citamos:
  1. Trabalho repetitivo, monótono e com grande solicitação dos membros superiores, provocadas por tarefas empobrecidas, tais como as que ocorrem em linhas de montagem;
  2. Falta de pausas que garantam a recuperação física do esforço a que foram submetidos os trabalhadores;
  3. Ritmos acelerados para o cumprimento de metas de produção, que não levam em conta a capacidade física do ser humano.

SINTOMAS
Cansaço, diminuição da força física, dor ao efetuar certos movimentos, dores que o acordem durante a noite, dormência nas mãos e braços e até sensação de formigamento. Esses são avisos que o organismo dá, indicando que a musculatura está sobrecarregada pela atividade do dia-a-dia. Em geral os sintomas têm a ver com problemas nos braços e no pescoço. Mas, dependendo do trabalho exercido pelo indivíduo, pernas e outras partes do corpo acabam afetadas.
"Em tese, a L.E.R. é capaz de prejudicar qualquer ponto do sistema muscular-esquelético”. 

   TRATAMENTO
Cerca de 90% dos casos, se detectados logo, obtêm melhora após três meses de tratamento. Ele combina exercícios fisioterápicos, remédios e reeducação da postura. Se os sintomas persistirem após o dobro desse tempo, a lesão é classificada como crônica.
Sem tratamento a tendência é os sintomas se agravarem, tornando-se até insuportáveis. O trabalhador pode perder a força muscular e a coordenação motora, o que determina seu afastamento do trabalho. 

COMO EVITAR A LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (L.E.R.) QUANDO SE TRABALHA NO COMPUTADOR
Alguns usuários de computadores podem sentir desconforto durante a sua utilização. Este desconforto pode ser um sintoma de lesões por esforço repetitivo. A configuração adequada do computador pode ajudar a reduzir as chances de desconfortos.
 Apenas equipamento bem projetado e ajustado adequadamente pode não ser suficiente para todos os possíveis problemas.
 A manutenção de uma boa postura e posição ao usar o computador também é de grande importância para o seu conforto.

Ao digitar, você deve manter os punhos retos ou, então, utilizar um apoio para os pulsos diminuindo, assim, a tensão dos músculos.
Dicas para prevenir a L.E.R.
ü A cada 25 minutos de trabalho de digitação faça uma parada de 5 minutos.

ü A cada uma hora de digitação, saia de sua cadeira e movimente-se.

ü Beba água regularmente ao longo do dia.

ü Tenha postura adequada: ombro relaxado mantenha os pulsos retos, apoiando-se no encosto da cadeira.

ü Mantenha as plantas dos pés totalmente apoiadas no chão.

ü Mantenha um ângulo reto entre suas costas e o assento de sua cadeira.

ü Sua cadeira deve ser do tipo ajustável para sua altura em relação à mesa de trabalho, e seu encosto deve prover suporte integral para suas costas.   O assento da cadeira deve se ajustar a você e nunca deverá tocar a parte interna de seus joelhos, pois se isto ocorrer poderá afetar a circulação do sangue em suas pernas. Os apoios de braços para cadeira são ergonomicamente questionáveis, no entanto se desejá-los, certifique-se de que:        os apoios       não estão muito próximos ou muito afastados; muito baixos ou muito altos. A cadeira é uma das peças mais importantes na prevenção de    lesões, portanto não justifica economizar algum dinheiro e adquirir algo deficientemente projetado.

ü Não utilize o apoio de pulso durante a digitação, pois se assim o fizer estará correndo o risco de provocar compressão nos nervos de seu pulso,  a digitação deve ser feita com os pulsos ligeiramente levantados. Os apoios de pulso são ergonomicamente       projetados   para    permitir o repouso confortável de seu pulso durante as "pausas".

Dor é o seu corpo gritando que está em apuros,
mas aprendendo o que é confortável ou desajeitado para seu corpo
antes que você sinta dor, pode prevenir uma lesão.


EXERCÍCIO

  1. Quais são os sintomas e tratamentos da DORT?
  2. Como a falta de qualidade de vida pode interferir na sua vida profissional?
  3. Explique com suas palavras o gráfico da página 5.
  4. A atividade física e fundamental para a vida? Por que?

CAPÍTULO 5.3 - Tema: Higiene Pessoal
H I G I E N E      P E S S O A L

Higiene Pessoal e Asseio no Mundo Profissional
Quem nunca se deparou com a situação de um colega de trabalho com mau hálito? Ou com aquele que não toma banho todos os dias e exala mau cheiro? Ou ainda com aquele que usa a mesma roupa a semana toda? Higiene e asseio são itens indispensáveis para a vida em sociedade e na empresa isso também é sempre válido.
Nada mais desagradável que ter que conviver com alguém que não segue as regras básicas de higiene. As medidas de asseio individual e coletivo jamais podem deixar de ser observadas em um ambiente corporativo.
Comparecer ao trabalho limpo, barbeado (no caso dos homens) e com roupas em condições mínimas de uso são parte disso. Lavar as mãos após usar o sanitário também. Se você tem problema de halitose (mau hálito), identifique o mais rápido possível à causa e trate-a.
Todos se sentem bem perto de pessoas que observam as normas de higiene. Além de respeitar os demais, ser asseado demonstra respeito a si mesmo e à própria saúde.
Ter uma boa aparência faz parte das qualificações exigidas de um profissional pela maioria das empresas. Para isso, deve-se prestar a atenção no ambiente de trabalho e assim, se adequar da melhor maneira possível e de forma apropriada.
Atualmente, cada empresa possui sua cultura. Umas exigem de seus funcionários vestimentas mais formais, outras já são mais liberais e deixam os seus funcionários escolherem o que vestir.Porém, a boa aparência não depende apenas da forma em que o profissional se veste.  Muitas vezes os profissionais se preocupam somente com as roupas e acabam esquecendo algo de extrema importância que é a higiene pessoal. É essencial que os homens estejam bem barbeados, com unhas limpas e bem cortadas. Já as mulheres, além de cuidados com as unhas, devem ainda ter cuidado com os cabelos e com a pele.
Tome Nota e Pratique a Ação
Lavar as mãos antes das refeições, depois de ir ao sanitário e ao voltar da rua. Escovar os dentes ao acordar, após as refeições e ao deitar;
Manter a casa sempre limpa e varrida;
Lavar diariamente os vasos sanitários;
Colocar o lixo em sacos plásticos, sempre fechados e em locais adequados;
Ir ao dentista e ao médico pelo menos uma vez ao ano;
Tomar apenas água filtrada ou fervida.


Higiene Íntima
É de suma importância que demos atenção as nossas necessidades fisiológicas, e também que fazem parte do nosso cotidiano, como por exemplo, um bom banho, entre outros aspectos gerais de limpeza pessoal. Quem não tem esse habito está sempre exposto e também muito vulnerável a doenças causadas por esse fator.
Sempre olhe e preste a atenção nos mínimos detalhes, do seu cabelo até a ponta da unha no dedo dos pés, tudo necessita que isso lhe seja verificado para que você tenha uma vida saudável, fique bem consigo mesmo. Em especial vamos citar a fase da adolescência de uma menina, em que possui todos os seus órgãos incluindo os genais em fase de desenvolvimento, saiba que os mesmos sempre estão sujeitos a doenças. E é justamente nessa fase em que ocorrem os corrimentos vaginais, que casualmente é sinal de uma inflamação ou infecção na região.
Para saber se esse processo é natural ou não a secreção na qual sai da vagina deve ser sem coloração, não deve arder e nem coçar. Os que são considerados anormais e representam perigo é exatamente o inverso das características na qual citei anteriormente. Portanto fique sempre atenta a esses detalhes.
 No caso da menstruação as mulheres também devem ter um cuidado todo especial com a higiene intima, a troca de absorventes deve ser feita sempre que necessário isso pode variar bastante ou pouco, vai da pessoa. Existem também alguns tipos de sabonetes que ajudam a desinfetar e limpar essas regiões, eles devem ser recomendados pelo seu ginecologista.
Lembrando que para contribuir ainda mais na sua higiene intima, o interessante é que você sempre tenha uma camisinha em mãos, nunca se sabe qual será o momento em que você vai precisar além de você estar se prevenindo ainda estará evitando sérios problemas como as DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis).








Site de Pesquisa: www.acessosaude.com.br/ www.google.com.br
CAPÍTULO 5.4 - Tema: Cuidados e Prevenções
C U I D A D O S        E          P R E V E N Ç Õ E S

Prevenção e controle de DST
As principais estratégias de prevenção empregadas pelos programas de controle envolvem: a promoção do uso de preservativos, a promoção do uso de agulhas e seringas esterilizadas ou descartáveis, o controle do sangue e derivados, a adoção de cuidados na exposição ocupacional a material biológico e o manejo adequado das outras DST.
Preservativos
Os preservativos masculinos e femininos são a única barreira comprovadamente efetiva contra o HIV, e o uso correto e consistente deste método pode reduzir substancialmente o risco de transmissão do HIV e das outras DST.
Prevenção em Usuários de Drogas Injetáveis (UDI)
Desde 1986, ficou claro que os UDI representavam um grupo focal particularmente importante, devido ao risco específico de ocorrência de epidemias de HIV nesta população, e ao potencial de representarem a interface através da qual a infecção por HIV se difundiria para a população heterossexual não usuária de drogas e consequentemente para as crianças.
 A disseminação da infecção pelo HIV entre UDI em muitos países com características diferentes, levantou importantes questões sobre a natureza do comportamento dos dependentes, e da possibilidade de modificá-lo mediante intervenções preventivas, de modo a reduzir a transmissão do HIV.

Houve ceticismo inicial acerca da eficácia de ações educativas nessa população. O temor de que a estratégia de redução de danos, baseadas na facilitação do acesso a equipamento estéril de injeções pudesse levar ao aumento da população de usuários de drogas injetáveis, não se concretizou. 

Há atualmente evidências suficientes para concluir que foi possível reduzir o nível epidêmico da transmissão do HIV em locais onde programas inovadores de saúde pública foram iniciados precocemente. 
Os elementos desses programas de prevenção incluem orientação educativa, disponibilidade de testes sorológicos, facilitação de acesso aos serviços de ipedloucura3da dependência de drogas, acesso a equipamento estéril de injeção, além de ações que se desenvolvem na comunidade de usuários de drogas a partir da intervenção de profissionais de saúde e/ou agente comunitários, recrutados na própria comunidade. 

O que são?
Doenças Sexualmente Transmissíveis ou DST são doenças que você pode pegar através de relações sexuais (vaginal, anal ou oral) com pessoas contaminadas.
Quais as complicações
Quando uma DST não é tratada pode causar uma série de complicações:
• Esterilidade (infertilidade) no ipedloucura15e na mulher; 
gravidez ectópica (gravidez nas tropas); 
• Maior chance de aparecimento de alguns tipos de câncer no útero, pênis e ânus; 
• nascimento de criança prematura, com lesões orgânicas ou morte fetal. 
As doenças venéreas e qualquer outro tipo de doença adquirida pelo contato sexual são considerados doenças sexualmente transmissíveis (DST). Este conceito foi ampliado, com a inclusão de alguns problemas de pele e enteropatias, porque se constatou que o contato sexual tem grande influência na transmissão dessas doenças. 
Por algum tempo, as DST deixaram de ser alvo de preocupação, pois, com o surgimento dos antibióticos (principalmente a penicilina) o impedem ou cura 5 da maioria delas que ficou bem mais fácil. Porém, nos últimos anos, a incidência dessas doenças voltou a crescer e elas tornaram-se novamente motivo de preocupação.

O aparecimento da
AIDS chamou a atenção da sociedade para isso, e hoje, as DST são consideradas pela organização Mundial de Saúde um problema de saúde pública que atinge o mundo inteiro.

Alguns Exemplos:
Gonorréia ou Blenorragia
A gonorréia é causada pelo gonococo, uma bactéria extremamente resistente. Mais de 90% das mulheres desenvolvem a doença depois de contato com um parceiro infectado. Em geral, os sintomas começam a surgir após 2 a 6 dias e o quadro típico é febre, lesões na pele, inflamação na uretra e artrite. 
Em cerca de 15% das pacientes a doença evolui, a ponto de comprometer as trompas, formando abscessos (grande quantidade de pus) na região pélvica. Em geral, a gonorréia provoca esterilidade em 15% das pessoas, após ter contraído a doença pela primeira vez, em 36% após a segunda vez e em 75% após a terceira vez.
O diagnostica é feito por um médico, através da analises de exames laboratoriais, onde se identifica o gonococo. A gonorréia pode estar associada a outras DST, que precisam ser diagnosticados e tratados. O tratamento é feito com antibióticos, indicados para cada caso e o parceiro também deve ser medicado. 

Condilona acuminado (Cristal de galo, Couve flor)
O Condilona acuminado é causado pelo vírus papiloma, que se manifesta através do surgimento de verrugas, aglutinadas ou não, na região genital, tanto do homem como da mulher. É uma doença altamente contagiosa, que infecta 65% dos parceiros após o contato sexual.
A lesão pode demorar até 8 meses para se desenvolver e, em 50% dos casos, esta associada a outras DST. A relação da doença com o aparecimento do câncer no colo do útero, na vulva e no pênis está ficando cada vez mais evidente. 
É possível que o feto seja contaminado na hora do nascimento, podendo também desenvolver Condilona na garganta. O tratamento é feito com substâncias causticas ou através de uma cirurgia, fazendo a cauterização elétrica ou a laser da região. Ambos os parceiros devem ser examinados minuciosamente, inclusive para que se possam tratar outras DST, que estejam associadas. O acompanhamento médico é muito importante. 
Candidíase Vaginal 
É um corrimento branco (tipo leite coalhado), sem mau cheiro, provoca coceira intensa e ardência ao urinar. 
Tricomoníase Vaginal
É um corrimento amarelado, com mau cheiro, também provoca coceira, ardência ao urinar e dor durante o ato sexual.










EXERCÍCIO
1.       Qual a relação da DST com o mundo profissional?
2.       Por que devo lavar as mãos varias vezes ao dia?
3.       Quais consequencias que a falta de prevenção e higiene podem ocasionar na minha vida?





CAPÍTULO 6 - Tema: Comunicação e Tecnologia
C O M U N I C A Ç Ã O             E             T  E C N O L O G I A

Chamam-se de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) as tecnologias e métodos para comunicar surgidas no contexto da Revolução Informacional, "Revolução Telemática" ou Terceira Revolução Industrial, desenvolvidas gradativamente desde a segunda metade da década de 1970 e, principalmente, nos anos 1990. A imensa maioria delas se caracteriza por agilizar, horizontalizar e tornar menos palpável (fisicamente manipulável) o conteúdo da comunicação, por meio da digitalização e da comunicação em redes (mediada ou não por computadores) para a captação, transmissão e distribuição das informações (texto, imagem estática, vídeo e som). Considera-se que o advento destas novas tecnologias (e a forma como foram utilizadas por governos, empresas, indivíduos e setores sociais) possibilitou o surgimento da "sociedade da informação". Alguns estudiosos já falam de sociedade do conhecimento para destacar o valor do capital humano na sociedade estruturada em redes telemáticas.
São consideradas NTICs, entre outras:
  • Os computadores pessoais (PC’s, personal computers)
  • As câmeras de vídeo e foto para computador ou webcams
  • A gravação doméstica de CD’s e DVD’s
Os diversos suportes para guardar e portar dados como os disquetes (com os tamanhos mais variados), discos rígidos ou hds, cartões de memória, pen drives, zip drives e assemelhados
As listas de discussão (mailing lists)
A world wide web (principal interface gráfica da internet)


A captura eletrônica ou digitalização de imagens (scanners) :
As tecnologias de acesso remoto (sem fio ou wireless):
  • Wi-Fi
  • Bluetooth , entre outros.
De modo geral as novas tecnologias estão associadas à interatividade e a quebra com o modelo comunicacional um-todos, em que a informação é transmitida de modo unidirecional, adotando o modelo todos-todos, em que aqueles que integram redes de conexão operacionalizadas por meio das NTIC fazem parte do envio e do recebimento das informações. Neste sentido, muitas tecnologias são questionadas quanto a sua inclusão no conceito de novas tecnologias da informação e comunicação, ou meramente novos modelos de antigas tecnologias.
As novas tecnologias, relacionadas a uma revolução informacional, oferecem uma infra-estrutura comunicacional que permite a interação em rede de seus integrantes. Numa rede, no entanto, geralmente são descartados modelos em que haja uma produção unilateral das informações que serão somente repassadas aos outros terminais de acesso. Este modelo é considerado reativo e não interativo e aparece mesmo na internet, disponibilizados pelos conhecidos portais, e agências midiáticas que disponibilizam suas informações e serviços pela Internet tão-somente.
E também pode existir tecnologia de orientação nas estradas.
As novas tecnologias e a Comunicação
É difícil prever o impacto que terá nelas, embora já se possam antever alguns contornos: maior facilidade e rapidez de acesso à informação, melhor coordenação de colaboradores dispersos geograficamente, por exemplo, integração e automatização dos processos de negócio a montante (fornecedores) e a jusante (clientes), incremento da possibilidade de participação dos colaboradores nas actividades de gestão dos seus superiores hierárquicos, etc.
As novas tecnologias parecem favorecer a tendência para as empresas terem fronteiras cada vez menos demarcadas em relação ao seu meio ambiente, a trabalharem cada vez mais "em rede" com outras empresas e, dentro delas, os seus colaboradores também trabalharem cada vez mais "em rede".
As novas tecnologia de comunicação levam a educação a uma nova dimensão. Esta nova dimensão é a capacidade de encontrar uma lógica dentro do caos de informações que muitas vezes possuímos, organizar numa síntese coerente das informações dentro de uma área de conhecimento. Agilidade na questão de domínio do raciocínio lógico em grandes empresas com informações importantes para o crescimento da mesma.
CAPÍTULO 6.1 - Tema: A Comunicação Básica
L I N G U A G E M: F E R R A M E N T A  B Á S I C A  D A  C O M U N I C A Ç Ã O

Linguagem: Até que ponto existimos a partir do momento em que falamos?
"A língua é uma coisa de tal modo distinta que um homem privado do uso da fala conserva a língua, contato que compreenda os signos vocais que ouve."
 
Desde que nascemos, estamos mergulhados no mundo da linguagem. Da fala, da língua pertencente ao meio em que vivemos.
Crescemos dentro da nossa família ouvindo - na maioria das vezes - nossos pais a falarem conosco, além de gestos e sinais, através da fala, das palavras. Nosso pensamento, a forma de entendermos as coisas, o mundo, começa, então, a ter por primordial, as palavras, a linguagem, o nome das coisas existentes no mundo.
Construímos na consciência, uma espécie de "biblioteca" onde depositamos tudo o que é ouvido e entendido. Guardamos idéias, significados, palavras e com essa "base de dados" nos expressamos verbalmente pela fala.
É como se selecionássemos - pegando na prateleira da biblioteca - palavra por palavra, criando estruturas de entendimento para a comunicação. Quase parecido com uma receita de bolo: você + é + muito + simpática, resultando no queremos dizer pelo o que estamos sentindo ou sobre algo ou alguém.
"a linguagem não é apenas um instrumento de comunicação, mas também o próprio pensamento do ato. O conhecimento não se separa da forma lingüística em que se expressa, e por isso a linguagem também constitui o limite, ainda que móvel, do pensamento... A linguagem não se organiza apenas segundo princípios racionais. As palavras irradiam a capacidade de comunicação para os domínios mais amplos da vida e das forças que a integram, modificam-na e a expressam".
"a língua são os primeiros traços de identificação da humanidade no homem. Ao se perceber como habitante da linguagem, o homem rompe com o estado inicial da natureza, a qual estão inseridos os animais e os próprios homens ao nascerem, e ingressa no estado de cultura resultante da organização social e do partilhamento da vida em comum".
Quando ingressamos na escola, vamos descobrindo "como funciona" a vida em sociedade. Somos educados a partir da teoria que o homem é uma animal racional, isto é, pensa, sente, julga as coisas, possui uma inteligência e por isso, temos dois mundos distintos: o mundo do homem e dos animais.




Nos livros didáticos e nas aulas de ciências e história, crescemos aprendendo e acreditando de uma certa forma ou de outra, que o homem sempre procurou meios para expressar suas emoções, como o medo, a tristeza, e/ou para apossar-se de algo que considerava ser seu. Registrava de alguma forma. Desenhava. Outros tantos estudos, feitos por pesquisadores preocupados em descobrir o porquê do homem ter essa necessidade do uso da linguagem, o porquê da fala, vêm nos mostrar que isso é, absolutamente, uma faculdade humana. Algo que somente o homem tem como característica e que o difere dos animais.
 Ainda no texto da professora Ana Lúcia Novelli, sobre o uso da linguagem e da fala, ela diz que "é exatamente em torno da linguagem que o pensamento, a consciência e a reflexão se articulam e possibilitam a organização do mundo pelos homens que, por isso, se tornam capazes de estabelecer uma relação de autonomia a sua própria vivência nesse mundo organizado".
"a fala toma conta da coisa (...), o objeto depois de nomeado, passa para o mundo da linguagem (...), o homem se aproxima ou se distancia do mundo e das coisas, apropria-se do real e tenta dominar o desconhecido. A coisa e o mundo torna-se imagens e conceitos (...). Na busca da cômoda ilusão de ver um mundo ordenado e deter o incômodo do desconhecido, o homem usa do poder da palavra, subtraindo o ser da existência, mergulhando-o no nada da linguagem (...). A compreensão eqüivale a um assassinato da coisa, o conceito é a ausência do ser.
Portanto, o universo do discurso da linguagem e da fala, é uma característica exclusiva do ser humano e por isso, fundamentais para alcançar a compreensão do mundo e das coisas a nossa volta. Pensamos a linguagem e somos o que a linguagem nos faz ser. Construímos e destruímos mundos diferentes. Podemos estreitar relacionamentos ou nos distanciarmos de relações com o exterior. A partir do momento em que falamos, abandonamos o nosso estado natural e passamos a dominar tudo o que existe no mundo. Criamos novos objetos e seres dentro e fora da realidade, nomeado o que nos cerca e fazendo de nós donos do real e do imaginário.

Linguagem Corporal
Este site tem como objetivo ilustrar algumas situações e mostrar a mensagem corporal nas mesmas. A linguagem corporal é uma ferramenta de comunicação, sendo assim, se você consegue entender o que o corpo tem a dizer, conseguirá entender melhor o que os outros estão dizendo, e também transmitir melhor a sua mensagem. Na verdade, devemos tomar muito cuidado, pois muitas vezes a boca diz uma coisa, mas o corpo fala outra completamente diferente.
Oliver Sacks, em seu livro sobre surdos, comenta sobre como estes, ao assistir um programa de televisão com a presença de políticos, riam ininterruptamente da incapacidade de mentir que os "corpos" tinham. A linguagem corporal era uma grande delatora das mentiras que estes contavam.

Aqui vemos um exemplo simples. O presidente Clinton nega repetidas vezes que tenha tido um caso com Monica, mas ele procura a todo o momento esconder a boca enquanto fala, ou manter as mãos entrelaçadas, sinais de que tem algo a esconder. Examine as imagens abaixo, você consegue dizer quais os sinais de que há algo errado com a linguagem corporal?

Veja alguns exemplos de Linguagem Corporal para que fique mais claro estes sinais. 
                                      










Site de Pesquisa: www.attender.com.br/ www.goolge.com.br
CAPÍTULO 6.2 - Tema:  Comunicação Expressão
Comunicação e      Expressão

Antes de tecer algumas considerações referente à comunicação e expressão, se faz necessário entender o significado etimológico de cada palavra em questão.
Segundo a definição do dicionário Aurélio (1998), do latim expressione, o substantivo feminino expressão é o ato de exprimir; representação escrita; palavra; frase; dito; gesto; acentuação; caráter e importância.  Já, o substantivo feminino comunicação, do latim communicare; é o ato, efeito ou meio de comunicar; participação; aviso; informação; convivência; trato; lugar de passagem de um ponto para outro; comunhão (de bens); atribuição mútua das propriedades da natureza divina à natureza humana de Cristo.
Ponderadas tais definições é possível observar e diagnosticar quantos significados se dá, às vezes, a mesma palavra ou expressão, seja isoladamente ou numa estrutura de texto. Pois, conforme a Sabbag (2006) no artigo “um olhar diferente para a escrita”:
“Escolhemos os significados que melhor nos exprimam e nos vestimos de palavras e de uma estrutura de texto que melhor se adequam ao nosso estilo”.

O ato de escrever
O ato de escrever é um processo contínuo. Cada elemento novo que percebemos no mundo exige uma palavra correspondente. Cada leitura nos enriquece de novas possibilidades de expressão. Porém, importa-nos que, ao se admirar com uma paisagem, transformar em palavras nossa visão. Ao emocionar, colocar no texto nossa sensibilidade. Ao criar, formar de nossa imaginação uma estória. Ao pensar, defender nosso pensamento no papel.
A linguagem é um sofisticado meio de comunicação humana. Mas não o único. Viver numa sociedade é participar de um universo repleto de símbolos. A vida social está permeada dos mais variados tipos de códigos. Alguns são universais; outros dependem da cultura particular de determinado povo. Isto é, a linguagem é a expressão máxima da capacidade do ser humano de criar e usar símbolos, pois dependendo do lugar do nascimento, por meio da cultura que herda e da língua que fala, adquire uma maneira particular de relacionar-se com os outros e com o universo.
“Na escrita, como o tom de voz e o conhecimento do assunto são excluídos, somos obrigados a utilizar muito mais palavras, e com maior exatidão. A escrita é a forma de fala mais elaborada”.



Nossa linguagem nos releva a nós mesmos e ao outros. Escrevemos baseados na nossa experiência de vida em casa, na escola, no clube, na rua; no nosso convívio com o mundo e com as pessoas. Escrevemos com base no que vemos no cinema e na televisão, nos jornais e nas revistas, nos livros e nos cartazes; em todos os meios de comunicação. Escrevemos a partir das informações que recebemos em História, Biologia, Economia, Matemática, Geografia; em todos os campos do conhecimento. Todavia, importa-nos que essas informações e impressões sejam assimiladas e devolvidas para o mundo, transformadas pela nossa experiência.
Não só escrevemos para nós mesmos, mas também para os outros. Escrevemos para que nossas idéias sejam divulgadas, discutidas, criticadas, enriquecidas. No entanto, importa-nos que a redação seja uma experiência comum ao grupo, devendo provocar a discussão e a reflexão. Todos nós somos escritores. Todos nós somos leitores. Todos nós devemos saber defender o que pensamos.
Ler e escrever aprende-se lendo e escrevendo. Ultimamente a leitura e a redação em classe, por exemplo, estão saindo de moda, pelas mais diversas razões. Todavia, apesar de se tender a admitir, para tal caso, um moto-contínuo, isto é, não se sabe escrever porque não se sabe pensar e não se expressa bem o pensamento porque não se sabe escrever, parece-nos que o processo define-se num sentido único e irreversível: o não saber pensar é a causa do não saber expressar-se.
Neste aspecto, o papel do educador é primordial. Seu objetivo deve ser o de conseguir que o aluno saiba escutar bem, falar bem, ler bem e escrever bem. Por escutar bem se entende a compreensão exata da mensagem. Falar bem é atingir a facilidade de diálogo independente do lugar onde se estiver. Escrever bem é capacitar o aluno a redigir em linguagem correta e simples. Ler bem é uma necessidade do mundo moderno para que o educando possa estar sempre atualizado.
Este ensino deve partir da prática para a teoria. O essencial para o educando não é decorar regras gramaticais, mas saber expressar-se em  português correto. Portanto, o importante é o domínio da língua e não o da gramática. A gramática servirá de reforço para os conhecimentos lingüísticos já adquiridos.
Agora vamos treinar um pouquinho a nossa fala e principalemte a nossa língua.







Você já ouviu falar no Trava-Língua? Pois bem… Vamos fazer alguns exercícios verbais com este fonema, veja abaixo:
Caixa de texto: A aranha arranha a rã.
                                                                      A rã arranha a aranha.
                                                                              Nem a aranha arranha a rã.
                                                                                Nem a rã arranha a aranha.
Caixa de texto: Disseram que na minha rua
Tem paralelepípedo feito
De paralelogramos.
Seis paralelogramos
Tem um paralelepípedo.
Mil paralelepípedos
Tem uma paralelepípedovia.
Uma paralelepípedovia
Tem mil paralelogramos.
Então uma paralelepípedovia
É uma paralelogramolândia?
 


                        




Caixa de texto: Se cada um vai a casa de cada um
é porque cada um quer que cada um lá vá.
Porque se cada um não fosse a casa de cada um
é porque cada um não queria que cada um fôsse lá. 
 

Caixa de texto: Se o bispo de Constantinopla 
a quisesse desconstantinoplatanilizar 
não haveria desconstantinoplatanilizador 
que a desconstantinoplatanilizaria 
desconstantinoplatanilizadoramente
 





Caixa de texto: Não confunda
Ornitorrinco com
Otorrinolaringologista,
Ornitorrinco com ornitologista,
Ornitologista com
Otorrinolaringologista,
Porque ornitorrinco
É ornitorrinco,
Ornitologista é ornitologista
E otorrinolaringologista é
Otorrinolaringologista.
 










Site de Pesquisa: www.google.com.br/recantodaslestras.uol.com.br/www.linguagemcorporal.com.br
Bibliografia de Referência: VIGOTSKI, Lev. S. Pensamento e Linguagem, SP: Martins Fontes, 1993 (trad.). / FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário da Língua Portuguesa, RJ: Nova Fronteira, 1993./ SABBAG, Sandra Papesky. Um olhar diferente para a escrita. Artigo. Curso de Pós-Graduação Oswaldo Cruz: 2006.

EXERCÍCIO
1.       O que são NTICS?
2.       Quais impactos as novas tecnologias, acarretam no mercado financeiros?
3.       O que é linguagem? Quais formas ?
4.       Como ocorre a linguagem de sinal?
5.       Como ocorre o processo de comunicação
6.       Para quem escrevemos? E para que?




CAPÍTULO 6.3 - Tema:  Redação
T I P O S      D E           R E D A Ç Ã O

Para se produzir uma boa redação, não existem fórmulas mágicas ou técnicas especiais. Tudo aquilo de que você necessita é seguir algumas regras essenciais, lembrar dos pontos estruturais (começo, meio e fim) e fazer o trabalho de distribuição das idéias de maneira correta em cada período do texto. Como você já deve saber, existem três estilos de textos: dissertativo, narrativo e descritivo.
Dissertação
Texto que se caracteriza pela defesa de uma idéia, ponto de vista ou questionamento, para abordar um determinado assunto. Em geral, este tipo de produção textual costuma distribuir o seu conteúdo da seguinte maneira.
Introdução
Ponto em que se apresentam as idéias que serão defendidas ao longo do texto.
Desenvolvimento
Momento em que se desenvolvem as idéias anteriormente apresentadas, de modo a convencer o leitor por intermédio de argumentos sólidos e dados concretos.
Conclusão 
É a parte em que se elabora um desfecho coerente do desenvolvimento com base nos argumentos apresentados. Neste tipo de construção, é permitido ao autor acrescentar julgamentos ou opiniões para defender sua idéia, desde que se transmitam credibilidade e consistência, sem abandonar o formato de discurso persuasivo.
Narração
Caracteriza-se pela representação de fatos reais ou fictícios, envolvendo personagens e fatos que ocorrem num determinado tempo e espaço. A narração de fatos reais é muito comum em livros científicos, jornais, livros de História e outros.
Por sua vez, a narração de fatos fictícios não tem compromisso com a realidade e permite inventar e criar fatos de acordo com a imaginação de quem relata. Todo texto narrativo existe na medida em que há uma ação praticada por personagens e conta com dois elementos principais tempo e lugar.
O narrador pode estar ou não embutido dentro dos acontecimentos e so­frer ações e intromissões de outros personagens de acordo com o contexto em que se passa a historia. Os verbos neste tipo de texto são usados em pri­melra pessoa para personagens e em terceira pessoa quando um observador esta contando algum fato.
Descrição
O termo descrever significa representar, por meio de palavras, as características de um objeto, uma idéia ou um sentimento. Um texto descritivo tem como objetivo trans­mitir informações sobre seu foco principal, de modo que o leitor crie na sua mente uma imagem do objeto, pessoa, sentimento ou ser descrito.
Os pontos de vista existentes em uma descrição podem ser exibidos de duas maneiras: objetiva ou subjetiva.
A forma objetiva e aquela que apre­senta um objeto e indica suas carac­teristicas principais de maneira pre­cisa, cuidando para que as palavras não permitam mais de uma interpre­tação. Já a forma subjetiva acontece quando se trabalha com a linguagem para selecionar palavras ricas de sen­tido e o emprego de construções livres que permitem mais de uma in­terpretação do leitor.
Agora vamos ver estes temas em forma de cartas comercias.
carta é um dos instrumentos mais úteis em situações diversas. É um dos mais antigos meios de comunicação.
Em uma carta formal é preciso ter cuidado na coerência do tratamento, por exemplo, se começamos a carta no tratamento em terceira pessoa devemos ir até o fim em terceira pessoa: se, si, consigo, o, a, lhe, sua, diga, não digas, etc., seguindo também os pronomes e formas verbais na terceira pessoa.

Atenção aos pronomes de tratamento como Vossa Senhoria, Vossa Excelência, eles devem concordar sempre na terceira pessoa. 
Há vários tipos de cartas, a forma da carta depende do seu conteúdo.
A carta pessoal é a carta que escrevemos para amigos, parentes namorado (a), o remetente é a própria pessoa que assina a carta, estas cartas não têm um modelo pronto, são escritas de uma maneira particular. 
A carta comercial se torna o meio mais efetivo e seguro de comunicação dentro de uma organização. A linguagem deve ser clara, simples, correta e objetiva. 
Existem alguns tipos de carta comercial: 
• Particular, familiar ou social: São tipos de correspondência que são trocadas entre particulares, cujo assunto, se enquadra em particular, intimo e pessoal. 
• Bancária: Este é focalizado nos assuntos relacionados à vida bancária. 
• Comercial: Associado às transações industriais ou comerciais. 
• Oficial: Destinada ao serviço militar, público ou civil. 
A documentação comercial compreende os papéis empregados em todas as transações da empresa como: Carta, Telegrama, Cheque, Pedido de Duplicatas, Faturas, Memorandos, Relatórios, Avisos, Recibos, Fax. 
Na correspondência a linguagem mais correta é aquela que é adequada ao contexto, ao momento, e à relação entre o emissor e o destinatário. 
Por exemplo: a linguagem que você usa para falar com um amigo, não é a mesma que você usa para falar com sua avó, ou com um parente distante e até mesmo no seu trabalho.

Cartas Comerciais
A "Carta Comercial"  é um meio de comunicação muito utilizado na indústria e no comércio, e tem por o objetivo iniciar, manter e encerrar transações.
É a comunicação escrita, acondicionada em envelope (ou semelhante) e endereçada a uma ou várias pessoas, enviada pelo correio. Ultimamente, cartas comerciais também são enviadas por fax ou e-mail.
A carta comercial, também chamada de correspondência técnica, é um documento com objetivo de se fazer uma comunicação comercial, empresarial.
A redação comercial tem como características comuns:
a) clareza: o texto, além de ser claro, deve ser objetivo, como forma de evitar múltiplas interpretações, o que prejudica os comunicados e negócios.
b) estética: a fim de causar boa impressão, o texto deve estar bem organizado e dentro da estruturação cabível. Não pode haver rasuras ou “sujeiras” impregnadas ao papel.
c) linguagem: seja conciso e objetivo: passe as informações necessárias, sem ficar usufruindo de recursos estilísticos. Seja impessoal, ou seja, não faça uso da subjetividade e de sentimentalismo. E por fim, escreva com simplicidade, mas observando a norma culta da língua.
É muito importante que haja correção, pois um possível equívoco pode gerar desentendimento entre as partes e possíveis prejuízos de ordem financeira.
Como fazer uma carta comercial? Vejamos a estrutura que deve ser seguida:
1º passo: O papel deve ter o timbre e/ou cabeçalho, com as informações necessárias (nome, endereço, logotipo da empresa). Normalmente, já vem impresso.
 2º passo: Coloque o nome da localidade e data à esquerda e abaixo do timbre. Coloque vírgula depois do nome da cidade! O mês deve vir em letra minúscula, o ano dever vir junto (2010), sem ponto ou espaço. Use ponto final após a data.


3º passo: Escreva o nome e o endereço do destinatário à esquerda e abaixo da localidade e data.
4º passo: Coloque um vocativo impessoal: Prezado(s) Senhor(Senhores), Caro cliente, Senhor diretor, Senhor Gerente, etc.
5º passo: Inicie o texto fazendo referência ao assunto, tais como: “Com relação a...”, “Em atenção à carta enviada..”, “Em atenção ao anúncio publicado...”, “Atendendo à solicitação...”, “Em cumprimento a...”, “Com relação ao pedido...”, “Solicito que...”, “Confirmamos o recebimento”, dentre outras.

Observação: Evite iniciar com “Através desta”, “Solicito através desta”, “Pela presente” e similares, pois são expressões pleonásticas, uma vez que está claro que o meio de comunicação adotado é a carta.
6º passo: Exponha o texto, como dito anteriormente, de forma clara e objetiva. Pode-se fazer abreviações do pronome de tratamento ao referir-se ao destinatário: V.Sª.; V. Exa.; Exmo.; Sr.; etc.
7º passo: Corresponde ao fecho da carta, o qual é o encerramento da mesma. Despeça-se em tom amigável: Cordialmente, Atenciosamente, Respeitosamente, Com elevado apreço, Saudações cordiais, etc.
Observação: Evite terminar a carta anunciando tal fato (Termino esta) ou de forma muito direta (Sem mais para o momento, despeço-me).




Pleonástica:
significa demasia, excesso, redundância, ou seja, é a superabundância de palavras






Modelo de carta comercial
Maria e Cia. Ltda.
Comércio de utensílios
 Av. João, 1000
Goiânia –
Goiânia, 03 de março de 2010.
Ao diretor
 Joaquim Silva
Rua das Amendoeiras, 600
Belo Horizonte – MG
                                   Prezado Senhor:
Confirmamos ter recebido uma reivindicação de depósito no valor três mil reais   referente ao mês de fevereiro.
 Informamo-lhe que o referido valor foi depositado no dia 1º de março, na agência 0003, conta corrente 3225,
Banco dos empresários.
Por favor, pedimos que o Sr. verifique o extrato e nos comunique o pagamento.
Pedimos escusas por não termos feito o depósito anteriormente, mas não tínhamos ainda a nova conta bancária.
Nada mais havendo, reafirmamos os nossos protestos de elevada estima e consideração.
 Atenciosamente,
Amélia Souza                      
Gerente comercial

Telegrama
O telegrama é composto por um envelope e uma folha em formato de carta em diversos modelos. Os telegramas em modelo simples são destinados a mensagens correntes e de carácter profissional (marcação de consultas e exames médicos; marcação de entrevistas, cursos de formação, etc.).
Para enviar mensagens em ocasiões especiais de Aniversário, Casamento, Felicitações, Amor, Condolências, etc., poderá utilizar os modelos de telegramas temáticos à sua disposição.O serviço de telegramas também está disponível, através da rede fixa PT, ligando 1583 em que o atendimento será feito por um operador.
Cheque
O cheque é uma ordem de pagamento à vista. Pode ser recebido diretamente na agência em que o emitente mantém conta ou depositado em outra agência, para ser compensado e creditado na conta do correntista. Ao emiti-lo, lembre-se que ele poderá ser descontado imediatamente.
Formas de emissão
Ao portador - O cheque só pode ser emitido ao portador (sem a indicação do beneficiário) até o valor de R$ 100,00.
Nominal - A partir de R$ 100,00, o emitente é obrigado a indicar o nome do beneficiário (pessoa ou empresa a quem está efetuando o pagamento).
O cheque nominal só poderá ser pago pelo banco mediante identificação do beneficiário ou de pessoa por ele indicada no verso do cheque (endosso), ou ainda através do sistema de compensação, caso seja depositado.
Cruzado - Tanto o cheque ao portador quanto o nominal podem ser cruzados, com a colocação de dois traços paralelos, em sentido diagonal, na frente do documento. Nesse caso, só será pago através de depósito em conta corrente.
Administrativo - é o cheque emitido pelo próprio banco. Pode ser comprado pelo cliente em qualquer agência bancária. O banco o emite em nome de quem o cliente efetuará o pagamento.

Especial - Assim denominado porque o banco concedeu ao titular da conta um limite de crédito, para saque quando não dispuser de fundos. O cheque especial é concedido ao cliente mediante contrato firmado previamente.
Cheque pré-datado
Pela lei, um cheque é pagável quando for apresentado ao banco, mesmo que tenha sido emitido com data posterior. Assim, se um cheque pré-datado for apresentado para pagamento antes do dia previsto, o banco terá de pagá-lo ou devolvê-lo por falta de fundos. Caso isso ocorra, o correntista poderá ser prejudicado.
Cheque pré-datado só deve ser dado quando houver certeza de que o credor irá depositá-lo nas datas combinadas. Lembre-se de controlar esses cheques em seu orçamento, anotando os valores e respectivas datas.
EXERCÍCIO
1.       Quais os tipos de cartas que existem? Descreva-as
2.       Como você difere redação dissertativa, narrativa e descritiva?
3.       Escreva uma carta comercial, seguindo as normas e depois digite-a na aula de informática (entrega na próxima aula)
4.       Quais as formas de emissão de cheques? Descreva-as
5.       O que é cheque e cheque pré-datado?
6.       Faça uma redação dissertativa do seu candidato a presidência?



Duplicatas
Duplicata é um título de crédito causal vinculado a operações de compra e venda de mercadorias (envolvendo um empresário como sacador) ou de prestação de serviços (envolvendo um prestador de serviços - empresário ou não - como sacador) com pagamento à vista ou a prazo, e representativo do crédito originado a partir de referidas operações.
Da fatura poderá ser extraída uma duplicata para circulação com efeito comercial, não sendo admitido qualquer outro título de crédito para efetuar o saque do vendedor pela importância faturada ao comprador.  A fatura é dispensável quando a nota fiscal é do tipo "nota fiscal-fatura", na qual já constam os elementos da fatura, necessários à emissão da duplicata.  
Os requisitos essenciais, são:
·         - a denominação "duplicata", a data de sua emissão e o número de ordem;
·         - o número da fatura;
·         - a data certa do vencimento ou a declaração de ser a duplicata à vista;
·         - o nome e domicílio do vendedor e do comprador;
·         - a importância a pagar, em algarismos e por extenso;
·         - a praça de pagamento;
·         - a cláusula à ordem;
·         - a declaração do reconhecimento de sua exatidão e da obrigação de pagá-la, a ser assinada pelo comprador, como aceite cambial; a assinatura do emitente. 
Recibos
Para evitar dores de cabeça, é importante documentar todos os pagamentos efetuados.
Recibo é um papel emitido por uma empresa comprovando algum pagamento.

RECIBO


  Nº

  Valor
RECEBI(EMOS) DE
ENDEREÇO
A IMPORTÂNCIA DE

REFERENTE A










Memorando
O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.
Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.
Forma e Estrutura
Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa. Exemplo de um Memorando
MEMORANDO

Memorando nº (informar) Em, (dia) de (mês) de (ano).

Ao Senhor (indicar o nome e/ou cargo):
Assunto: Aquisição de Equipamentos de Informática.



Nos termos do plano de estratégia estabelecido na reunião mensal de julho deste ano, solicitamos a Vossa Senhoria a tomada de orçamentos para aquisição de equipamentos dos novos informática para o departamento de Recursos Humanos.
As especificações deverão ser obtidas junto a departamento de informática, e os orçamentos deverão ser apresentados na próxima reunião que ocorrerá no próximo dia 28 para deliberação.


Atenciosamente,

(assinatura)
(nome completo)

(cargo)


 
 















Avisos
Os avisos muitas vezes ficam fixados em um quadro para que possam ser repassados aos interesados os recados colocados neles.
Existem várias formas de quadros para fixar avisos e memorando, ou até mesmo reportagens de suma importância para a empresa, assim como o calendário anual de eventos da mesma.








Relatórios
Um relatório é um conjunto de informações, utilizado para reportar resultados parciais ou totais de uma determinada atividade, experimento, projeto, ação, pesquisa, ou outro evento, esteja finalizado ou ainda em andamento.
Normalmente utiliza-se formatação padronizada, o que no entanto pode ser flexibilizado caso o âmbito do mesmo seja interno ao setor executante ou grupo a que este último pertence.
A dificuldade na criação de um relatório, é normalmente proporcional à complexidade e amplitude do assunto abordado.
O relatório deve dividir-se em diferentes partes indicadas abaixo.

Índice

Fax
Fax, telefax (abreviaturas do termo latino facsimile e telefacsimile) ou telecópia é uma tecnologia das telecomunicações usada para a transferência remota de documentos através da rede telefônica.
Uma "máquina de fax" normalmente consiste de uma scanner, um modem, uma impressora e uma linha telefônica em um só equipamento. A scanner converte o arquivo impresso em imagem digital, o modem envia esta imagem pela linha telefônica para outra máquina de fax e impressora desta máquina produz uma cópia do documento recebido.
O grande sucesso do fax deve-se principalmente à sua grande vantagem sobre os correios quando a comunicação é a longa distância, uma vez que a transferência de documentos daquele é quase instantânea.
A ideia de transmitir e reproduzir documentos a longa distância foi patenteada por Alexander Bain em 1843. Da união da ideia de Bain com aparelho telefônico criado por Alexander Graham Bell, o primeiro protótipo do fac-símile, mais conhecido como fax, foi criado nos Laboratórios Bell em 1926.
Em muitos ambientes corporativos, as máquinas de fax foram substituídas pelos servidores de fax e outros sistemas computadorizados capazes de receber e armazenar fax eletrônicos que podem ser impressos ou reenviados via e-mail para terceiros. Tais sistemas têm a vantagem de reduzir custos uma vez que diminuem impressões desnecessárias e gastos com ligações telefônicas das máquinas de fax.
Site de Pesquisa: www.tudobox.com/ www.google.com.br/www.sebraesp.com.br/ www.jurisway.org.br/www.brasilescola.com.brl
EXERCÍCIO
7.       O que  é Recibo e qual sua utilidade?
8.       Faça um memorando, confecção, digitação e impressão. Assunto: contratação de uma secretária bilingue.
9.       Qual documento é extraído a duplicata? O que é uma duplicata?
10.   Faça um relatório da atividade de hoje seguindo as normas
11.   Qual a utilidadade do FAX na atualidade?


CAPÍTULO 7- Tema:  Fala: Atendimento telefônico
A T E N D I M E N T O        T E L E F Ô N I C O
Fala:   é a capacidade, ou o uso de emitir sons em algum padrão das diversas línguas que existem no mundo. Para falar ou cantar, movimentamos cerca de uma dúzia de músculos da laringe, aproximadamente de diversas maneiras as cordas vocais. O ar que sai dos pulmões percorre os brônquios e a traquéia, chegando até a laringe, os músculos da gente se contraem, regulando a passagem do ar.
Os movimentos da gente fazem as cordas vocais vibrarem e produzirem sons. Chegando a boca, o som laringiano é articulado graças à ação da língua, dos lábios, dos dentes, do véu palatino e do assoalho da boca.
Agora vamos colocar a fala em prática através do atendimento telefônico!
O telefone é o primeiro elo de ligação da empresa com o exterior. É a primeira impressão que o cliente possui da empresa e, por vezes, a mais duradoura. Seja qual for a política ou método de atendimento adaptados, não se esqueça de controlar a sua qualidade, nem de dar a formação adequada aos profissionais que irão estar em contato direto com os clientes, quer para promover os seus produtos e serviços, quer para responder a reclamações ou dar esclarecimentos.
1) Como preparar o atendimento telefônico
Preparar o atendimento de chamadas telefônicas é vital. Não basta confiar no dom da palavra, na inspiração ou no bom senso das equipes de atendimento. É necessário dar-lhes formação e informações detalhadas.
Guia de vendas: muitas empresas utilizam guias completos de atendimento, com todas as formas de apresentação, frases de venda e conclusão da conversa. A existência de um suporte deste tipo é importante, mas não deve substituir uma formação mais sólida. Neste caso, as empresas correm o risco de fazer com que o pessoal da equipe de atendimento não saiba interagir com o cliente. Se este fizer uma pergunta fora do âmbito do guia, o pessoal de atendimento não estará preparado para dar uma resposta válida.
Perguntas e respostas padrão: é importante que toda a equipe de atendimento tenha uma lista das perguntas mais frequentes dos clientes e das respectivas respostas. Desta forma, sempre que uma dúvida ou reclamação esteja dentro dessa lista, o tempo de resposta será acelerado.

Informações sobre os produtos, preços e concorrência: conhecer os próprios produtos e preços é, obviamente, muito importante, mas estar a par do que a concorrência está a fazer no momento também é vital. Um atendente da sua empresa só conseguirá convencer um cliente de que o seu produto é melhor do que o da concorrência se estiver a par das vantagens e inconvenientes de ambos.
Conhecer o cliente: identifique com clareza as necessidades que os produtos e serviços da sua empresa visam satisfazer aos clientes e transmita-as aos atendentes. É importante que, durante a conversa telefônica, eles tentem apurar se essas necessidades estão satisfeitas. Se assim for, a conversa poderá tomar um rumo mais positivo: o atendente pode acrescentar mais algumas vantagens do produto ou serviço, das quais o cliente poderia ainda não se ter percebido, e atenuar a gravidade de qualquer tipo de reclamação.
2) Como atender as chamadas dos clientes
O atendimento telefônico deve transmitir uma imagem profissional, de eficácia e capacidade de organização. As regras seguintes podem ser afixadas, não só no departamento de atendimento a clientes, mas também, por todos os departamentos que entrem em contato diretamente com eles.
Identificar-se e utilizar o nome do cliente: ninguém gosta de falar com uma fonte desconhecida, por isso, o atendente da chamada deve identificar-se assim que atende o telefone. Por outro lado, deve perguntar com quem está falando e passar a tratar o cliente pelo nome; este toque pessoal faz com que ele sinta que é importante.
Assumir a responsabilidade pela resposta: a pessoa que atende o telefone deve considerar o assunto como seu e garantir ao interlocutor uma resposta rápida. Por exemplo: não se diz "Não sei", mas sim "Vou imediatamente saber" ou "Daremos uma resposta logo que seja possível". Se não lhe for mesmo possível resolver o assunto, deverá apresentar formas alternativas para o fazer, nomeadamente: dar o número de telefone direto de um assistente capaz de resolver o problema rapidamente, indicar o e-mail ou fax do responsável procurado e garantir que alguém confirmará a recepção do pedido ou chamada.
Não negar informações: nenhuma informação deverá ser negada, mas há que identificar o interlocutor antes de a fornecer, para confirmar a seriedade da chamada, Por exemplo: "Vamos recolher estes dados e depois entraremos em contato. Pode dar-nos um número de telefone?"
Sorrir: um simples sorriso no rosto reflete-se na voz, passando a impressão de que o atendente é uma pessoa amável, solícita e interessada.
Ser sincero: qualquer falta de sinceridade pode ser catastrófica. E as más palavras difundem-se mais rapidamente do que as boas.
Manter o cliente informado: o cliente não pode estabelecer contato visual com quem o atende, por isso, se o atendente tiver mesmo que desviar a atenção do telefone durante alguns segundos, deve pedir licença e depois pedir desculpa pela demora. Poucos segundos podem parecer uma eternidade para quem está do outro lado da linha.
Ter as informações à mão: um atendente deve ter sempre à mão as tabelas de preços, informações acerca dos produtos, bem como uma lista de assuntos pendentes de clientes que ligaram anteriormente; isto permitirá aumentar a rapidez de resposta e o profissionalismo do atendente.
Estabelecer objetivos com a pessoa que liga: quem atende a chamada deve definir quando é que a pessoa deve voltar a ligar (dia e hora) ou quando é que a empresa vai retribuir a chamada.
 3) O que evitar
Fazer ruídos ao mesmo tempo que se fala: todos os sons estranhos à conversa serão aumentados do outro lado da linha. Por isso, o atendente deve, por exemplo, manter o auscultador afastado da boca para não fazer eco e evitar comer, beber ou fumar enquanto fala.
Distrair-se com outras pessoas: falar com os colegas enquanto se atende um telefonema, por exemplo, não só é má educação, mas também pode confundir o cliente.
Fazer promessas que não consegue manter: não se deve dizer que é possível fazer uma entrega num determinado dia só para acalmar os ânimos se, na realidade, se souber que isso não será possível.
Desviar-se do tema da conversa: os clientes estão mais interessados nos problemas deles do que nos do atendente. Este não deve começar a falar das suas experiências pessoais nem fugir do tema principal da conversa.
4) Como lidar com reclamações
Algumas regras podem estar previstas em caso de reclamação. Seguem-se alguns exemplos de respostas estandardizadas:
- Solicitação: "Venderam-me um produto demasiado caro, inadequado, danificado..." - Resposta: "Descreva-me por favor a situação com o maior pormenor possível. Assim, quando passar a chamada, poderei acelerar o processo de resolução"
 - Solicitação: "Já fui vosso cliente e não fiquei satisfeito..." - Resposta: "Conte-me o que se passou... As coisas mudaram entretanto".
5) Como evitar mal-entendidos
Quem atende as chamadas telefônicas; filtra os assuntos para a pessoa certa,  acalma os ânimos, esclarece  e  segue regras:
Aceitar e ouvir a reclamação: o atendente deve ouvir até ao fim, responder prontamente e nunca dizer que o cliente não tem razão. Objeções por parte de quem atende significam que a empresa ou pessoa tem algo a esconder. O silêncio ou falta de resposta serão interpretados como formas de retardar o contato.
Não pensar nos obstáculos: deve-se responder sem dar demasiada atenção a obstáculos ou más experiências passadas que o atendente teme que se repitam. Não entrar num braço de ferro: deve-se concluir, com diplomacia e promessa de resposta, uma chamada em que o interlocutor está furioso e repita o assunto mais de três vezes. Evita-se assim entrar num braço de ferro.
Pedir reclamações por escrito: em caso de dúvida, pede-se ao cliente para apresentar as suas reclamações por escrito, ou aponta-se e relê-se o motivo de discórdia ao telefone.

EXERCÍCIO

  1. Atividade. Simule um atendimento telefonico, com receptor, emissor, canal de comunicação e feed back.
  2. Faça um relatório deste modulo, destacando o que considerou de maior relevancia para você.

















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Agenda do Mês - Anotações Gerais (Uso do Aluno)

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